Liturgia Diária – São Josafá, bispo e mártir – Memória, Terça-feira (12/11/2024)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de Terça-feira, 12 de novembro de 2024.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Confira as Leituras com a Reflexão do Evangelho de Hoje e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Tt 2,1-8.11-14)

Início da Carta de São Paulo a Tito

Caríssimo, 1 o teu ensino seja conforme à sã doutrina. 2 Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3 Assim também as mulheres idosas observem uma conduta santa, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras do bem. 4 Saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a cuidarem dos filhos, 5 a serem prudentes, castas, boas donas-de-casa, dóceis para os maridos, bondosas, para que a palavra de Deus não seja difamada. 6 Exorta igualmente os jovens a serem moderados 7 e mostra-te em tudo exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de ponderação, 8 de palavra sã e irrepreensível, para que os adversários se confundam, não tendo nada de mal para dizer de nós. 11 Pois a graça de Deus se manifestou trazendo salvação para todos os homens. 12 Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13 aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14 Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 36 (37)

— A salvação de quem é justo, vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. É o Senhor uem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quarta-feira (04/12/2024)

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre, mas os justos herdarão a nova terra e nela habitarão eternamente.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 17,7-10)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Quem me ama, realmente, guardará minha palavra, e meu Pai o amará e a ele nós viremos.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7 “Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8 Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9 Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10 Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’ “.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Na maioria das culturas atuais, a ideia de ter um servo a quem você comanda para atendê-lo está longe de ser ideal. Jesus usa esta imagem porque as pessoas com quem Ele estava falando teriam facilmente se relacionado. Ele usou isso como uma forma de humilhá-los porque quando a ilustração é bem compreendida, Ele estava identificando cada um deles como o servo, não como o mestre. Somente Deus é o Mestre.

Quando se trata do nosso serviço a Deus, não há limite para os mandamentos que Deus dará. A princípio, isso pode parecer duro, mas não é porque os mandamentos que Deus nos dá sejam ditames de amor perfeito. Precisamos de Seus mandamentos. Precisamos da ordem que Ele fornece. Precisamos entrar em perfeita obediência a Ele. Precisamos ouvir tudo o que Ele nos diz e obedecê-lo com perfeição. Ver Deus como nosso Mestre e a nós mesmos como Seus servos só parecerá duro quando não conseguirmos entender que tipo de Mestre Ele é.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana do Advento, Quinta-feira (05/12/2024)

Lembre-se das belas palavras de nossa Mãe Santíssima quando recebeu a ordem do Arcanjo Gabriel. O anjo lhe disse: “Você conceberá em seu ventre e dará à luz um filho, e lhe dará o nome de Jesus”. Esta não foi uma pergunta feita a ela; era uma ordem de amor. Maria não hesitou e não recusou. Ela disse: “Eis que sou a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.”

Na conclusão do Evangelho de hoje, Jesus prosseguiu dizendo: “Quando tiverdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que éramos obrigados a fazer.’” De ​​muitas maneiras, foi exatamente isso que a nossa Mãe Santíssima fez. Ela era uma serva dos mandamentos perfeitos de Deus e sabia que o seu amor por Deus a obrigava a seguir a Sua vontade.

Quando você pensa sobre seu serviço à vontade de Deus, você vê isso como se estivesse fazendo um favor a Deus? Você vê a obediência aos ditames de Deus como um ato de generosidade da sua parte e a sua cooperação com esses ditames como algo acima e além dos seus deveres naturais? Espero que não. Espero que você entenda que você, como nossa Mãe Santíssima, é um servo do único e verdadeiro Mestre de todos. Esperamos que você também veja os mandamentos de Deus como o roteiro para uma vida de plena realização. Quando compreendermos Quem é o Mestre, nunca hesitaremos em ser servos, ou mesmo escravos. Não hesitaremos em entregar-nos livremente à Sua vontade em obediência completa e inabalável. Só Deus sabe o que é melhor para nós e precisamos dar a Ele o controle total sobre nossas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Francisco Xavier, presbítero - Memória, Terça-feira (03/12/2024)

Reflita hoje sobre a imagem de um senhor e de um escravo. Ao fazer isso, tente se livrar de todas as imagens preconcebidas que você tem, que incluem aspereza, crueldade, domínio e controle. Em vez disso, tente ver a imagem de um Mestre divino cuja única preocupação é o servo. Procure ver um Mestre que ame perfeitamente o servo. Reflita sobre sua própria necessidade de tal Mestre em sua vida. Ore para que você seja capaz de entregar o controle total a Deus em todas as coisas, para que Ele possa direcionar sua vida para as coisas gloriosas que Ele tem reservadas para você.

Oração do Dia

Meu Senhor e Mestre, Você ordenou que eu e todos os Seus servos obedecessem aos Seus mandamentos de amor perfeito. Somente a Sua vontade é o que é melhor para nossas vidas e Seus ditames trazem realização e propósito para nossas vidas. Que eu, com Tua Mãe Santíssima, sempre Te obedeça em tudo, pois sou Teu servo, querido Senhor. Que eu faça com alegria o que sou obrigado a fazer. Jesus, eu confio em Vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.