Liturgia Diária – 20ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (16/08/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 20ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 16 de agosto de 2022.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje com Primeira Leitura, Evangelho do dia e Salmo aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 28,1-10)

Leitura da Profecia de Ezequiel.
1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro:
Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste: ‘Eu sou um deus e ocupo o
trono divino no coração dos mares’. Tu, porém, és um homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à
de um deus.

3Sim, tu és mais sábio do que Daniel! Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma
fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5 Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6 Por isso, assim diz o Senhor Deus: Por teres igualado tua mente à de um deus, 7 vou trazer contra ti os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor.

8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura, ousarás dizer:
‘Sou um deus!’ na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus, nas mãos dos que te apunhalam?
10 Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei — oráculo do Senhor Deus”.

– Palavra do Senhor.

Salmo

Salmo Responsorial (Dt 32,26-36)

Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Terça-feira (16/04/2024)

— Pensei:/ “Vou espalhá-los pela terra,/ farei cessar sua memória inteiramente”./ Mas receava a reação dos inimigos,/ a má interpretação dos adversários.

— Eles diriam:/ Nossa mão prevaleceu,/ não foi o Senhor Deus que isto fez./ Porque meu povo é gente sem juízo,/ é gente que não tem discernimento.

— Como pode um homem só perseguir mil,/ como dois podem fazer fugir dez mil?/ Não é porque sua Rocha os vendeu,/ não é porque o Senhor os entregou?

— Já vem o dia em que serão arruinados/ e o seu destino se apressa em chegar./ Porque o Senhor fará justiça ao seu povo/ e salvará todos aqueles que o servem.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 19,23-30)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 23Jesus disse aos discípulos: “Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus. 24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ouvindo isso, os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: “Então, quem pode ser salvo?” 26Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”.

27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. Que haveremos de receber?” 28Jesus respondeu: “Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

— Palavra da Salvação.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta pequena linha, colocada no final do Evangelho de hoje, revela muito. Revela uma contradição entre o sucesso mundano e o sucesso eterno. Muitas vezes buscamos o sucesso mundano e deixamos de buscar as riquezas que duram para a eternidade.

Vamos começar com os “muitos que são os primeiros”. Quem são essas pessoas? Para entender isso, devemos entender a diferença entre o “mundo” e o “Reino de Deus”. O mundo se refere a uma popularidade puramente vã dentro de qualquer cultura. Sucesso, prestígio, vanglória e coisas semelhantes acompanham a popularidade e o sucesso mundanos. O maligno é o senhor deste mundo e muitas vezes procurará levantar aqueles que servem à sua vontade profana. Mas, ao fazê-lo, muitos de nós são atraídos por essa forma de notoriedade. Isso é um problema, especialmente quando começamos a assumir nossa identidade nas opiniões dos outros.

Os “muitos que são os primeiros” são aqueles que o mundo eleva como ícones e modelos desse sucesso popular. Esta é uma afirmação geral que certamente não se aplica a todas as situações e pessoas em particular. Mas a tendência geral deve ser reconhecida. E de acordo com esta Escritura, aqueles que forem atraídos para esta vida serão os “últimos” no Reino dos Céus.

Compare isso com aqueles que são “primeiros” no Reino de Deus. Essas almas santas podem ou não ser honradas neste mundo. Alguns podem ver sua bondade e honrá-los (como Santa Madre Teresa foi honrada), mas muitas vezes eles são rebaixados e considerados indesejáveis ​​de uma maneira mundana.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (17/04/2024)

O que é mais importante? O que você prefere honestamente por toda a eternidade? Você prefere ser bem pensado nesta vida, mesmo que isso signifique comprometer os valores e a verdade? Ou seus olhos estão fixos na verdade e nas recompensas eternas?

Reflita, hoje, sobre o objetivo de acumular tesouros no Céu e a recompensa eterna prometida a quem vive uma vida de fidelidade. Não há nada de errado em ser bem visto pelos outros neste mundo, mas você nunca deve permitir que tal desejo o domine ou o dissuada de manter seus olhos no que é eterno. Reflita sobre o quão bem você faz isso e procure fazer das recompensas do Céu seu objetivo exclusivo.

Oração do Dia

Meu eterno Senhor, por favor, ajude-me a buscar Você e Seu Reino acima de tudo. Que agradar a Ti e servir ao Teu santíssimo será meu único desejo na vida. Ajude-me a me livrar das preocupações doentias da notoriedade e popularidade mundanas, preocupando-me apenas com o que Tu pensas. Eu te dou, querido Senhor, todo o meu ser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para a comunidade católica, a liturgia é uma maneira de renovação do sacrifício de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os católicos, a reflexão que pode fazer parte de suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira palavra “Leito” que significa: público. E a segunda “Ergos” que quer dizer: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é tida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição católica da igreja.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *