Liturgia Diária – 27º Domingo do Tempo Comum (02/10/2022)

Liturgia Diária de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária do 27º Domingo do Tempo Comum, 2 de outubro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Habacuc 1,2-3; 2,2-4

Leitura da Profecia de Habacuc:

Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: ‘Violência!’, sem me socorreres? 3Por que me fazes ver iniqüidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. 2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: ‘Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 94 (95)

Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!

– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

– Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: ‘Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras’.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

2ª Leitura

Segunda leitura: Timóteo 1,6-8.13-14

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo:

Caríssimo: 6Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 13Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus. 14Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 5-10

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– A palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que vos foi anunciada (1Pd 1,25).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 5Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa fé!’ 6O Senhor respondeu: ‘Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: `Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Este é um comando difícil de viver. Na maioria das vezes, quando fazemos algo bem feito e cumprimos nosso dever, buscamos reconhecimento e elogios. Queremos ser notados. E embora isso possa ser uma reação “normal”, não é a reação mais humilde. A humildade vem em muitos graus, e o grau mais profundo de humildade permite que uma pessoa repita esta passagem acima e seja sincera.

Primeiro, devemos perceber que a vontade de Deus é boa para nós. Impõe-nos uma obrigação de amor. Quando cumprimos a vontade de Deus, devemos nos deleitar apenas com esse fato, porque é bom. Dessa forma, o cumprimento da vontade de Deus se torna a fonte de nossa alegria, não o reconhecimento dos outros.

Por outro lado, é bom quando vemos bondade nos outros e a reconhecemos. Devemos fazer isso não para construir o ego deles, mas para louvar a Deus pela boa coisa feita. E quando os outros vêem e reconhecem a vontade de Deus realizada em nossas vidas, devemos aceitar seu louvor não como fonte de nosso orgulho, mas como um reconhecimento honesto de que Deus é bom e Sua vontade está sendo cumprida. Devemos ser gratos por podermos fazer “o que fomos obrigados a fazer”.

Abraçar a vontade de Deus como uma “obrigação” santa também nos permite cumpri-la mais plenamente. Quando fazer a vontade de Deus é visto como algo extraordinário, podemos não construir o hábito adequado de cumpri-la. Mas quando é visto como nosso dever de amor e como o ato normal que devemos cumprir, é mais fácil abraçar Sua vontade mais completamente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Reflita, hoje, nesta humilde frase. “Somos servos inúteis; fizemos o que fomos obrigados a fazer”. Tente dizê-lo, diga-o com sinceridade e deixe isso se tornar o fundamento do seu serviço diário à vontade de Deus. Fazer isso o colocará no “caminho rápido” em direção à santidade.

Oração do Dia

Senhor, eu sou um servo inútil. Quando cumpro Sua santa vontade, reconheço que esta é uma obrigação sagrada de amor e meu dever mais fundamental. Ajuda-me a ver a Tua vontade como a parte mais normal da minha vida diária. Ajude-me a abraçá-lo com fé e obediência de todo o coração. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Apesar da palavra “liturgia” já ser comum na antiguidade, foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser utilizada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos depois, por volta de XVI.

A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é formada por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, também podem haver duas ou mais Leituras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *