Liturgia Diária – 29ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (20/10/2022)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 29ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 20 de outubro de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 3, 14-21

Leitura da carta de São Paulo aos Efésios:

Irmãos, 14eu dobro os joelhos diante do Pai, 15de quem toda e qualquer família recebe seu nome, no céu e sobre a terra. 16Que ele vos conceda, segundo a riqueza de sua glória, serdes robustecidos, por seu Espírito, quanto ao homem interior, 17que ele faça habitar, pela fé, Cristo em vossos corações, que estejais enraizados e fundados no amor.18Tereis assim a capacidade de compreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura, a profundidade, 19e de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, a fim de que sejais cumulados até receber toda a plenitude de Deus. 20Àquele que tudo pode realizar superabundantemente, e muito mais do que nós pedimos ou concebemos, e cujo poder atua em nós, 21a ele glória, na Igreja e em Jesus Cristo, por todas as gerações, para sempre. Amém.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 32 (33)

Transborda em toda a terra a bondade do Senhor!

– Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

– Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

– Mas os desígnios do Senhor são para sempre, e os pensamentos que ele traz no coração, de geração em geração, vão perdurar. Feliz o povo cujo Deus é o Senhor, e a nação que escolheu por sua herança!

– Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12, 49-53

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

Eu tudo considero como perda e como lixo a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3, 8s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49″Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

– Palavra da salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Sim, esta é uma Escritura chocante no início. Por que Jesus diria que veio para estabelecer não a paz, mas a divisão? Isso não soa como algo que Ele diria. E continuar dizendo que os membros da família serão divididos uns contra os outros é ainda mais confuso. Então do que se trata?

Esta passagem revela um dos efeitos não intencionais, mas permitidos do Evangelho. Às vezes o Evangelho traz uma certa desunião. Ao longo da história, por exemplo, os cristãos foram severamente perseguidos por sua fé. O exemplo de muitos mártires revela que quem vive a fé e a prega pode se tornar alvo de outro.

Em nosso mundo hoje, há cristãos que são perseguidos simplesmente por serem cristãos. E em algumas culturas, os cristãos são severamente maltratados por falar sobre certas verdades morais da fé. Como resultado, o anúncio do Evangelho pode, às vezes, provocar uma certa desunião.

Mas a verdadeira causa de qualquer desunião é a recusa por parte de alguns em aceitar a verdade. Não tenha medo de se apegar às verdades de nossa fé, independentemente das reações dos outros. Se você for odiado ou maltratado como resultado, não se deixe comprometer por causa da “paz a todo custo”. Essa forma de paz não é de Deus e nunca trará a verdadeira unidade em Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

Reflita, hoje, se você luta ou não para comprometer sua fé quando ela é desafiada por outros. Saiba que Deus quer que você escolha Ele e Sua santa vontade acima de qualquer outro relacionamento na vida.

Oração do Dia

Senhor, dá-me graça para manter meus olhos em Ti e em Tua vontade e para escolher-Te acima de tudo na vida. Quando minha fé for desafiada, dê-me coragem e força para permanecer forte em Seu amor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *