Liturgia Diária – 20ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (19/08/2022)
Liturgia diária da 20ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 19 de agosto de 2022. Evangelho do dia comentado com oração e salmo de hoje.
Publicado por Mundo dos Católicos
Liturgia Diária da 20ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 19 de agosto de 2022.
Confira diariamente o Evangelho do Dia Comentado dos Católicos em nosso site. Receba a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ez 37,1-14)
Leitura da Profecia de Ezequiel.
Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções.
Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.
6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”.
7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.
9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’
12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço — oráculo do Senhor”.
– Palavra do Senhor.
Salmo
Salmo Responsorial (Sl 106)
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!
— Que o digam os libertos do Senhor,/ que da mão dos opressores os salvou/ e de todas as nações os reuniu,/ do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.
— Uns vagavam, no deserto, extraviados,/ sem acharem o caminho da cidade./ Sofriam fome e também sofriam sede,/ e sua vida ia aos poucos definhando.
— Mas gritaram ao Senhor na aflição,/ e ele os libertou daquela angústia./ Pelo caminho bem seguro os conduziu/ para chegarem à cidade onde morar.
— Agradeçam ao Senhor por seu amor/ e por suas maravilhas entre os homens!/ Deu de beber aos que sofriam tanta sede /e os famintos saciou com muitos bens!
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 22,34-40)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.
— Palavra da Salvação.
Reflexão da Liturgia Diária
“De todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Em outras palavras, com todo o seu ser!
É fácil que isso se torne um pensamento elevado ou sermão de palavras, mas é desafiador deixar que esse pensamento ou sermão se torne um testemunho de nossas ações. Você ama a Deus com todo o seu ser? Com cada parte de quem você é? O que isso significa exatamente?
Talvez essa profundidade de amor se manifeste de várias maneiras, aqui estão algumas qualidades desse amor que estarão presentes:
1) Entrega: A entrega de nossas vidas a Deus é uma exigência do amor. Deus é perfeito e, portanto, amá-Lo requer que vejamos Sua perfeição, compreendamos essa perfeição e ajamos de acordo com ela. Quando vemos e entendemos quem é Deus, o efeito é que devemos confiar nEle completamente e sem reservas. Deus é todo-poderoso e todo-amoroso. Um Deus todo-poderoso e todo-amoroso deve ser confiado a uma extensão ilimitada.
2) Fogo interior: a entrega de nós mesmos incendiará nossos corações! Isso significa que veremos o Espírito Santo fazer coisas incríveis em nossas almas. Veremos Deus agindo e nos transformando. Será mais do que poderíamos fazer a nós mesmos. Deus assumirá o comando e fará grandes coisas em nós, transformando nossas vidas, assim como um fogo ardente consome tudo.
3) Ações além de sua capacidade: O efeito de um fogo ardente do Espírito Santo dentro de nós é que Deus fará grandes coisas na vida daqueles ao nosso redor através de nós. Vamos testemunhar Deus trabalhando e ficar maravilhados com o que Ele faz. Testemunharemos em primeira mão Seu incrível poder e amor transformador e isso acontecerá através de nós. Que presente!
Reflita, hoje, sobre o seu amor total por Deus. Vocês estão todos dentro? Você está completamente comprometido em servir ao nosso Senhor e à Sua santa vontade? Não hesite. Vale a pena!
Oração do Dia
Senhor, ajuda-me a te amar com todo o meu coração, mente, alma e força. Ajuda-me a Te amar com todo o meu ser. Nesse amor, eu oro para que você me transforme em seu instrumento de graça. Jesus eu confio em vós!
A Liturgia Diária para os Católicos
Até o século XVI não existia uma norma ou regra que indicava a obrigatoriedade da liturgia diária, no entanto, foram Pio V e Clemente III que implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais importância à Sagrada Escritura na liturgia.
A liturgia é formada pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e é parte de toda missa da Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, para cada dia, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura neste mesmo dia.

Mundo dos Católicos
Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.
Patrocinado