Liturgia Diária – 20ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (19/08/2022)

Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 20ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 19 de agosto de 2022.

Confira diariamente o Evangelho do Dia Comentado dos Católicos em nosso site. Receba a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 37,1-14)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Naqueles dias, 1a mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções.

Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: “Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?” E eu respondi: “Senhor Deus, só tu o sabes”. 4E ele me disse: “Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida.

6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor”.

7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava, ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia. Mas não tinham nenhum sopro de vida.

9Ele me disse: “Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida”. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: “Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: ‘Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos!’

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (28/05/2024)

12Por isso, profetiza e dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo, vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel; 13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas, sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço — oráculo do Senhor”.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 106)

Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, porque eterna é a sua misericórdia!

— Que o digam os libertos do Senhor,/ que da mão dos opressores os salvou/ e de todas as nações os reuniu,/ do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.

— Uns vagavam, no deserto, extraviados,/ sem acharem o caminho da cidade./ Sofriam fome e também sofriam sede,/ e sua vida ia aos poucos definhando.

— Mas gritaram ao Senhor na aflição,/ e ele os libertou daquela angústia./ Pelo caminho bem seguro os conduziu/ para chegarem à cidade onde morar.

— Agradeçam ao Senhor por seu amor/ e por suas maravilhas entre os homens!/ Deu de beber aos que sofriam tanta sede /e os famintos saciou com muitos bens!

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 22,34-40)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (27/05/2024)

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”

37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

“De todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.” Em outras palavras, com todo o seu ser!

É fácil que isso se torne um pensamento elevado ou sermão de palavras, mas é desafiador deixar que esse pensamento ou sermão se torne um testemunho de nossas ações. Você ama a Deus com todo o seu ser? Com cada parte de quem você é? O que isso significa exatamente?

Talvez essa profundidade de amor se manifeste de várias maneiras, aqui estão algumas qualidades desse amor que estarão presentes:

1) Entrega: A entrega de nossas vidas a Deus é uma exigência do amor. Deus é perfeito e, portanto, amá-Lo requer que vejamos Sua perfeição, compreendamos essa perfeição e ajamos de acordo com ela. Quando vemos e entendemos quem é Deus, o efeito é que devemos confiar nEle completamente e sem reservas. Deus é todo-poderoso e todo-amoroso. Um Deus todo-poderoso e todo-amoroso deve ser confiado a uma extensão ilimitada.

2) Fogo interior: a entrega de nós mesmos incendiará nossos corações! Isso significa que veremos o Espírito Santo fazer coisas incríveis em nossas almas. Veremos Deus agindo e nos transformando. Será mais do que poderíamos fazer a nós mesmos. Deus assumirá o comando e fará grandes coisas em nós, transformando nossas vidas, assim como um fogo ardente consome tudo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (29/05/2024)

3) Ações além de sua capacidade: O efeito de um fogo ardente do Espírito Santo dentro de nós é que Deus fará grandes coisas na vida daqueles ao nosso redor através de nós. Vamos testemunhar Deus trabalhando e ficar maravilhados com o que Ele faz. Testemunharemos em primeira mão Seu incrível poder e amor transformador e isso acontecerá através de nós. Que presente!

Reflita, hoje, sobre o seu amor total por Deus. Vocês estão todos dentro? Você está completamente comprometido em servir ao nosso Senhor e à Sua santa vontade? Não hesite. Vale a pena!

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a te amar com todo o meu coração, mente, alma e força. Ajuda-me a Te amar com todo o meu ser. Nesse amor, eu oro para que você me transforme em seu instrumento de graça. Jesus eu confio em vós!

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma norma ou regra que indicava a obrigatoriedade da liturgia diária, no entanto, foram Pio V e Clemente III que implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais importância à Sagrada Escritura na liturgia.

A liturgia é formada pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e é parte de toda missa da Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, para cada dia, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura neste mesmo dia.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *