Liturgia Diária – 4º Domingo do Tempo Comum (28/01/2024)

Reflexão do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Domingo, 28 de janeiro de 2024.

Confira todos os dias a Liturgia de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras, a Oração do dia e o Evangelho Hoje com reflexão. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Deuteronômio 18,15-20

Leitura do livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: 15″O Senhor teu Deus fará surgir para ti, da tua nação e do meio de teus irmãos, um profeta como eu: a ele deverás escutar. 16Foi exatamente o que pediste ao Senhor teu Deus, no monte Horeb, quando todo o povo estava reunido, dizendo: ‘Não quero mais escutar a voz do Senhor meu Deus nem ver este grande fogo, para não acabar morrendo’. 17Então o Senhor me disse: ‘Está bem o que disseram. 18Farei surgir para eles, do meio de seus irmãos, um profeta semelhante a ti. Porei em sua boca as minhas palavras e ele lhes comunicará tudo o que eu lhe mandar. 19Eu mesmo pedirei contas a quem não escutar as minhas palavras que ele pronunciar em meu nome. 20Mas o profeta que tiver a ousadia de dizer em meu nome alguma coisa que não lhe mandei ou se falar em nome de outros deuses, esse profeta deverá morrer'”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 94 (95)

– Não fecheis o coração, ouvi hoje a voz de Deus!

– Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores e com cantos de alegria o celebremos!

– Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é o nosso Deus, nosso pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão.

– Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (29/04/2024)

2ª Leitura

Segunda leitura: Coríntios 7, 32-35

Leitura da primeira carta de são Paulo aos Coríntios:

Irmãos, 32eu gostaria que estivésseis livres de preocupações. O homem não casado é solícito pelas coisas do Senhor e procura agradar ao Senhor. 33O casado preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar à sua mulher, 34e, assim, está dividido. Do mesmo modo, a mulher não casada e a jovem solteira têm zelo pelas coisas do Senhor e procuram ser santas de corpo e espírito. Mas a que se casou preocupa-se com as coisas do mundo e procura agradar ao seu marido. 35Digo isso para o vosso próprio bem e não para vos armar um laço. O que eu desejo é levar-vos ao que é melhor, permanecendo junto ao Senhor, sem outras preocupações.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 1, 21-28

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O povo que jazia nas trevas viu brilhar uma luz grandiosa; a luz despontou para aqueles que jaziam nas sombras da morte (Mc 4,16);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

21Na cidade de Cafarnaum, num dia de sábado, Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24″Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “O que é isso? Um ensinamento novo, dado com autoridade: ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

É interessante notar que este espírito imundo sabe imediatamente quem é Jesus. Isto ocorre porque cada um dos dois opostos enfatiza o outro muito claramente. Por exemplo, a cor preta é vista com mais clareza quando colocada na frente de algo branco. Ou algo quente é mais perceptível depois de experimentar algo muito frio. E um barulho alto é ainda mais chocante quando alguém está sentado em silêncio. E assim é com Jesus e o mal. Jesus, o Santo de Deus, é visto mais claramente quando entra em contato com um espírito imundo.

Este fato nos dá alguns insights maravilhosos sobre nossa jornada rumo às alturas da santidade. Muitas vezes, quando alguém experimenta uma conversão profunda e transformadora, é porque primeiro viveu uma vida de pecado. Quando alguém que vive em pecado encontra a graça salvadora de Deus, isso é bastante perceptível. E isso é bom.

Mas há também outra visão espiritual que podemos tirar disso. Para aprofundar a analogia, também é verdade que quando a cor preta é colocada ao lado de algo azul escuro, ou quando algo quente é tocado depois de segurar algo bastante quente, há menos atenção. O mesmo acontece com a vida espiritual. Quando nos esforçamos para obter a verdadeira santidade de vida, e quando já estamos vivendo as muitas virtudes às quais somos chamados, o próximo passo mais perto de Deus pode não ser tão perceptível. Em vez disso, o crescimento na perfeição para quem já está se esforçando pela perfeição será muito sutil. E isso também é bom.

É importante entender isso porque, às vezes, quando uma pessoa passou por uma conversão poderosa no início da vida, ela deseja retornar à experiência que teve quando se converteu inicialmente. Mas esse não deveria ser o nosso objetivo. Em vez disso, deveríamos nos esforçar continuamente para experimentar essas mudanças mais sutis que nos levam de uma vida de santidade para uma vida de santidade ainda maior. Nesse caso, se você não sente um poderoso contraste de experiências espirituais dentro de você, pode ser simplesmente porque não há pecados graves que você esteja tentando superar. Assim, o ideal para todo cristão é eventualmente experimentar experiências espirituais menos contrastantes e mais gentis e sutis, à medida que nosso Senhor continua a aperfeiçoá-lo suavemente de muitas maneiras.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflita hoje sobre sua própria jornada espiritual em direção à santidade. Se você perceber pecados graves em sua vida, saiba que Deus quer libertá-lo profundamente e levá-lo a uma grande conversão. Se você não vê pecados graves em sua vida e já se esforça diariamente para se tornar santo, então alegre-se se seus consolos espirituais e comunicações de Deus forem muito mais sutis e, às vezes, indetectáveis. Continue trabalhando com perfeição e alegre-se por estar no caminho correto.

Oração do Dia

Senhor de toda santidade, por favor, continue a me atrair para uma vida de perfeição. Ajude-me a crescer em todas as virtudes e a estar continuamente consciente de cada dom de graça que recebo. Por favor, ajude-me, especialmente, a estar atento a cada graça pequena e sutil e a responder a essas graças com um coração verdadeiramente aberto e agradecido. Jesus eu confio em vós!

A Liturgia Diária para os Católicos

Até o século XVI não existia uma padronização para a liturgia diária, portanto, não tinha uma norma que caracterizava a sua obrigatoriedade. Porém, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E foi através do Concílio Vaticano II que a Liturgia teve a sua mais recente atualização.

A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura. A liturgia é formada pela primeira e segunda leitura, salmo e o evangelho do dia, fazendo parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *