Liturgia Diária – 1º Domingo do Advento (27/11/2022)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 1º Domingo do Advento, 27 de novembro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 2, 1-5

Leitura do livro do profeta Isaías:

1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: ‘Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos’; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 121 (122)

Que alegria, quando me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!

– Que alegria, quando ouvi que me disseram: ‘Vamos à casa do Senhor!’ E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

– Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

– Rogai que viva em paz Jerusalém, e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!

– Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: ‘A paz esteja em ti!’ Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

2ª Leitura

Segunda leitura: Romanos 13, 11-14

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos:

Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14Pelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 24-37-44

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei” (Sl 84, 8)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37’A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Você está acordado? Espiritualmente falando? Ao iniciarmos o tempo litúrgico do Advento, recebemos a reflexão sobre a futura vinda do Filho de Deus. À medida que esta passagem continua, Jesus diz: “Portanto, fique acordado! Pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor”.

No “dia em que o seu Senhor vier”, devemos entender três coisas. A primeira vinda de Cristo é obviamente aquela sobre a qual mais claramente refletimos no Advento e no Natal. A unidade da natureza humana com a natureza divina, na Pessoa de Jesus, é verdadeiramente inspiradora. Mas isso já aconteceu há muito tempo.

Assim, uma segunda vinda de Cristo que devemos ponderar continuamente é a Sua vinda pela graça, a cada momento de cada dia de nossas vidas, uma vez que escolhemos entregar livremente nossas vidas a Seu serviço, para Sua glória, de acordo com Sua vontade. Quando vivemos com tal disposição interior pela qual buscamos Sua “vinda” contínua pela graça, descobrimos que precisamos continuamente “ficar acordados!” Se não o fizermos, podemos estar certos de que perderemos inúmeras oportunidades de nos tornarmos cada dia mais unidos a Cristo e de sermos instrumentos dessa mesma graça para o Seu serviço e glória. Se não construirmos diligentemente o hábito de ficar atentos a cada inspiração da graça em nossas vidas, então, inquestionavelmente, começaremos a ficar “sonolentos” e adormeceremos, espiritualmente falando.

Uma medida maravilhosa de nossa atenção diária aos inúmeros dons da graça dados a nós todos os dias é também considerar como estamos atentos à vinda final e gloriosa de Cristo no fim dos tempos. Assim como Jesus explica, a maioria das pessoas prestará pouca atenção a esta vinda final, presumindo que não acontecerá em suas vidas. Mas se você tem essa atitude, então você perdeu completamente o ponto. O ponto é a preparação – hoje, amanhã e sempre. A verdadeira preparação para a vinda final de Cristo não apenas o ajudará a entrar nos mistérios dessas épocas do Advento e do Natal, nas quais ponderamos a primeira vinda de Cristo, mas também o ajudará a formar o hábito de atenção diária à graça.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita, hoje, sobre como você está pronto para a vinda final de Cristo no fim dos tempos. Você está pronto se Cristo viesse hoje? Se não, entenda que a falta de preparação para a vinda final também significa falta de preparação para celebrar Sua primeira vinda no Natal há muito tempo, bem como Suas vindas diárias pela graça. Prepare-se hoje. Não espere. Se você fizer isso, Deus irá transformá-lo diariamente de maneiras que são gloriosas além da compreensão.

Oração do Dia

Meu Senhor sempre presente, vem até nós, dia e noite, chamando-nos, conduzindo-nos e oferecendo-se para entrar em nossas vidas. Por favor, ajude-me a estar sempre atento a você e a sempre abrir meu coração totalmente para a sua vinda diária pela graça. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *