Liturgia Diária – 2ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (20/01/2023)

Salmo do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 2ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 20 de janeiro de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia aqui no Mundo dos Católicos. Reflita a Homilia do Dia do Evangelho e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Hebreus 8, 6-13

Leitura da Carta aos Hebreus:

Irmãos:6Agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8Com efeito, Deus adverte: ‘Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – diz o Senhor: colocarei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’. Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados.’ 13Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (27/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 84 (85)

– A verdade e o amor se encontrarão.

– Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

– A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

– O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 3, 13-19

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou essa reconciliação (2Cor 5,19).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo:13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer ‘filhos do trovão’; 18André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Os Doze Apóstolos foram primeiro chamados por Jesus e depois enviados para pregar com autoridade. A autoridade que receberam foi com o propósito de expulsar os demônios. Mas como eles fizeram isso? É interessante notar que a autoridade que receberam sobre os demônios estava, em parte, associada à sua comissão de pregar. E embora existam alguns casos registrados nas Escrituras dos Apóstolos expulsando demônios diretamente por ordem, também deve ser entendido que a pregação do Evangelho com a autoridade de Cristo tem um efeito direto de expulsar demônios.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (29/05/2024)

Demônios são anjos caídos. Mas mesmo em seu estado decaído, eles retêm os poderes naturais que possuem, como o poder de influência e sugestão. Eles procuram se comunicar conosco para nos enganar e nos afastar de Cristo. Os anjos bons, é claro, também exercem esse mesmo poder natural para o nosso bem. Nossos anjos da guarda, por exemplo, buscam constantemente nos comunicar as verdades de Deus e Sua graça. A batalha angelical entre o bem e o mal é real e, como cristãos, devemos estar cientes dessa realidade.

Uma das melhores formas de enfrentar satanás e seus demônios é ouvir a Verdade e proclamá-la com a autoridade de Cristo. Embora aos Apóstolos tenha sido dada uma autoridade especial para a sua pregação, cada cristão, em virtude do seu Batismo e da Confirmação, é encarregado da mensagem do Evangelho para anunciá-la de várias maneiras. E com essa autoridade, devemos nos esforçar constantemente para trazer o Reino de Deus. Fazer isso terá um impacto direto na diminuição do reino de satanás.

Reflita, hoje, sobre seu dever de compartilhar o Evangelho com os outros. Às vezes isso é feito por um compartilhamento explícito da mensagem de Jesus Cristo, e outras vezes a mensagem é compartilhada mais por nossas ações e virtudes. Mas a cada cristão é confiada esta missão e deve aprender a cumpri-la com verdadeira autoridade, sabendo que, à medida que essa autoridade de Cristo é exercida, o Reino de Deus aumenta e a atividade do maligno é vencida.

Leia mais:  Liturgia Diária – 8ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (28/05/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor todo-poderoso, agradeço-te pela graça que me deste para proclamar a verdade da tua mensagem salvadora àqueles com quem me encontro todos os dias. Ajude-me a cumprir minha missão de pregar em palavras e ações e fazê-lo com a autoridade gentil e poderosa que me foi dada por você. Eu me ofereço ao Teu serviço, querido Senhor. Faça comigo o que quiser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Usada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser usada em outras celebrações. E também pode ser utilizada em outros momentos como em Grupos de Meditação e Orações.

Apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo todos os dias, o ponto central é a missa dominical. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de fé.

Deste modo, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em unidade. Durante a celebração da missa católica, a Liturgia do Dia pode ser praticada por gestos, palavras ou sinais .

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *