Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (23/03)

Liturgia Diária de quarta-feira, 23 de março de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

Leia mais:  Liturgia Diária - sexta-feira, 11/12/2020

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes, Deus parece se mover devagar… muito devagar. Talvez todos nós tenhamos achado difícil ser pacientes com o tempo de Deus em nossas vidas. É fácil pensar que sabemos melhor e se orarmos com mais força, então empurraremos a mão de Deus e Ele finalmente agirá, fazendo o que oramos. Mas não é assim que Deus trabalha.

Leia mais:  Evangelho do Dia – Quarta-feira, 9ª Semana do Tempo Comum, 02/06/2021

A Escritura acima deve nos dar algumas dicas sobre os caminhos de Deus. Eles são lentos, constantes e perfeitos. Jesus se refere à “lei e aos profetas” afirmando que Ele não veio para aboli-los, mas para cumpri-los. Isso é verdade. Mas vale a pena olhar com atenção como isso aconteceu.

Surgiu ao longo de muitos milhares de anos. Levou tempo para que o plano perfeito de Deus se revelasse. Mas isso se desenrolou no Seu tempo e à Sua maneira. Talvez todos no Antigo Testamento estivessem ansiosos para que o Messias viesse e cumprisse todas as coisas. Mas profeta após profeta veio e foi e continuou a apontar para a futura vinda do Messias. Até mesmo a lei do Antigo Testamento era uma maneira de preparar o povo de Deus para a vinda do Messias. Mas, novamente, foi um processo lento de formar a lei, implementá-la para o povo de Israel, capacitando-os a entendê-la e, então, começar a vivê-la.

Mesmo quando o Messias finalmente veio, havia muitos que, em sua excitação e zelo, queriam que Ele cumprisse todas as coisas ali mesmo. Eles queriam que seu reino terreno fosse estabelecido e eles queriam que seu recém-descoberto Messias tomasse Seu Reino!

Mas o plano de Deus era muito diferente da sabedoria humana. Seus caminhos estavam muito acima dos nossos. E os Seus caminhos continuam muito acima dos nossos! Jesus cumpriu todas as partes da lei e dos profetas do Antigo Testamento, mas não da maneira que muitos esperavam.

O que isso nos ensina? Nos ensina muita paciência. E nos ensina sobre entrega, confiança e esperança. Se queremos orar muito e orar bem, precisamos orar corretamente. E a maneira correta de orar é orar continuamente para que a Tua vontade seja feita! Novamente, isso é difícil no começo, mas se torna fácil quando entendemos e acreditamos que Deus sempre tem o plano perfeito para nossas vidas e para cada luta e situação em que nos encontramos.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Sábado, 24ª Semana do Tempo Comum, 18/09/2021

Reflita, hoje, sobre sua paciência e sua confiança nos caminhos do Senhor. Ele tem um plano perfeito para sua vida, e esse plano provavelmente é diferente do seu plano. Entregue-se a Ele e deixe que Sua santa vontade o guie em todas as coisas.

Oração do Dia

Meu perfeito Senhor, eu confio minha vida a Ti. Eu confio que Você tem o plano perfeito para mim e para todos os Seus filhos amados. Dá-me paciência para esperar em Ti e permitir que Tu realizes a Tua vontade divina em minha vida. Jesus eu confio em vós!

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (02/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.