Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (29/04)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária da 2ª Semana da Páscoa de sexta-feira, 29 de abril de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 5,34-42)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 34um fariseu chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.

35Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou.

37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel.

40Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 26)

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa: habitar no santuário do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu temerei?

— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.

— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,1-15)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.

5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.

8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.

11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Deus sempre sabe o que vai fazer. Ele sempre tem um plano perfeito para nossas vidas. Sempre. Na passagem acima, lemos um trecho do milagre da multiplicação dos pães e peixes. Jesus sabia que iria multiplicar os poucos pães e peixes que eles tinham e alimentar mais de cinco mil pessoas. Mas antes de fazer isso, Ele queria testar Filipe, e assim o fez. Por que Jesus testa Filipe e por que Ele nos testa às vezes?

Não é que Jesus esteja curioso sobre o que Filipe vai dizer. E não é que Ele esteja apenas brincando com Filipe. Em vez disso, Ele está aproveitando esta oportunidade para deixar Filipe manifestar Sua fé. Então, de fato, esse “teste” de Filipe foi um presente para ele porque deu a ele a oportunidade de passar no teste.

O teste era deixar Filipe agir com base na fé e não apenas na lógica humana. Claro, é bom ser lógico. Mas muitas vezes a sabedoria de Deus substitui a lógica humana. Em outras palavras, traz a lógica para um nível totalmente novo. Isso o leva a um nível em que a fé em Deus é trazida à equação.

Então Filipe, naquele momento, estava sendo chamado para oferecer uma solução, pois o Filho de Deus estava ali com eles. E ele falha no teste. Ele ressalta que o salário de duzentos dias não seria suficiente para alimentar a multidão. Mas André de alguma forma vem em socorro. André afirma que há um menino que tem alguns pães e alguns peixes. Infelizmente, ele acrescenta: “mas de que servem para tantos?”

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

Essa pequena centelha de fé em André, porém, é fé suficiente para Jesus fazer a multidão se reclinar e realizar o milagre da multiplicação dos alimentos. Parece que André, pelo menos, teve um pequeno entendimento sobre o fato de que esses poucos pães e peixes eram importantes de serem mencionados. Jesus tira isso de André e cuida do resto.

Reflita, hoje, sobre o dom precioso de até mesmo um pouco de fé. Muitas vezes nos encontramos em situações difíceis em que não sabemos o que fazer. Devemos nos esforçar para ter pelo menos um pouco de fé para que Jesus tenha algo com que trabalhar. Não, podemos não ter uma visão completa do que Ele quer fazer, mas devemos pelo menos ter uma pequena noção da direção que Deus está levando. Se pelo menos pudermos manifestar essa pequena fé, também passaremos no teste.

Oração do Dia

Senhor, ajuda-me a ter fé em Teu plano perfeito para minha vida. Ajude-me a saber que você está no controle quando a vida parece fora de controle. Nesses momentos, que a fé que manifesto seja um presente para Ti, para que possas usá-la para a Tua glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *