Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (23/03)

Liturgia Diária de quarta-feira, 23 de março de 2022.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)
Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.
6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Responsório (Sl 147)
— Glorifica o Senhor, Jerusalém!
— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.
— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.
— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 5,17-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Às vezes, Deus parece se mover devagar… muito devagar. Talvez todos nós tenhamos achado difícil ser pacientes com o tempo de Deus em nossas vidas. É fácil pensar que sabemos melhor e se orarmos com mais força, então empurraremos a mão de Deus e Ele finalmente agirá, fazendo o que oramos. Mas não é assim que Deus trabalha.
A Escritura acima deve nos dar algumas dicas sobre os caminhos de Deus. Eles são lentos, constantes e perfeitos. Jesus se refere à “lei e aos profetas” afirmando que Ele não veio para aboli-los, mas para cumpri-los. Isso é verdade. Mas vale a pena olhar com atenção como isso aconteceu.
Surgiu ao longo de muitos milhares de anos. Levou tempo para que o plano perfeito de Deus se revelasse. Mas isso se desenrolou no Seu tempo e à Sua maneira. Talvez todos no Antigo Testamento estivessem ansiosos para que o Messias viesse e cumprisse todas as coisas. Mas profeta após profeta veio e foi e continuou a apontar para a futura vinda do Messias. Até mesmo a lei do Antigo Testamento era uma maneira de preparar o povo de Deus para a vinda do Messias. Mas, novamente, foi um processo lento de formar a lei, implementá-la para o povo de Israel, capacitando-os a entendê-la e, então, começar a vivê-la.
Mesmo quando o Messias finalmente veio, havia muitos que, em sua excitação e zelo, queriam que Ele cumprisse todas as coisas ali mesmo. Eles queriam que seu reino terreno fosse estabelecido e eles queriam que seu recém-descoberto Messias tomasse Seu Reino!
Mas o plano de Deus era muito diferente da sabedoria humana. Seus caminhos estavam muito acima dos nossos. E os Seus caminhos continuam muito acima dos nossos! Jesus cumpriu todas as partes da lei e dos profetas do Antigo Testamento, mas não da maneira que muitos esperavam.
O que isso nos ensina? Nos ensina muita paciência. E nos ensina sobre entrega, confiança e esperança. Se queremos orar muito e orar bem, precisamos orar corretamente. E a maneira correta de orar é orar continuamente para que a Tua vontade seja feita! Novamente, isso é difícil no começo, mas se torna fácil quando entendemos e acreditamos que Deus sempre tem o plano perfeito para nossas vidas e para cada luta e situação em que nos encontramos.
Reflita, hoje, sobre sua paciência e sua confiança nos caminhos do Senhor. Ele tem um plano perfeito para sua vida, e esse plano provavelmente é diferente do seu plano. Entregue-se a Ele e deixe que Sua santa vontade o guie em todas as coisas.
Oração do Dia
Meu perfeito Senhor, eu confio minha vida a Ti. Eu confio que Você tem o plano perfeito para mim e para todos os Seus filhos amados. Dá-me paciência para esperar em Ti e permitir que Tu realizes a Tua vontade divina em minha vida. Jesus eu confio em vós!
A Liturgia Diária para os Católicos
Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.
Sobre o Autor
0 Comentários