Liturgia Diária – 32ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (08/11/2022)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 32ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 8 de novembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Tito 2, 1-8.11-14

Leitura da carta de São Paulo a Tito:

Caríssimo, 1o teu ensino seja conforme à sã doutrina. 2Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3Assim também as mulheres idosas observem uma conduta santa, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras do bem. 4Saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a cuidarem dos filhos, 5a serem prudentes, castas, boas donas de casa, dóceis para os maridos, bondosas, para que a palavra de Deus não seja difamada. 6Exorta igualmente os jovens a serem moderados 7e mostra-te em tudo exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de ponderação, 8de palavra sã e irrepreensível, para que os adversários se confundam, não tendo nada de mal para dizer de nós. 11Pois a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação para todos os homens. 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós para nos resgatar de toda maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 36 (37)

A salvação de quem é justo vem de Deus!

– Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

– O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam.

– Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Os justos herdarão a nova terra e nela habitarão eternamente.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 7-10

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Quem me ama, realmente, guardará minha Palavra, e meu Pai o amará, e a ele nós viremos (Jo 14,23);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, disse Jesus: 7″Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer'”.

– Palavra da Salvação

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta é uma frase difícil de dizer e é ainda mais difícil realmente significar quando dita.

Imagine o contexto em que essa atitude para com o serviço cristão deve ser falada e vivida. Por exemplo, imagine uma mãe que passa o dia limpando e depois preparando a refeição da família. No final das contas, é certamente bom ser reconhecida por seu trabalho duro e ser agradecida por isso. Claro, quando a família é grata e reconhece esse serviço amoroso, essa gratidão é saudável e nada mais é do que um ato de amor. É bom ser grato e expressá-lo. Mas esta passagem não é tanto sobre o fato de que devemos nos esforçar para ser gratos pelo amor e serviço dos outros, mas sobre nossa própria motivação para o serviço. Você serve para ser agradecido? Ou você presta serviço porque é bom e certo servir?

Jesus deixa claro que nosso serviço cristão aos outros, seja na família ou em algum outro contexto, deve ser motivado principalmente por um certo dever de serviço. Devemos servir por amor, independentemente da receptividade ou reconhecimento dos outros.

Imagine, então, se você passasse o dia em algum serviço e esse serviço fosse feito por amor aos outros. Então imagine que ninguém expressou gratidão pelo seu trabalho. Isso deve mudar seu compromisso com o serviço? A reação, ou a falta de reação, dos outros deve impedi-lo de servir como Deus quer que você sirva? Certamente não. Devemos servir e cumprir nosso dever cristão simplesmente porque é a coisa certa a fazer e porque é o que Deus quer de nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

Reflita, hoje, sobre sua motivação para o serviço amoroso aos outros. Tente falar essas palavras do Evangelho dentro do contexto de sua vida. Pode ser difícil no começo, mas se você pode servir com a mente de que você é um “servo inútil” e que você não fez nada além do que você era “obrigado a fazer”, então você descobrirá que sua caridade assume um profundidade totalmente nova.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a servir livre e sinceramente por amor a Ti e aos outros. Ajude-me a dar de mim mesmo independentemente da reação dos outros e a encontrar satisfação somente neste ato de amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *