Liturgia Diária – 27ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (10/10/2024)

Homilia

Liturgia Diária de Quinta-feira, 10 de outubro de 2024.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Gl 3,1-5)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas

Ó gálatas insensatos, quem é que vos fascinou? Diante de vossos olhos, não foi acaso representado, como que ao vivo, Jesus Cristo crucificado? 2 Só isto quero saber de vós: Recebestes o Espírito pela prática da Lei ou pela fé através da pregação? 3 Sois assim tão insensatos? A ponto de, depois de terdes começado pelo espírito, quererdes terminar pela carne? 4 Foi acaso em vão que sofrestes tanto? Se é que foi mesmo em vão! 5 Aquele que vos dá generosamente o Espírito e realiza milagres entre vós, faz isso porque praticais a Lei ou porque crestes, através da pregação?

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório Lc 1,69-70.71-72.73 e 75 (R. cf. 68)

— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!

— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos.

— Para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.

— E o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (04/02/2025)

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 11,5-13)

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.

— Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5 “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6 porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7 e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8 eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9 Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10 Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11 Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12 Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

A menos que seu amigo seja realmente um amigo muito próximo, você pode hesitar em acordá-lo e à família à meia-noite para pedir comida emprestada. E mesmo que fosse um amigo muito próximo, você provavelmente hesitaria por medo de incomodá-lo. Mas nesta parábola, o “amigo” é Deus. Jesus acabou de entregar aos seus discípulos a oração do “Pai Nosso” e agora acrescenta esta parábola como forma de expressar a grande confiança e determinação com que devemos orar ao Pai. A parábola conclui afirmando que mesmo que a pessoa que está na cama não se levante para atender ao pedido, o fará “por causa da sua persistência”. E embora Deus esteja sempre atento à nossa oração, a nossa persistência é uma qualidade essencial que devemos ter.

Leia mais:  Liturgia Diária – São Paulo Miki e companheiros mártires, Memória – Quinta-feira (06/02/2025)

Quando oramos a Deus com persistência, nunca duvidando da bondade e generosidade de Deus, Deus derramará sobre nós tudo o que é bom. É claro que se a nossa oração for por algo egoísta ou que não esteja de acordo com a vontade de Deus, então toda a mendicância do mundo não será eficaz. Mas quando oramos como a oração do “Pai Nosso” nos ensina, então podemos ter certeza de que a nossa fidelidade a essa oração, rezada com a maior confiança e persistência, afetará as boas dádivas da vontade de Deus em nossas vidas.

Uma das sete petições da oração do “Pai Nosso” é “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, assim na terra como no Céu”. Esta é uma petição verdadeiramente bela que requer não apenas persistência contínua, mas também desapego da nossa preferência na vida. Orar para que a vontade de “Deus” seja feita e que “Seu” Reino venha é uma forma de dizer também que você entrega todas as suas preferências a Deus. Você vem a Deus reconhecendo que sua vontade pode não ser a vontade de Deus. Assim, esta petição expressa o desapego de uma forma poderosa.

Reflita hoje sobre a importância de orar com o máximo fervor e persistência a Deus. Reflita, também, sobre a importância de fazê-lo com desapego. O que Deus quer de você? Qual é a Sua santa vontade para a sua vida? Busque essa vontade e somente essa vontade com todo o seu coração e você descobrirá que a vontade Dele realmente acontecerá em sua vida.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Águeda, virgem e mártir, Memória - Quarta-feira (05/02/2025)

Oração do Dia

Meu Senhor perfeito, Tua vontade e somente Tua vontade é o que eu quero e procuro. Busco-o com todas as forças da minha alma. Ajude-me a crescer na confiança em Ti e na sua bondade. Que eu confie em Ti e acredite de todo o coração que Tu realmente realizará Sua santa vontade em minha vida se eu persistir em oração e confiança. Jesus, eu confio em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.