Liturgia Diária – 22ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (06/09/2024)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária de Sexta-feira, 6 de setembro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Oração de hoje. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 4,1-5)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios

Irmãos: 1 Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2 A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3 Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4 É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5 Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 36 (37)

— A salvação de quem é justo vem de Deus.

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Leia mais:  Liturgia Diária – 28º Domingo do Tempo Comum (13/10/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 5,33-39)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33 os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34 Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta breve parábola surge no início do ministério público de Jesus. Ele apenas chamou Levi, o cobrador de impostos, para se tornar um de Seus discípulos, e então Levi convidou Jesus para jantar em sua casa com outros cobradores de impostos e pecadores. Quando os escribas e fariseus viram isso, objetaram e desafiaram nosso Senhor. Em resposta, Jesus conta esta parábola como forma de explicar que Ele veio para chamar todos a mudarem e a experimentarem uma nova transformação em suas vidas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

O “vinho novo” mencionado nesta parábola é a graça derramada da Cruz. Lembre-se de que sangue e água brotaram do Seu lado enquanto Ele estava pendurado na cruz. Isto foi simbolicamente entendido como a graça e a misericórdia que nos foram dadas pela Cruz, que hoje é transmitida através dos Sacramentos do Batismo e da Sagrada Comunhão. O Batismo transforma-nos numa nova criação e, como nova criação em Cristo, devemos desejar o vinho novo da Santíssima Eucaristia para sermos diariamente transformados por Nosso Senhor.

Muitos dos Padres da Igreja salientam que o “vinho velho” que muitos preferem é uma referência para aqueles que queriam continuar a viver de acordo com a lei antiga. Isto é especialmente verdadeiro no caso dos escribas e fariseus a quem Jesus estava contando esta parábola. Jesus estava trazendo-lhes um novo ensinamento e preparando-os para uma nova graça. Mas eles rejeitaram, preferindo a antiga vida que viviam.

Uma coisa que isto nos diz é que se quisermos receber este vinho novo da graça de Deus, devemos estar prontos e dispostos a abandonar o nosso velho eu e a tornar-nos novos. A mudança pode ser difícil. Mesmo como cristãos evangelizados que já vivem na graça de Cristo, seremos continuamente chamados a uma mudança cada vez mais profunda nas nossas vidas. Muitas vezes podemos facilmente tornar-nos complacentes e contentes com a vida que vivemos. Quando isso acontecer, impedirá nosso Senhor de derramar o vinho novo da Sua graça em nossas almas em contínua superabundância.

Como você lida com as mudanças na vida? Se queres crescer na santidade, podes ter a certeza de que a mudança é a única constante na vida. Devemos tornar-nos novas criações todos os dias, crescendo, sendo mais plenamente transformados, mudando os nossos caminhos, abandonando o velho e abraçando aquilo que é sempre novo. Isto requer uma certa coragem quando nos deparamos com a necessidade diária de sermos transformados pela graça. Significa morte diária para o nosso antigo eu e tornar-se diariamente uma nova criação em Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida - Solenidade, Sábado (12/10/2024)

Reflita hoje sobre a coragem necessária para mudar. O que há em sua vida que você pode ter medo de mudar? Que “vinho velho” você prefere ao “vinho novo” da graça de Deus? Que velhos hábitos ou apegos você tem e que nosso Senhor deseja que você abandone? Enfrente as mudanças que Deus deseja para você com coragem e confiança, e você realmente se tornará mais plenamente a nova criação em Cristo que deveria ser.

Oração do Dia

Meu misericordioso Senhor, sei que Tu me chamas para uma mudança contínua em minha vida. Por favor, dê-me a coragem que preciso para enfrentar tudo o que preciso me desapegar na vida e tudo o que me impede de me tornar a nova e gloriosa criação para a qual Você me chamou. Derrama Tua graça abundante em minha vida, querido Senhor, tornando-me em Tua nova e gloriosa criação em graça. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.