Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (23/03)

Liturgia Diária de quarta-feira, 23 de março de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Dt 4,1.5-9)

Leitura do Livro do Deuteronômio.

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos dará. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse.

6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que ouvindo todas as leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos quanto o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, quanto esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 147)

— Glorifica o Senhor, Jerusalém!

— Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

Leia mais:  Liturgia Diária – Quinta-feira Santa - Ceia do Senhor (28/03/2024)

— Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como lã e espalha a geada como cinza.

— Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos e suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mt 5,17-19)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não pen­seis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.

19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes, Deus parece se mover devagar… muito devagar. Talvez todos nós tenhamos achado difícil ser pacientes com o tempo de Deus em nossas vidas. É fácil pensar que sabemos melhor e se orarmos com mais força, então empurraremos a mão de Deus e Ele finalmente agirá, fazendo o que oramos. Mas não é assim que Deus trabalha.

Leia mais:  Liturgia Diária – Semana Santa, Quarta-feira (27/03/2024)

A Escritura acima deve nos dar algumas dicas sobre os caminhos de Deus. Eles são lentos, constantes e perfeitos. Jesus se refere à “lei e aos profetas” afirmando que Ele não veio para aboli-los, mas para cumpri-los. Isso é verdade. Mas vale a pena olhar com atenção como isso aconteceu.

Surgiu ao longo de muitos milhares de anos. Levou tempo para que o plano perfeito de Deus se revelasse. Mas isso se desenrolou no Seu tempo e à Sua maneira. Talvez todos no Antigo Testamento estivessem ansiosos para que o Messias viesse e cumprisse todas as coisas. Mas profeta após profeta veio e foi e continuou a apontar para a futura vinda do Messias. Até mesmo a lei do Antigo Testamento era uma maneira de preparar o povo de Deus para a vinda do Messias. Mas, novamente, foi um processo lento de formar a lei, implementá-la para o povo de Israel, capacitando-os a entendê-la e, então, começar a vivê-la.

Mesmo quando o Messias finalmente veio, havia muitos que, em sua excitação e zelo, queriam que Ele cumprisse todas as coisas ali mesmo. Eles queriam que seu reino terreno fosse estabelecido e eles queriam que seu recém-descoberto Messias tomasse Seu Reino!

Mas o plano de Deus era muito diferente da sabedoria humana. Seus caminhos estavam muito acima dos nossos. E os Seus caminhos continuam muito acima dos nossos! Jesus cumpriu todas as partes da lei e dos profetas do Antigo Testamento, mas não da maneira que muitos esperavam.

O que isso nos ensina? Nos ensina muita paciência. E nos ensina sobre entrega, confiança e esperança. Se queremos orar muito e orar bem, precisamos orar corretamente. E a maneira correta de orar é orar continuamente para que a Tua vontade seja feita! Novamente, isso é difícil no começo, mas se torna fácil quando entendemos e acreditamos que Deus sempre tem o plano perfeito para nossas vidas e para cada luta e situação em que nos encontramos.

Leia mais:  Liturgia Diária – Sexta-feira Santa – Paixão do Senhor (29/03/2024)

Reflita, hoje, sobre sua paciência e sua confiança nos caminhos do Senhor. Ele tem um plano perfeito para sua vida, e esse plano provavelmente é diferente do seu plano. Entregue-se a Ele e deixe que Sua santa vontade o guie em todas as coisas.

Oração do Dia

Meu perfeito Senhor, eu confio minha vida a Ti. Eu confio que Você tem o plano perfeito para mim e para todos os Seus filhos amados. Dá-me paciência para esperar em Ti e permitir que Tu realizes a Tua vontade divina em minha vida. Jesus eu confio em vós!

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.