Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa, Sábado (30/04)

Liturgia Diária da 2ª Semana da Páscoa, sábado, 30 de abril de 2022.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo do Dia de Hoje e Evangelho com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 6,1-7)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.

2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: “Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra”.

5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Filipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.

7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 32)

— Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

— Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Aos retos fica bem glorificá-lo. Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

Leia mais:  Liturgia Diária - segunda-feira, 11/05/2020

— Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé. Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.

— O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor, para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 6,16-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.

18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.

20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Esta frase muito familiar foi dita mais uma vez: “Não tenha medo”.

A configuração é significativa. Está escuro e os Apóstolos estão no mar. Se você já esteve no meio do mar quando está escuro, sabe que isso é um pouco assustador. Você não pode ver a terra e sente como se estivesse cercado por nada. Os Apóstolos estariam se sentindo um pouco perdidos como se estivessem no meio do nada.

Leia mais:  Evangelho do Dia - Sábado, 24ª Semana do Tempo Comum, 18/09/2021

Mas, no meio dessa experiência, Jesus veio andando até eles e disse: “Sou eu. Não tenham medo”. Isso teria sido bastante consolador para eles.

Devemos ver nesta experiência dos Apóstolos a experiência diária que tantos têm. Muitos podem se sentir como se estivessem cercados por nada, sozinhos e perdidos. Claro, isso pode não ser um sentimento avassalador para alguns, mas muitas vezes é uma experiência que muitos têm em um grau ou outro.

Esta passagem do Evangelho nos revela que Jesus vem a nós não importa onde estejamos ou qualquer que seja a situação em que nos encontremos.

Essa experiência de estar no mar no escuro vem de muitas formas. Talvez sua vida esteja cheia de atividade, mas você ainda se sente sozinho. Talvez sua vida seja aquela em que você não tenha muitos por perto e sinta a experiência constante do isolamento. Ou talvez você faça uma boa cara e se apresente como alguém que tem tudo, mas por dentro você está lutando profundamente. Seja qual for o caso, Jesus quer vir até você e consolá-lo.

Reflita, hoje, sobre estas palavras de Jesus. Ouça-o dizer a você: “Sou eu”. Ao ouvi-Lo dizer essas palavras, volte-se para Ele e reconheça Sua presença. Deixe-o entrar no mar escuro que você pode sentir ao seu redor. Ouça-o dizer: “Não tenha medo”. Há tantas experiências na vida que podemos temer. Tantas vezes que o medo pode tomar conta de nós. Se nos concentrarmos em Jesus, o medo do nosso ambiente diário desaparece. Descobrimos, no fundo, que Jesus está bem ali e que tudo está bem porque Ele se importa e está no controle. Deixe-o entrar no barco do seu coração e deixe-o assumir. Ele está vindo até você e está esperando por uma resposta.

Leia mais:  Liturgia Diária - terça-feira, 09/06/2020

Oração do Dia

Senhor de todas as consolações, tantas vezes deixo de reconhecer a tua presença divina na minha vida. Tantas vezes eu deixo de ver você vindo para mim. Ajude-me a saber que Você está sempre lá. Liberta-me dos muitos medos da vida, querido Senhor, e dá-me coragem para te receber plenamente em minha vida. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Publicado por: Mundo dos Católicos

Artigos relacionados

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira (17/05)

Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (16/05)

Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (15/05)

Liturgia Diária – São Matias, Apóstolo – Festa, Sábado (14/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (13/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (12/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (11/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Terça-feira (10/05)

Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (09/05)

Liturgia Diária – 4º Domingo da Páscoa (08/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sábado (07/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Sexta-feira (06/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (05/05)

Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (04/05)

Liturgia Diária – São Felipe e São Tiago, Apóstolos – Festa, Terça-feira (03/05)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.