Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa, Quarta-feira (27/04)

Liturgia Diária de quarta-feira, 2ª Semana da Páscoa, 27 de abril de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia do Evangelho de Hoje e Salmo do dia. Acompanhe a Liturgia do dia no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (At 5,17-26)

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

Naqueles dias, 17levantaram-se o sumo sacerdote e todos os do seu partido — isto é, o partido dos saduceus — cheios de raiva e mandaram prender os apóstolos e lançá-los na cadeia pública.

19Porém, durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão e os fez sair, dizendo: 20“Ide falar ao povo, no Templo, sobre tudo o que se refere a este modo de viver”. 21Eles obedeceram e, ao amanhecer, entraram no Templo e começaram a ensinar. O sumo sacerdote chegou com seus partidários e convocou o Sinédrio e o Conselho formado pelas pessoas importantes do povo de Israel. Então mandaram buscar os apóstolos na prisão. 22Mas, ao chegarem à prisão, os servos não os encontraram e voltaram dizendo: 23”Encontramos a prisão fechada, com toda segurança, e os guardas estavam a postos na frente da porta. Mas, quando abrimos a porta, não encontramos ninguém lá dentro”.

24Ao ouvirem essa notícia, o chefe da guarda do Templo e os sumos sacerdotes não sabiam o que pensar e perguntavam-se o que poderia ter acontecido. 25Chegou alguém que lhes disse: “Os homens que vós pusestes na prisão estão no Templo ensinando o povo!” 26Então o chefe da guarda do Templo saiu com os guardas e trouxe os apóstolos, mas sem violência, porque eles tinham medo que o povo os atacasse com pedras.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (29/11/2023)

Salmo

Responsório (Sl 33)

— Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido.

— Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!

— Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.

— Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia.

— O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 3,16-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito.

19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas quem age conforme a verdade aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (28/11/2023)

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que coisa estranha para ser verdade. Deus Pai enviou o Filho ao mundo para ser Luz para todos nós. Ele é a Luz que dissipa todas as trevas. Mas, de acordo com o Evangelho acima, “as pessoas preferiram as trevas à luz”. Eles preferiram seus próprios pecados à liberdade do pecado. Por que isso?

Como exemplo dessa realidade, basta assistir ao noticiário ou ler o jornal. Parece que 90% do que é noticiado na mídia é uma apresentação sensacionalista da escuridão. Ouvimos falar de um assassinato atrás do outro ou de um escândalo atrás do outro. Por que a mídia se concentra tanto nisso? Porque é o que vende. E por que vende? Porque muitas vezes somos atraídos pela escuridão mais do que pela luz.

Certamente que não é o caso de todos. Muitos estão bastante desinteressados ​​nas trevas do mundo e nos pecados sensacionalistas ao nosso redor. Mas o fato de a escuridão do mal estar tão à frente e no centro o tempo todo deveria nos oferecer um certo aviso sobre nossa natureza humana caída. Nós tendemos a ser arrastados para a lama e muitas vezes somos muito felizes lá.

A Páscoa é um momento para examinar o que você é atraído. Você se deixa levar pela Luz? Você é atraído por aquelas coisas que iluminam o seu dia? Você se sente atraído pelas muitas maneiras pelas quais Deus está presente e ativo no mundo ao seu redor? Espero que você esteja. Mas provavelmente há algum grau de atração pela desordem, pecado e escuridão. Pode haver um conflito interior que todos experimentam. É bom estar ciente disso, identificá-lo como parte de nossa tendência humana decaída e procurar abandonar todo o interesse no caos e no mal ao nosso redor.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santo André, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (30/11/2023)

Como seguidores de Cristo, somos chamados a manter nossos olhos nEle e somente nEle. Somos chamados a penetrar nas trevas com a nossa fé e deixar que todo o nosso ser seja atraído para Cristo Jesus. Perfeição significa que até nossas paixões e desejos são finalmente atraídos para Cristo como a Luz de nossa vida.

Reflita, hoje, sobre o que mais lhe atrai. Comprometa-se com a Luz nesta Páscoa. Mova seus olhos da tentação de ser atraído e fascinado pelo mal ao nosso redor, para a visão alegre de nosso Senhor Ressuscitado vivo e trabalhando ao nosso redor. Deixe esta Luz guiar sua vida diária.

Oração do Dia

Senhor da Luz, ajuda-me a viver na Tua luz. Ajude-me a manter meus olhos firmemente focados na glória de Sua Ressurreição. Que a alegria desse olhar me guarde das incontáveis ​​distrações do mal ao meu redor. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.