Liturgia Diária – 2ª Semana do Advento, Sábado (10/12/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 2ª Semana do Advento, Sábado, 10 de dezembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Eclesiástico 48, 1-4.9-11

Leitura do Livro do Eclesiástico:

Naqueles dias: 1O profeta Elias surgiu como um fogo, e sua palavra queimava como uma tocha. 2Fez vir a fome sobre eles e, no seu zelo, reduziu-os a pouca gente. 3Pela palavra do Senhor fechou o céu e de lá fez cair fogo por três vezes. 4Ó Elias, como te tornaste glorioso por teus prodígios! Quem poderia gloriar-se de ser semelhante a ti? 9Tu foste arrebatado num turbilhão de fogo, num carro de cavalos também de fogo, 10tu, nas ameaças para os tempos futuros, foste designado para acalmar a ira do Senhor antes do furor, para reconduzir o coração do pai ao filho, e restabelecer as tribos de Jacó. 11Felizes os que te viram, e os que adormeceram na tua amizade!

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 79 (80)

Convertei-nos, ó Senhor, resplandecei a vossa face e nós seremos salvos!

– Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós que sobre os querubins vos assentais. Despertai vosso poder, ó nosso Deus e vinde logo nos trazer a salvação!

– Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Pousai a mão por sobre o vosso Protegido, o filho do homem que escolhestes para vós! E nunca mais vos deixaremos, Senhor Deus! Dai-nos vida, e louvaremos vosso nome!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 17, 10-13

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas! Toda carne há de ver a salvação que vem de Deus! (Lc 3,4.6);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: ‘Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?’ 11Jesus respondeu: ‘Elias vem e colocará tudo em ordem. 12Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles.’ 13Então os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O último dos profetas do Antigo Testamento foi Malaquias. Ele concluiu seu ministério cerca de 400 anos antes da vinda de Cristo. Malaquias profetizou que um “mensageiro” viria antes do Messias para preparar o caminho diante dEle. Malaquias continua dizendo que “Elias, o Profeta” virá antes do dia do Senhor (Ver Malaquias 3:1–24).

Muitas pessoas na época de Jesus não entenderam essa profecia e nem mesmo estavam cientes dela. Portanto, os escribas usaram essa profecia para confundir muitas pessoas, afirmando que, como “Elias” não havia vindo, então claramente Jesus não era o Messias prometido.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Jesus esclareceu aos discípulos que o “mensageiro”, que seria o novo Elias, já havia chegado na pessoa de João Batista. Assim, ao esclarecer isso, Jesus também esclareceu que os escribas não eram precisos em sua tentativa de interpretar as Escrituras e estavam ativamente enganando as pessoas por causa de seus erros.

Uma coisa que isso nos diz é que devemos abordar a palavra de Deus com humildade. O orgulho dos escribas os levou a acreditar que eles tinham algum tipo de sabedoria extraordinária que eles não tinham. Assim, eles agiram como pobres mestres espirituais do povo de Deus.

A humildade diante da Palavra de Deus é essencial se quisermos entender corretamente não apenas as profecias do Antigo Testamento, mas também as próprias palavras do próprio Jesus. Sem humildade diante da Palavra de Deus, podemos facilmente interpretar mal as belas e sagradas palavras ditas por nosso Senhor.

Tudo nas Escrituras é profundo e verdadeiro. E por esta santa Palavra de Deus chegamos a encontrar o próprio Deus. Mas, se permitirmos que o orgulho se infiltre, podemos acabar imitando os escribas e entendendo mal a Palavra de Deus. O resultado será uma imagem distorcida de Deus que se tornará um impedimento para nosso encontro pessoal com nosso amoroso Senhor. Mas se pudermos sempre permanecer humildes diante de tudo o que Deus nos revelou, então estaremos mais facilmente abertos para as verdades mais profundas e belas que Deus quer falar aos nossos corações.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Reflita, hoje, sobre qualquer maneira em que você se encontrou confuso com a Palavra de Deus. Tente humildemente abrir seu coração mais plenamente para aquilo que nosso Senhor quer falar com você. Ouça com a mente e coração abertos e permita que o puro dom da fé se torne seu guia para que você seja conduzido às verdades mais profundas de nossa fé.

Oração do Dia

Meu misterioso e belo Senhor, Você nos revelou os mais profundos mistérios da vida através de Sua Palavra escrita. Que eu sempre me aproxime da Sua Palavra com humildade e abertura para que eu possa conhecê-lo mais plenamente. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *