Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (14/10/2024)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária de Segunda-feira, 14 de outubro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gl 4,22-24.26-27.31-5,1)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Irmãos, 22 está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23 Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24 Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26 Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27 Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31 Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1 É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Salmo 112 (113)

— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!

Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia

Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!

— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.

— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

Leia mais:  Liturgia Diária – 32ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (13/11/2025)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 11,29-32)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Você já se pegou procurando sinais de Deus? Muitas vezes, quando passamos pela vida, navegando pelos altos e baixos que todos vivenciamos, podemos facilmente nos encontrar procurando sinais de Deus sobre o que devemos fazer a respeito disto ou daquilo. E embora Deus certamente se comunique conosco às vezes através de graças especiais que são sinais do Céu, a passagem acima dá clareza a qual sinal devemos estar mais atentos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 32ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (14/11/2025)

A mensagem simples nesta passagem evangélica de nosso Senhor é que devemos descobrir o significado do sinal mais profundo já dado e usá-lo como base de todas as nossas decisões na vida. A vida, a morte e a ressurreição de Jesus não foram apenas a fonte da vida eterna, mas também o sinal mais claro de que precisamos ao tomarmos todas as nossas decisões na vida.

Um sinal é alguma ação que revela um mistério profundo e oculto. Um mistério que a vida, a morte e a ressurreição de Jesus revelam é que se quisermos participar da nova vida conquistada para nós pela Sua Cruz, então devemos seguir o exemplo que Ele deu, vivendo uma vida de sacrifício altruísta, entregando nossas vidas por outros, para que descubram e abracem a vida nova da Ressurreição de Cristo. Falando de forma prática, se você está procurando respostas na vida, buscando sinais de Deus sobre o que você deve fazer às vezes, então volte seus olhos para a vida de Cristo e pondere maneiras pelas quais você pode imitar mais plenamente Sua vida em todas as atividades práticas diárias. decisão que você toma. Isto é verdade quer você esteja discernindo alguma decisão importante na vida ou alguma pequena decisão prática.

É comum fazermos esse discernimento olhando para nós mesmos de uma forma mais egoísta. É difícil afastar-nos desta linha de pensamento, mas se quisermos usar o “sinal” do Filho do Homem, então discerniremos as nossas decisões de vida de forma muito diferente. Quando usamos a vida, morte e ressurreição de nosso Senhor como fonte de nosso discernimento e tomada de decisão na vida, acabaremos tomando decisões que imitam Seu sacrifício altruísta de amor. Portanto, se você se deparar com uma decisão, não irá ponderar sobre o que é mais fácil ou o que prefere; em vez disso, você ponderará o que é mais altruísta e melhor para os outros. O que melhor imita o amor sacrificial de Jesus?

Leia mais:  Liturgia Diária – São Josafá, bispo e mártir – Memória | Quarta-feira (12/11/2025)

Reflita hoje sobre qualquer decisão que você esteja tentando tomar. Em seguida, reflita sobre como você está tomando essa decisão. Você usa o testemunho que Jesus nos deu como base do seu discernimento? Você reflete sobre como pode entregar sua vida como um presente de sacrifício pelos outros? Você olha para o amor do ponto de vista da Cruz de Nosso Senhor e se esforça para imitar Sua dedicação gloriosa e altruísta à salvação daqueles a quem Ele ama? Procure imitar nosso Senhor, usando o testemunho de Suas ações como base de todo o seu discernimento e decisões na vida, e você terá descoberto o único sinal verdadeiro de que precisa para navegar nos desafios da vida.

Oração do Dia

Meu perfeito Senhor, cada decisão que você tomou na vida foi feita por amor e estava de acordo com a perfeita vontade do Pai. Dá-me a graça que preciso para tomar todas as decisões na vida imitando o Teu exemplo perfeito. Que minha vida te imite quando você deu sua vida pelos outros. Eu escolho você e sua gloriosa vida sacrificial como o sinal pelo qual sou direcionado na vida. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.