Liturgia Diária – Solenidade Natividade de São João Batista, Segunda-feira (24/06/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de Segunda-feira, 24 de junho de 2024.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 1,4-10)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias

Nos dias de Josias: 4 Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5 “Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações”. 6 Disse eu: “Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo”. 7 Disse-me o Senhor: “Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8 Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. 9 O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: “Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10 Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”.

Missa do dia

Primeira Leitura (Is 49,1-6)

Leitura do Livro do Profeta Isaías

1 Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2 fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3 e disse-me: “Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado”. 4 E eu disse: “Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa”. 5 E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6 Disse ele: “Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 70 (71)

— Desde o seio maternal, sois meu amparo.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

Missa do Dia

Salmo 138 (139)

— Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

— Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 16º Domingo do Tempo Comum (21/07/2024)

— Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

— Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.

2ª Leitura

Segunda Leitura (1Pd 1,8-12)

Leitura da Primeira Carta de São Pedro

Caríssimos: 8 Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9 pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação. 10 Esta salvação tem sido objeto das investigações e meditações dos profetas. Eles profetizaram a respeito da graça que vos estava destinada. 11 Procuraram saber a que época e a que circunstâncias se referia o Espírito de Cristo, que estava neles, ao anunciar com antecedência os sofrimentos de Cristo e a glória consequente. 12 Foi-Ihes revelado que, não para si mesmos, mas para vós, estavam ministrando estas coisas, que agora são anunciadas a vós por aqueles que vos pregam o evangelho em virtude do Espírito Santo, enviado do céu; revelações essas, que até os anjos desejam contemplar!

Missa do Dia

Segunda Leitura (At 13,22-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos

Naqueles dias, Paulo disse: 22 Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: “Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade”. 23 Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24 Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25 Estando para terminar sua missão, João declarou: “Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. 26 Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 1,5-17)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— João veio dar testemunho da Luz; a fim de preparar um povo bem disposto, para a vinda do Senhor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

5 Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6 Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7 Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada. 8 Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9 Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10 Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido. 11 Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12 Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13 Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14 Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15 porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16 Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17 E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Sábado (20/07/2024)

Missa do dia

Evangelho (Lc 1,57-66.80)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Serás chamado, ó menino, o profeta do Altíssimo: irás diante do Senhor, preparando-lhe os caminhos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus

— Glória a vós, Senhor.

57 Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59 No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 A mãe porém disse: “Não! Ele vai chamar-se João”. 61 Os outros disseram: “Não existe nenhum parente teu com esse nome!” 62 Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficara admirados. 64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66 E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: “O que virá a ser este menino?” De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80 E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até ao dia em que se apresentou publicamente a Israel.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

João Batista foi formado pela mão do Senhor. São Tomás de Aquino chega a dizer que João foi santificado no ventre de sua mãe, Isabel, como está escrito: “Ele será cheio do Espírito Santo desde o ventre de sua mãe” (Lucas 1:15). Desde o momento em que a Bem-Aventurada Virgem Maria saudou Isabel e João saltou de alegria, a mão do Senhor esteve sobre João, santificando-o e conduzindo-o ao cumprimento da santa vontade de Deus.

A infância de João não está registrada para nós, exceto na passagem citada acima. Dizem-nos que ele “cresceu e se fortaleceu em espírito, e esteve no deserto até o dia da sua manifestação a Israel”. Deveríamos ver nesta passagem a verdade de que João não foi apenas santificado no ventre de sua mãe, mas que, durante toda a sua infância e na idade adulta, ele permaneceu profundamente unido a Deus e foi cheio do Espírito Santo.

Hoje honramos um aspecto particular da vida de João: o seu nascimento. Sabemos que ele foi abençoado não apenas por ter nascido na abençoada família de Isabel e Zacarias, mas que a Bem-Aventurada Virgem Maria, a Mãe de Deus, também era sua parente e esteve presente em seu nascimento. Zacarias, seu pai, deu-lhe o nome de “João”, embora fosse costume chamá-lo de Zacarias em homenagem a seu pai. Zacarias fez isso em obediência ao Arcanjo Gabriel, que lhe apareceu antes do nascimento de João e o instruiu a fazê-lo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 15ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (19/07/2024)

Grande mistério e emoção cercaram o nascimento de João, e há poucas dúvidas de que aqueles que estiveram presentes em seu nascimento teriam sido apanhados pela intriga e esperança de quem ele se tornaria. E João não decepcionou. Foi dele que Jesus um dia diria: “Eu vos digo que, entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João…” (Lucas 7:28).

Embora você possa não ter tido o privilégio de ser santificado no ventre de sua mãe, ou de ter seu pai recebido uma revelação do Arcanjo Gabriel antes de seu nascimento, você é, no entanto, chamado a ser guiado pela mão do Senhor todos os dias. Deus quer que você se torne “forte em espírito” para que possa cumprir a vontade única que lhe foi dada. Honramos os grandes santos, em parte, porque eles nos dão um exemplo de como viver. Por isso, devemos ver na vida de cada um o modelo ao qual devemos nos conformar. O principal testemunho dado por São João Batista é que ele foi inabalavelmente obediente a Deus e foi formado por Sua mão. O resultado foi o cumprimento glorioso da sua missão única na vida, até dar a vida como mártir.

Reflita hoje sobre o fato muito real de que, embora você não tenha sido santificado no ventre, você foi santificado pelo Batismo. A partir daí, você foi fortalecido pelo Espírito através da Confirmação e é regularmente alimentado pela Santíssima Eucaristia. De muitas maneiras, você é tão abençoado quanto João. Reflita sobre o fato simples, mas profundo, de que Deus deseja usar você para Sua santa missão. Ele lhe dá uma missão específica que não confiou a outra pessoa. Diga “Sim” a essa missão hoje para que você também seja visto como “grande” no Reino dos Céus.

Oração do Dia

Senhor de toda grandeza, santificaste São João Batista no ventre materno e continuaste a derramar sobre ele a tua graça durante toda a sua vida. Ele respondeu a Ti e cumpriu sua gloriosa missão. Agradeço-Te a santificação que me foi dada pelo meu Batismo e fortalecida pela Confirmação e pela Sagrada Eucaristia. Ajuda-me a estar aberto a todas as graças que desejas conceder para que eu possa cumprir a missão única que me foi dada. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.