Liturgia Diária – 25ª Semana do Tempo Comum, Sábado (24/09/2022)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 25ª Semana do Tempo Comum, Sábado, 24 de setembro de 2022.

Receba aqui diariamente o Evangelho de Hoje Comentado da Liturgia em nosso site. Acompanhe o Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Eclesiastes 11, 9-12,8

Leitura do Livro do Eclesiastes:

Alegra-te, jovem, na tua adolescência, e que o teu coração repouse no bem nos dias da tua juventude; segue as aspirações do teu coração e os desejos dos teus olhos; fica sabendo, porém, que de tudo isso Deus te pedirá contas 10Tira a tristeza do teu coração, e afasta a malícia do teu corpo, pois a adolescência e a juventude são vaidade. 12,1Lembra-te do teu Criador nos dias da juventude, antes que venham os dias da desgraça e cheguem os anos dos quais dirás: ‘Não sinto prazer neles’; 2- antes que se obscureçam o sol, a luz, a lua e as estrelas, e voltem as nuvens depois da chuva; 3quando os guardas da casa começarem a tremer, e se curvarem os homens robustos; quando as poucas mulheres cessarem de moer, e ficarem turvas as vistas das que olham pelas janelas 4e se fecharem as portas que dão para a rua; quando enfraquecer o ruído do moinho, e os homens se levantarem ao canto dos pássaros, e silenciarem as vozes das canções, 5e houver medo das alturas e sobressaltos no caminho, enquanto a amendoeira floresce, o gafanhoto se arrasta e a alcaparra perde o seu gosto, porque o homem se encaminha para a morada eterna, e os que choram já rondam pelas ruas; 6- antes que se rompa o cordão de prata e se despedace a taça de ouro, a jarra se parta na fonte, a roldana se arrebente no poço, 7- antes que volte o pó à terra, de onde veio, e o sopro de vida volte a Deus que o concedeu. 8Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, tudo é vaidade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Sábado (22/06/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 89 (90)

Ó Senhor, vós fostes sempre um refúgio para nós.

– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: ‘Voltai ao pó, filhos de Adão!’ Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.

– Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: De manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca.

– Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!

– Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 9, 43-45

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar, pelo evangelho, a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 43Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44’Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens.’ 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

Leia mais:  Liturgia Diária – 11ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (20/06/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Então, por que o significado desse “escondido deles”? Interessante. Aqui Jesus lhes diz “prestem atenção ao que estou lhes dizendo”. E então começa a explicar que Ele vai sofrer e morrer. Mas eles não entenderam. Eles não entenderam o que Ele queria dizer e “tiveram medo de perguntar a Ele sobre essa palavra”.

A verdade é que Jesus não se ofendeu com a falta de compreensão deles. Ele percebeu que eles não entenderiam imediatamente. Mas isso não o impediu de contar a eles de qualquer maneira. Por quê? Porque Ele sabia que eles iriam entender com o tempo. Mas, a princípio, os apóstolos apenas ouviram um pouco confusos.

Quando os apóstolos chegaram a entender? Eles entenderam uma vez que o Espírito Santo desceu sobre eles levando-os a toda a Verdade. Foi necessária a atuação do Espírito Santo para compreender mistérios tão profundos.

O mesmo acontece conosco. Quando enfrentamos o mistério dos sofrimentos de Jesus, e quando enfrentamos a realidade do sofrimento em nossas próprias vidas ou nas vidas daqueles que amamos, muitas vezes podemos ficar confusos no início. É preciso um dom do Espírito Santo para abrir nossas mentes para entender. O sofrimento é quase sempre inevitável. Todos nós suportamos. E se não permitirmos que o Espírito Santo trabalhe em nossas vidas, o sofrimento nos levará à confusão e ao desespero. Mas se permitirmos que o Espírito Santo abra nossas mentes, começaremos a entender como Deus pode operar em nós por meio de nossos sofrimentos, assim como Ele trouxe salvação ao mundo por meio dos sofrimentos de Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Memória de São Luís Gonzaga, religioso, Sexta-feira (21/06/2024)

Reflita, hoje, em quão bem você entende tanto os sofrimentos de Jesus quanto os seus. Você está permitindo que o Espírito Santo lhe revele o significado e até o valor do sofrimento? Faça uma oração ao Espírito Santo pedindo esta graça e deixe que Deus o conduza a este profundo mistério da nossa fé.

Oração do Dia

Senhor, eu sei que Tu sofreste e morreste pela minha salvação. Sei que o meu próprio sofrimento pode ganhar um novo significado na Tua Cruz. Ajuda-me a ver e compreender mais plenamente este grande mistério e a encontrar um valor ainda maior na Tua Cruz, assim como na minha. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada em todas as missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outros momentos ou celebrações católicas.

A igreja celebra o Mistério de Cristo todos os dias do ano, e seu ponto mais importante é o domingo. Neste dia, os católicos vão à missa como maneira de cumprir um dos Cinco Mandamentos.

Sendo assim, a Liturgia é a ação em unidade do povo de Deus. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária costuma ser comentada por seu celebrante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *