Liturgia Diária – 2º Domingo do Advento (10/12/2023)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 10 de dezembro de 2023.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Veja a Leitura e Homilia de Hoje do evangelho do dia e Oração do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Isaías 40, 1-5.9-11

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Consolai o meu povo, consolai-o! – diz o vosso Deus -. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz: ‘Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada de nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou’. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: ‘Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães’.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 84 (85)

– Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!

– Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

– A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

– O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5º Domingo da Páscoa (28/04/2024)

2ª Leitura

Segunda leitura: São Pedro 3, 8-14

Leitura da Segunda Carta de São Pedro:

8Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. 9O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Ele está usando de paciência para convosco. Pois não deseja que alguém se perca. ao contrário, quer que todos venham a converter-se. 10O dia do Senhor chegará como um ladrão, e então os céus acabarão com barulho espantoso; os elementos, devorados pelas chamas, se dissolverão, e a terra será consumida com tudo o que nela se fez. 11Se deste modo tudo se vai desintegrar, qual não deve ser o vosso empenho numa vida santa e piedosa, 12enquanto esperais com anseio a vinda do Dia de Deus, quando os céus em chama se vão derreter, e os elementos, consumidos pelo fogo, se fundirão? 13O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. 14Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 1-8

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Preparai o caminho do Senhor; endireitai suas veredas. Toda carne há de ver a salvação do nosso Deus (Lc 3,4.6);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: ‘Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!” 4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. 6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: ‘Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Estas, as primeiras linhas do Evangelho de São Marcos, apresentam-nos São João Batista. João foi aquele que Isaías profetizou que viria antes do Messias. João recebeu a responsabilidade e o privilégio de ser aquele que seria o preparador mais imediato para o Salvador do Mundo.

Talvez se a maioria das pessoas recebesse a tarefa de instruir João sobre a melhor forma de preparar o caminho para o Senhor, eles lhe diriam que ele deve recorrer aos líderes do povo, às autoridades civis, aos influentes e aos que têm status na sociedade para vencer eles primeiro. Muitos concluiriam que o Messias precisava ter o total apoio dos líderes daquela época. Mas obviamente não foi isso que João fez.

João Batista, por inspiração do Espírito Santo, não foi levado às casas dos mais prestigiosos e ricos, nem aos salões dos governadores civis, nem às sinagogas ou ao Templo. Em vez disso, João foi levado para o deserto. E no deserto, aquele lugar árido e deserto, ele atraiu muitas pessoas para si e para a sua mensagem de arrependimento.

Deus continua a chamar muitos hoje para seguirem os passos de João Batista. Embora João tenha sido uma pessoa real enviada em uma missão real em um determinado momento, a missão que ele cumpriu ainda precisa ser cumprida de várias maneiras hoje. O “caminho do Senhor” ainda precisa ser preparado. O Senhor ainda deseja vir a muitos e precisa de profetas para preparar o caminho para Sua vinda contínua pela graça. Você é uma dessas pessoas?

Verdade seja dita, cada um de nós, rico ou pobre, instruído ou não, jovem ou velho, etc., é chamado por Deus para preparar o caminho para Sua vinda pela graça todos os dias. Somos chamados a preparar o caminho, chamando outros ao arrependimento sincero e à conversão de vida. Isto é feito pelo testemunho das nossas ações, pelas nossas palavras e por inúmeras outras formas que Deus chama. Como Deus está chamando você para fazer Sua obra? Ele certamente está ligando para você. Você simplesmente precisa estar aberto a esse chamado e responder generosamente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sábado (27/04/2024)

Reflita hoje sobre aquele “deserto” para o qual você foi chamado, para preparar a si mesmo e aos outros para a vinda de Cristo. Esse deserto é qualquer lugar onde há necessidade e todo lugar onde nosso Senhor não está. Pode ser a sua família, o ambiente de trabalho, a comunidade, entre amigos ou qualquer lugar que não tenha a superabundância da graça de Deus. Procure entrar nesses desertos e estar aberto para ser um canal da graça de nosso Senhor para os necessitados.

Oração do Dia

Senhor, Você deseja vir a mim e a todos os Seus filhos todos os dias. Por favor, use-me não apenas para preparar meu coração e alma para Sua vinda divina, mas também para preparar outros para conhecê-lo. Dá-me sabedoria e compaixão, discernimento e força, para que eu possa imitar São João Batista e preparar o caminho para a Tua gloriosa vinda pela graça. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *