Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (11/10/2024)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária de Sexta-feira, 11 de outubro de 2024.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gl 3,7-14)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos, 7 ficai pois cientes que os que creem é que são verdadeiros filhos de Abraão. 8 E a Escritura, prevendo que Deus justificaria as nações pagãs pela fé, anunciou, muito antes, a Abraão: “Em ti serão abençoadas todas as nações”. 9 Portanto, os crentes são abençoados com o crente Abraão. 10 Aliás, todos os que põem sua confiança na prática da Lei estão ameaçados pela maldição, porque está escrito: “Maldito quem não cumprir perseverantemente tudo o que está escrito no livro da Lei”. 11 Pela Lei ninguém se justifica perante Deus; isso é evidente porque o justo vive da fé. 12 E a Lei não se funda na fé mas no cumprimento: Aquele que cumpre a Lei, por ela viverá. 13 Cristo resgatou-nos da maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós, pois está escrito: ‘Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro!’ 14 Assim a bênção de Abraão se estendeu aos pagãos em Cristo Jesus e pela fé recebemos a promessa do Espírito.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 110 (111)

— O Senhor se lembra sempre da Aliança!

Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!

— Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.

— Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 11,15-26)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Agora o príncipe deste mundo há de ser lançado fora; quando eu for elevado da terra, atrairei para mim todo ser.

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (01/11/2024)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. 15 Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16 Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17 Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18 Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19 Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20 Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21 Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22 Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23 Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa. 24 Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. 25 Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. 26 Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pior do que antes”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Estas palavras estão incorporadas em vários ensinamentos poderosos de Jesus, mas, em muitos aspectos, esta única frase pode ser considerada uma importante verdade cristã. Especificamente, diz-nos que não podemos ser neutros na nossa posição em relação a Jesus e a tudo o que Ele nos ensinou. Esta é uma mensagem importante no mundo de hoje.

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (31/10/2024)

Hoje, parece haver um valor secular crescente que poderíamos chamar de “neutralidade”. Muitas pessoas no mundo nos dizem que devemos aceitar qualquer moralidade, qualquer estilo de vida, qualquer escolha que os outros façam. E embora seja verdade que devemos sempre amar e aceitar todas as pessoas e tratá-las com a máxima dignidade e respeito, não é verdade que devemos ser neutros em relação às escolhas e aos valores seculares que alguns escolhem viver e expressar. Infelizmente, quando falamos toda a verdade, especialmente as muitas verdades morais que nosso Senhor revelou, somos frequentemente rotulados como críticos. Mas esta não é a verdade.

Esta citação acima do Evangelho de hoje deixa claro que não podemos permanecer indiferentes aos ensinamentos de nosso Senhor e ainda assim permanecer em Suas boas graças. Na verdade, Jesus deixa claro que o oposto é verdadeiro. Ele diz que se não estivermos com Ele, ou seja, se não aceitarmos tudo o que Ele revelou, então estaremos, de fato, contra Ele. Ser neutro em questões de fé e moralidade não é, na verdade, ser neutro. É uma escolha que alguns fazem e que tem o claro efeito de separá-los de Jesus.

Por exemplo, em relação a questões de fé, se alguém dissesse: “Não acredito na Eucaristia”, então estaria, de fato, a rejeitar Deus. E embora não seja nosso dever ser o seu juiz, é nosso dever reconhecer que eles expressaram uma crença contrária à verdade. Eles estão errados, e se persistirem nesse erro, então eles se separam de Deus. Isso é o que Jesus está dizendo.

O mesmo se aplica à moralidade. Existem muitos exemplos na vida moral que estão se tornando cada vez mais flagrantes em sua oposição aos ensinamentos de nosso Senhor. Assim, devemos lembrar-nos que quando rejeitamos um ensinamento moral que nos foi dado pelo nosso Senhor, rejeitamos o próprio Jesus.

Jesus vai ainda mais longe quando diz que “quem comigo não ajunta, espalha”. Em outras palavras, não basta simplesmente acreditar pessoalmente em tudo o que Jesus ensinou, devemos também ensiná-lo aos outros. Se não o fizermos e, em vez disso, oferecermos uma falsa forma de “aceitação” do erro de outra pessoa, então estaremos na verdade trabalhando contra Jesus. Todos nós temos o dever moral de promover ativamente as verdades do Evangelho que nos foi dada por nosso Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (30/10/2024)

Reflita hoje sobre o quão plenamente você está “com” nosso Senhor e “se reúne” com Ele. Você aceita plenamente tudo o que Ele ensinou e também busca reunir muitos outros para o Reino de Deus? Se você não se vê acreditando ativamente e participando da missão de nosso Senhor, então preste atenção a estas palavras de Jesus e permita que elas o desafiem de maneira gentil, mas firme, para que você trabalhe mais plenamente para construir o Reino de Deus em seu próprio coração e no mundo ao seu redor.

Oração do Dia

Meu glorioso Rei, Tu desejas construir o Seu Reino em minha vida e, através de mim, na vida de outras pessoas. Dá-me a graça e a coragem que preciso para aceitar plenamente tudo o que Tu me ensinaste e para me tornar ativamente um instrumento da Tua graça e verdade no mundo. Que eu esteja com você em todas as coisas, querido Senhor, e reúna muitos em seus amorosos braços de graça. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.