Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Quinta-feira (24/03)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária de quinta-feira, 24 de março de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Jr 7,23-28)

Leitura do Livro do Profeta Jeremias.

Assim fala o Senhor: 23Dei esta ordem ao povo dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até ao dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão, e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 94)

 Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações.

Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho,* as ovelhas que conduz com sua mão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: ‘Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras’.

Evangelho do Dia

Evangelho (Lc 11,14-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: ‘É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios.’ 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: ‘Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino?
Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

O que impede você de falar a Palavra de Deus aberta, honesta e claramente? Há tantas pessoas que estão em extrema necessidade do Evangelho. Há tantas pessoas que estão confusas na vida e se encontram andando no caminho errado, um caminho que leva a uma maior confusão e destruição. E nós permanecemos em silêncio enquanto eles percorrem esta estrada. Por quê?

O Evangelho acima fala de um homem que ficou mudo como resultado de um demônio. Quando este demônio foi expulso por Jesus, o mudo falou e muitos ficaram maravilhados. Muito provavelmente esse homem estava totalmente possuído por esse demônio e a opressão que ele experimentou impediu sua capacidade de falar. Após sua libertação dessa influência demoníaca, ele falou livremente.

Embora não possamos experimentar a influência demoníaca no mesmo grau, muitas vezes somos impedidos e oprimidos por espíritos mudos semelhantes. O maligno muitas vezes tenta nos influenciar de tal maneira que temos medo de anunciar o Evangelho de forma livre, sincera e imediata àqueles que mais precisam da mensagem que Deus quer que lhes seja comunicada. Os “espíritos mudos” muitas vezes podem nos atrapalhar, nos confundir ou nos encher de um certo medo quando surge a oportunidade de compartilhar nossa fé com outra pessoa. Embora possa ser raro cair completamente em seu poder, muitas vezes somos influenciados e impedidos por eles, no entanto.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Reflita, hoje, sobre a realidade desses espíritos vis e suas tentativas de nos silenciar, impedindo-nos de falar a mensagem da verdade que tantas pessoas precisam ouvir. Não devemos temer sua influência. Jesus tem poder completo sobre todos esses espíritos e não hesitará em silenciar sua influência sobre nós se o permitirmos. Ele quer nos libertar para falar Sua mensagem de amor sem reservas para que outros venham a conhecê-Lo e Seu amor perfeito. Deixe que Ele o use como um desses instrumentos de verdade e amor.

Oração do Dia

Eterna Palavra de Deus, às vezes sou entregue ao medo quando Você me chama para falar Suas palavras de amor aos necessitados. Sinto como se estivesse silenciado em meu discurso, confuso sobre o que dizer. Por favor, liberte-me, querido Senhor, para ser um instrumento sagrado da Sua Palavra e proclamar com confiança a Sua verdade para aqueles que estão em muita necessidade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *