Liturgia Diária – 25ª Semana do Tempo Comum, Sábado (24/09/2022)
Liturgia Diária da 25ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 24 de setembro de 2022.
Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Eclesiastes 11, 9-12,8
Leitura do Livro do Eclesiastes:
Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: ‘Não sinto prazer neles’; 2- antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; 6- antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, 7- antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 89 (90)
Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.
– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: ‘Voltai ao pó, filhos de Adão!’ Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
– Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.
– Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
– Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 43-45
– Aleluia, Aleluia, Aleluia
– Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo: 43Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44’Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.’ 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Então, por que o significado desse “escondido deles”? Interessante. Aqui Jesus lhes diz “prestem atenção ao que estou lhes dizendo”. E então começa a explicar que Ele vai sofrer e morrer. Mas eles não entenderam. Eles não entenderam o que Ele queria dizer e “tiveram medo de perguntar a Ele sobre essa palavra”.
A verdade é que Jesus não se ofendeu com a falta de compreensão deles. Ele percebeu que eles não entenderiam imediatamente. Mas isso não o impediu de contar a eles de qualquer maneira. Por quê? Porque Ele sabia que eles iriam entender com o tempo. Mas, a princípio, os apóstolos apenas ouviram um pouco confusos.
Quando os apóstolos chegaram a entender? Eles entenderam uma vez que o Espírito Santo desceu sobre eles levando-os a toda a Verdade. Foi necessária a atuação do Espírito Santo para compreender mistérios tão profundos.
O mesmo acontece conosco. Quando enfrentamos o mistério dos sofrimentos de Jesus, e quando enfrentamos a realidade do sofrimento em nossas próprias vidas ou nas vidas daqueles que amamos, muitas vezes podemos ficar confusos no início. É preciso um dom do Espírito Santo para abrir nossas mentes para entender. O sofrimento é quase sempre inevitável. Todos nós suportamos. E se não permitirmos que o Espírito Santo trabalhe em nossas vidas, o sofrimento nos levará à confusão e ao desespero. Mas se permitirmos que o Espírito Santo abra nossas mentes, começaremos a entender como Deus pode operar em nós por meio de nossos sofrimentos, assim como Ele trouxe salvação ao mundo por meio dos sofrimentos de Cristo.
Reflita, hoje, em quão bem você entende tanto os sofrimentos de Jesus quanto os seus. Você está permitindo que o Espírito Santo lhe revele o significado e até o valor do sofrimento? Faça uma oração ao Espírito Santo pedindo esta graça e deixe que Deus o conduza a este profundo mistério da nossa fé.
Oração do Dia
Senhor, eu sei que Tu sofreste e morreste pela minha salvação. Sei que o meu próprio sofrimento pode ganhar um novo significado na Tua Cruz. Ajuda-me a ver e compreender mais plenamente este grande mistério e a encontrar um valor ainda maior na Tua Cruz, assim como na minha. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.
A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.
Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.
Sobre o Autor
0 Comentários