Liturgia Diária – Santos Inocentes, mártires, Quarta-feira (28/12/2022)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 28 de dezembro de 2022.

Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, o Salmo do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: 1 João 1,5-2,2

Leitura da Primeira Carta de São João:

Caríssimos: 5A mensagem, que ouvimos de Jesus Cristo e vos anunciamos, é esta: Deus é luz e nele não há trevas. 6Se dissermos que estamos em comunhão com ele, mas andamos nas trevas, estamos mentindo e não nos guiamos pela verdade. 7Mas, se andamos na luz, como ele está na luz, então estamos em comunhão uns com os outros, e o sangue de seu Filho Jesus nos purifica de todo pecado. 8Se dissermos que não temos pecado, estamo-nos enganando a nós mesmos, e a verdade não está dentro de nós. 9Se reconhecermos nossos pecados, então Deus se mostra fiel e justo, para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda culpa. 10Se dissermos que nunca pecamos, fazemos dele um mentiroso e sua palavra não está dentro de nós. 2,1Meus filhinhos, escrevo isto para que não pequeis. No entanto, se alguém pecar, temos junto do Pai um Defensor: Jesus Cristo, o Justo. 2Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados, e não só pelos nossos, mas também pelos pecados do mundo inteiro.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 123(124)

– Nossa alma como um pássaro escapou do laço que lhe armara o caçador.

– Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, quando os homens investiram contra nós, com certeza nos teriam devorado no furor de sua ira contra nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

– Então as águas nos teriam submergido, a correnteza nos teria arrastado, e então, por sobre nós teriam passado essas águas sempre mais impetuosas.

– O laço arrebentou-se de repente, e assim nós conseguimos libertar-nos. O nosso auxílio está no nome do Senhor, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 2,13-18

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos; vos louva o exército dos vossos santos mártires!

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

13Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. 14José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Do Egito chamei o meu Filho”. 16Quando Herodes percebeu que os magos o haviam enganado, ficou muito furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, exatamente conforme o tempo indicado pelos magos. 17Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: 18″Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos, e não quer ser consolada, porque eles não existem mais”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O evento mais glorioso que já aconteceu em nosso mundo também encheu alguns de ódio e raiva. Herodes, que tinha ciúmes de seu próprio poder terreno, sentiu-se muito ameaçado pela mensagem compartilhada com ele pelos Magos. E quando os magos falharam em retornar a Herodes para lhe dizer onde o Rei recém-nascido estava localizado, Herodes fez o impensável. Ele ordenou a matança de todos os meninos de até dois anos de idade que estivessem em Belém e arredores.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Tal ato é difícil de compreender. Como os soldados puderam realizar uma trama tão maligna? Imagine o luto profundo e a devastação que tantas famílias enfrentaram como resultado. Como pode um governante civil matar tantas crianças inocentes?

É claro que, em nossos dias, muitos líderes civis continuam a apoiar a prática bárbara de permitir a matança de inocentes dentro do útero. Assim, em muitos aspectos, a ação de Herodes não é tão diferente de hoje.

A passagem acima nos revela a vontade do Pai em relação não apenas à proteção de Seu divino Filho, mas também à Sua vontade divina para a proteção e santidade de toda a vida humana. Foi satanás quem inspirou Herodes a matar aquelas crianças preciosas e inocentes há tanto tempo, e é satanás quem continua a promover uma cultura de morte e destruição hoje. Qual deve ser a nossa resposta? Nós, como São José, devemos ver como nosso dever solene proteger os mais inocentes e vulneráveis ​​com determinação inabalável. Embora este Menino recém-nascido fosse Deus, e embora o Pai Celestial pudesse ter protegido Seu Filho com uma miríade de anjos, era a vontade do Pai que um homem, São José, protegesse Seu Filho. Por essa razão, devemos também ouvir o Pai chamando cada um de nós para fazer tudo o que pudermos para proteger os inocentes e os mais vulneráveis, especialmente a criança dentro do útero.

Reflita, hoje, sobre a vontade de Deus para sua vida. De que maneira Deus está chamando você para ser como São José e proteger os mais inocentes e vulneráveis? Como você está sendo chamado para ser um guardião daqueles confiados aos seus cuidados? Certamente, em nível civil, todos devemos trabalhar para proteger a vida daqueles que ainda não nasceram. Mas todos os pais, avós e todos os encarregados da responsabilidade pelo outro devem se esforçar para proteger aqueles sob seus cuidados de inúmeras outras maneiras. Devemos trabalhar diligentemente para preservá-los dos males do nosso mundo e dos numerosos ataques do maligno em suas vidas. Reflita hoje sobre esta questão e deixe que o Senhor lhe fale do seu dever de imitar o grande protetor, São José.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Oração do Dia

Senhor, dá-me discernimento, sabedoria e força para que eu possa trabalhar de acordo com a Tua vontade para proteger os mais inocentes dos males deste mundo. Que eu nunca me acovarde diante do mal e que eu sempre cumpra meu dever de proteger aqueles que estão sob meus cuidados. São José, rogai por mim. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.

A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *