Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (28/04)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária de quinta-feira, 2ª Semana da Páscoa, 28 de abril de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do dia e a Reflexão do Evangelho de Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 5,27-33)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 27eles levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!”

29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que a Ele obedecem”. 33Quando ouviram isto, ficaram furiosos e queriam matá-los.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta.

— Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Muitos males se abatem sobre os justos, mas o Senhor de todos eles os liberta.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 3,31-36)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra, pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o espírito sem medida.

35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Em tempos de guerra, quando os soldados têm pouca comida, eles precisam racioná-la. Eles comem apenas pequenas porções medidas todos os dias para que a comida dure o maior tempo possível. Se não o fizerem, podem acabar e morrer de fome.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

E se este fosse o caso de Deus e Sua graça? E se o Espírito Santo nos dissesse: “Agora só vou ajudá-los até certo ponto. Uma vez que você use a graça que estou oferecendo a você, você estará por sua conta.” Ai! Isso seria problemático.

Claro que a boa notícia é que Deus age de maneira completamente oposta conosco. Ele se compromete com um derramamento completo do Espírito Santo e oferece toda a graça que podemos precisar ou desejar. O problema é que muitas vezes “racionamos” Sua graça de qualquer maneira. Não fazemos isso porque acreditamos que Deus é limitado. Em vez disso, muitas vezes fazemos isso porque temos medo de deixar Deus liberar Seu poder onipotente em nossas vidas.

Reflita, hoje, sobre como seria sua vida se você deixasse Deus fazer o que Ele quisesse com você. O que mudaria? Como sua vida diária, seus relacionamentos, suas palavras, suas ações e seu futuro seriam diferentes? Intelectualmente falando, sabemos que é certo abraçar totalmente a vontade de Deus em todas as coisas. Mas quando se trata de fazê-lo, muitas vezes há muita hesitação. Pode ser o medo do desconhecido. Ou pode ser que não queiramos mudar totalmente. Seja qual for o caso, Deus está oferecendo a você uma quantidade ilimitada de graça pelo pleno derramamento do Espírito Santo. Cabe a você decidir se vai racionar ou não.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Oração do Dia

Senhor da superabundância, quero deixar que faças o que quiseres na minha vida. Eu quero estar totalmente imerso em Sua graça. Ajude-me a dizer “sim” a você, não importa o que isso leva e me ajude a confiar neste glorioso “sim” que você está me chamando para fazer. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *