Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (13/10/2022)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 28ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 13 de outubro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e as Liturgias Diárias com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 1,1-10

Início da Carta de São Paulo aos Efésios:

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, aos santos e fiéis em Cristo Jesus: 2a vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 7Pelo seu sangue, nós somos libertados. Nele, as nossas faltas são perdoadas, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou profusamente sobre nós, abrindo-nos a toda a sabedoria e prudência. 9Ele nos fez conhecer o mistério da sua vontade, o desígnio benevolente que de antemão determinou em si mesmo, 10para levar à plenitude o tempo estabelecido e recapitular em Cristo, o universo inteiro: tudo o que está nos céus e tudo o que está sobre a terra.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 97 (98)

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; arecordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

– Os confins do universo contemplaram da salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 11,47-54

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (Jo 14,6).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus: 47Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram. 48Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. 49É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, 50a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, 51desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 52Ai de vós, mestres da Lei, porque tomastes a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.’ 53Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos pontos. 54Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

No Evangelho de hoje, Jesus continua a castigar os fariseus e os estudiosos da lei. Nesta passagem acima, Ele os castiga porque eles “retiraram a chave do conhecimento” e tentaram ativamente manter os outros longe do conhecimento que Deus quer que eles tenham. Esta é uma acusação forte e revela que os fariseus e estudiosos da lei estavam ferindo ativamente a fé do povo de Deus.

Como vimos nos últimos dias nas Escrituras, Jesus repreendeu severamente os estudiosos da lei e os fariseus por isso. E Sua repreensão não foi apenas por causa deles, é também por nossa causa, para que saibamos não seguir falsos profetas como esses e todos os que estão interessados ​​apenas em si mesmos e em sua reputação, e não na verdade.

Esta passagem do Evangelho não é apenas uma condenação deste pecado, mais importante, levanta um conceito profundo e bonito. É o conceito de “a chave do conhecimento”. Qual é a chave do conhecimento? A chave do conhecimento é a fé, e a fé só pode vir ouvindo a voz de Deus. A chave para o conhecimento é deixar Deus falar com você e revelar a você Suas mais profundas e belas verdades. Essas verdades só podem ser recebidas e acreditadas por meio da oração e da comunicação direta com Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

Os santos são os melhores exemplos daqueles que penetraram nos profundos mistérios da vida de Deus. Através de sua vida de oração e fé, eles conheceram Deus em um nível profundo. Muitos desses grandes santos nos deixaram belos escritos e um testemunho poderoso dos mistérios ocultos, mas revelados da vida interior de Deus.

Reflita, hoje, se você pegou ou não a “chave do conhecimento” e abriu os mistérios de Deus através de sua vida de fé e oração. Comprometa-se a buscar a Deus em sua oração pessoal diária e a buscar tudo o que Ele deseja revelar a você.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a buscar-Te através de uma vida de oração diária. Nessa vida de oração, leve-me a um relacionamento profundo com você, revelando-me tudo o que você é e tudo o que é a vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.