Liturgia Diária – 23ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (05/09/2022)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 23ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 5 de setembro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Primeira Leitura e o Evangelho do Dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (1Cor 5,1-8)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 1é voz geral que está acontecendo, entre vós, um caso de imoralidade; e de imoralidade tal que nem entre os pagãos costuma acontecer: um dentre vós está convivendo com a própria madrasta. 2No entanto, estais inchados de orgulho, ao invés de vestirdes luto, a fim de que fosse tirado do meio de vós aquele que assim procede?

3Pois bem, embora ausente de corpo, mas presente em espírito, eu julguei, como se estivesse aí entre vós, esse tal que tem procedido assim: 4Em nome do Senhor Jesus — estando vós e eu espiritualmente reunidos com o poder do Senhor nosso, Jesus —, 5entregamos tal homem a Satanás, para a ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor. 6Vós vos gloriais sem razão! Acaso ignorais que um pouco de fermento leveda a massa toda?

7Lançai fora o fermento velho, para que sejais uma massa nova, já que deveis ser sem fermento. Pois o nosso cordeiro pascal, Cristo, já está imolado. 8Assim, celebremos a festa, não com velho fermento, nem com fermento de maldade ou de perversidade, mas com os pães ázimos de pureza e de verdade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Sl 5)

Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

— Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade,/ não pode o mau morar convosco;/ nem os ímpios poderão permanecer/ perante os vossos olhos.

— Detestais o que pratica a iniquidade/ e destruís o mentiroso./ Ó Senhor, abominais o sanguinário,/ o perverso e enganador.

— Mas exulte de alegria/ todo aquele que em vós se refugia;/ sob a vossa proteção se regozijem,/ os que amam vosso nome!

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 6,6-11)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Aconteceu num dia de sábado que 6Jesus entrou na sinagoga, e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. 7Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. 8Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. 9Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?”

10Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. 11Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma passagem muito perturbadora. Vez após vez, descobrimos que os escribas e fariseus agiram com muita malícia intencional e calculada. Aqui eles estavam procurando por qualquer coisa que pudessem tentar acusar Jesus. E do que eles acham que podem acusá-Lo? Eles o testemunham fazendo um milagre no dia de sábado. E eles agem como se isso fosse um pecado da parte de Jesus. Sério?

A razão pela qual esta passagem é tão perturbadora é porque aqueles que eram os líderes religiosos da época estavam claramente interessados ​​apenas em si mesmos, e Jesus estava atrapalhando sua auto-importância. Ele estava se tornando mais popular e respeitado do que os escribas e fariseus e eles ficaram cheios de inveja.

Um ponto importante a aprender com essa passagem é que o pecado da inveja nos leva à irracionalidade e à tolice. Este pecado nos cega e nos leva a pensar e dizer coisas tolas. Foi isso que os escribas e fariseus fizeram. Quem em sã consciência “acusaria” Jesus de fazer algo tão bom quanto curar no sábado? Somente aqueles que se tornaram cegos de inveja.

Embora esta passagem seja perturbadora, esperamos que se torne perturbadora de uma maneira útil. Deve ser uma oportunidade para cada um de nós olhar para nossas próprias vidas e examinar os relacionamentos que temos. Você vê a inveja presente em algum desses relacionamentos? Você se vê agindo e pensando de maneira irracional às vezes em relação a essa ou aquela pessoa?

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita, hoje, sobre qualquer tendência que você possa ter de ser como os escribas e fariseus. Saiba que suas ações foram incluídas nas Escrituras para nos ensinar sobre esse pecado feio com o qual às vezes lutamos. Deixe que a parte perturbadora disso o motive a trabalhar para se livrar da inveja em sua vida.

Oração do Dia

Meu milagroso Senhor, eu quero ser livre dos pecados de orgulho, inveja e ciúme. Ajude-me a vê-los em minha vida, a arrepender-me deles e substituí-los por Sua misericórdia e amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *