Liturgia Diária – 28ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (14/10/2022)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 28ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 14 de outubro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 1, 11-14

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos: 11Em Cristo nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo. 13Nele também vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Nele, ainda, acreditastes e fostes marcados com o selo do Espírito prometido, o Espírito Santo, 14o que é o penhor da nossa herança para a redenção do povo que ele adquiriu, para o louvor da sua glória.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 32 (33)

Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

– Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

– Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança! Dos altos céus o Senhor olha e observa; ele se inclina para olhar todos os homens.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 1-7

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos! (Sl 32,22);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 1Milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: ‘Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido, que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

“Não tenha medo.” Estas palavras são frequentemente repetidas nas Sagradas Escrituras. Nesta passagem, Jesus diz que não devemos ter medo pelo fato de que o Pai Celestial está atento a cada detalhe de nossa vida. Nada escapou ao conhecimento de Deus. Se Deus está atento aos pardais, está ainda mais atento a nós. Isso deve nos dar uma certa sensação de paz e confiança.

Claro, uma razão pela qual isso ainda pode ser difícil de acreditar é que muitas vezes parece que Deus está muito distante e desatento em nossas vidas. É importante lembrar que sempre que temos esse sentimento, é apenas um sentimento e não a realidade. A realidade é que Deus está infinitamente mais atento aos detalhes de nossas vidas do que poderíamos imaginar. Na verdade, Ele está muito mais atento a nós do que nós mesmos! E Ele não está apenas atento a cada detalhe, Ele está profundamente preocupado com cada detalhe.

Então, por que às vezes parece que Deus está distante? Pode haver muitas razões para isso, mas devemos ter certeza de que sempre há uma razão. Talvez não estejamos ouvindo a Ele e não orando como deveríamos e, portanto, estamos perdendo Sua atenção e orientação. Talvez Ele tenha escolhido ficar calado em um assunto como forma de nos aproximar de Si mesmo. Talvez Seu silêncio seja realmente um sinal muito claro de Sua presença e Sua vontade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o fato de que, independentemente de como possamos nos sentir às vezes, devemos ter certeza da veracidade desta passagem acima. “Você vale mais do que muitos pardais.” Deus até contou os cabelos da sua cabeça. E cada parte de sua vida está totalmente presente para Ele. Permita que essas verdades lhe dêem consolo e esperança, sabendo que este Deus atento também é um Deus de perfeito amor e misericórdia e proverá para você tudo o que você precisa na vida.

Oração do Dia

Senhor Onisciente, eu sei que Você me ama e está ciente de todos os sentimentos, pensamentos e experiências que tenho na vida. Você está ciente de todos os problemas e preocupações que tenho. Ajuda-me a voltar-me continuamente para Ti em todas as coisas, sabendo do Teu amor e orientação perfeitos. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *