Liturgia Diária – 2º Domingo do Tempo Comum (14/01/2024)

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 14 de janeiro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Oração. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Samuel 3, 3-10.19

Leitura do primeiro livro de Samuel:

Naqueles dias, 3Samuel estava dormindo no templo do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. 4Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” Ele respondeu: “Estou aqui”. 5E correu para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “Eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. 6O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Ele respondeu: “Não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” 7Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se lhe tinha manifestado. 8 O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “Tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu que era o Senhor que estava chamando o menino. 9Então disse a Samuel: “Volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: ‘Senhor, fala, que teu servo escuta!'” E Samuel voltou ao seu lugar para dormir. 10O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “Fala, que teu servo escuta”. 19Samuel crescia, e o Senhor estava com ele. E não deixava cair por terra nenhuma de suas palavras.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 39 (40)

– Eu disse: “Eis que venho, Senhor! Com prazer faço a vossa vontade”.

– Esperando, esperei no Senhor e, inclinando-se, ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor.

– Sacrifício e oblação não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados.

– E então eu vos disse: “Eis que venho!” Sobre mim está escrito no livro: “Com prazer faço a vossa vontade, guardo em meu coração vossa lei!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Terça-feira (27/02/2024)

– Boas-novas de vossa justiça anunciei numa grande assembleia; vós sabeis: não fechei os meus lábios!

2ª Leitura

Segunda leitura: Coríntios 6, 13-15.17-20

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 13o corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor é para o corpo; 14e Deus, que ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará também a nós, pelo seu poder. 15Porventura ignorais que vossos corpos são membros de Cristo? 17Quem adere ao Senhor torna-se com ele um só espírito. 18Fugi da imoralidade. Em geral, qualquer pecado que uma pessoa venha a cometer fica fora do seu corpo. Mas o fornicador peca contra o seu próprio corpo. 19Ou ignorais que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que mora em vós e que vos é dado por Deus? E, portanto, ignorais também que vós não pertenceis a vós mesmos? 20De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 1, 35-42

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Encontramos o Messias, Jesus Cristo, de graça e verdade ele é pleno; de sua imensa riqueza, graças sem fim recebemos (Jo 1,41.17);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois, ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias” (que quer dizer Cristo). 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer pedra).

Leia mais:  Liturgia Diária – 2º Domingo da Quaresma (25/02/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

André era um seguidor de São João Batista até que João o encaminhou a Jesus. Um dia, João viu Jesus passar e apontou para Jesus, dizendo a André e outro discípulo: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos seguiram Jesus. Depois de passar o dia com Jesus, André ficou tão impressionado que no dia seguinte, entusiasmado, foi procurar seu irmão, Simão Pedro, para lhe contar sobre Jesus. Como é mencionado na passagem acima, ele diz a Pedro com entusiasmo: “Encontramos o Messias”. Então, uma vez que Pedro conhece Jesus, Pedro também se torna Seu discípulo.

Uma experiência semelhante ocorre entre os irmãos Filipe e Natanael (ver João 1:43–51). Jesus chama Filipe para segui-lo, e ele o faz. Depois de acreditar que Jesus é o Messias, Filipe vai contar ao seu irmão Natanael que encontrou “aquele sobre quem Moisés escreveu na lei, e também os profetas”. Natanael acredita e segue nosso Senhor. Assim, uma série de conversões começou depois que João Batista deu testemunho de que Jesus era o “Cordeiro de Deus”.

Embora possamos ter certeza de que Jesus não precisou do testemunho de João Batista para converter André, nem do testemunho de André para converter Simão Pedro, nem do testemunho de Filipe para converter Natanael, foi assim que aconteceu. Jesus escolheu usar esses três para promover a conversão de outros.

No plano divino de salvação de Deus, Ele usa regularmente a mediação de outros para promover a conversão dos corações. Vemos isso em muitos níveis. Em primeiro lugar, Ele usa a nossa Mãe Santíssima como Medianeira da Graça para trazer a Sua graça sobre todos nós. Ela é o instrumento e Jesus é a fonte. Através da sua mediação, existem outros santos que atuam como intercessores. E há inúmeros anjos que também atuam como distribuidores da graça e da misericórdia de Deus. Deus é a fonte de tudo, mas usa as hostes celestiais para trazer Sua graça sobre todos nós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Quaresma, Segunda-feira (26/02/2024)

O mesmo é verdade em nossa existência terrena. Além dos numerosos anjos e santos que atuam como intercessores e mediadores, Deus usa cada um de nós para realizar o Seu Reino aqui e agora na vida de muitos. Cada vez que falamos as palavras de Deus ou testemunhamos a Deus através das nossas ações, tornamo-nos instrumentos da misericórdia de Deus. E se nos comprometermos totalmente com a vontade divina, muitos serão convertidos pela graça de Deus através de nós.

Reflita, hoje, sobre o chamado santo e sagrado que você recebeu para atuar como mediador da infinita graça e misericórdia de Deus. Primeiro, pense nas muitas pessoas que Deus deseja tocar através de você. Pense também no fato de que essas pessoas talvez nunca se sintam atraídas por Deus se você deixar de agir. Deus pode fazer todas as coisas e tocar muitas pessoas de diversas maneiras, mas permanece o fato de que Ele deseja usar você para Sua missão. Diga “Sim” a essa missão para que você, como muitos outros, participe do glorioso chamado de ser intercessor e mediador da graça de Deus.

Oração do Dia

Glorioso Senhor, Tu és abundantemente generoso em Tua graça e misericórdia e desejas conceder Teu amor a todas as pessoas. Por favor, use-me para Sua missão divina de evangelizar o mundo. Eu digo “Sim” para Ti, querido Senhor. Use-me como quiser. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.