Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (26/10/2022)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 30ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 26 de outubro de 2022.

Receba a Liturgia do Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Homilia Diária Hoje do evangelho e Salmo do dia. Leia aqui a Liturgia de hoje no site Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 6,1-9

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2’Honra teu pai e tua mãe’ – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3’a fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra’. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não a homens. 8Vós o sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, ele tornará a recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo para com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 144 (145)

O Senhor cumpre sempre suas promessas!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

– O Senhor é amor fiel em sua palavra, dé santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13, 22-30

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Pelo evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2Ts 2,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: ‘Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?’ Jesus respondeu: 24’Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: `Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: `Não sei de onde sois.’ 26Então começareis a dizer: `Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: `Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Jesus deixa claro que há alguns que virão a Ele presumindo sua entrada no Céu, mas sua presunção será recebida com estas palavras assustadoras: “Não sei de onde você é. Afaste-se de mim.”

A presunção é um pecado perigoso. É perigoso por dois motivos. Primeiro, quando as pessoas são presunçosas, estão vivendo em negação da verdade. Em relação a Deus, presunção significa que as pessoas agem como se estivessem em um relacionamento com Deus quando não estão. Eles podem dizer coisas sagradas, agir de forma santa e até acreditar que são santos, enquanto na verdade eles não conhecem nosso Senhor. Assim, presunção é quando se vive em negação da verdade.

Em segundo lugar, a presunção é perigosa porque a pessoa presunçosa não se arrependerá de seu próprio pecado. Isso ocorre porque sua negação torna impossível para eles admitirem seu pecado. Sem admitir seu pecado, eles não podem admitir subsequentemente sua necessidade de mudar. Eles permanecem imersos em seu falso pensamento e em seu pecado.

Jesus apresenta este ensinamento não para revelar que Ele é duro com aqueles que são presunçosos; antes, Ele o apresenta como um ato de grande misericórdia para aqueles que estão presos nesse pecado. É preciso esta revelação surpreendente para livrar uma pessoa deste pecado. Nesse caso, é o medo de um dia ouvir essas palavras de Jesus que ajudará aqueles que estão presos à presunção a se libertar e enfrentar a verdade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre como você não está sendo honesto consigo mesmo ou com os outros. Deixe que o choque do resultado final de qualquer presunção em sua vida o liberte desse pecado para que você possa se humilhar diante de Deus agora, antes que seja tarde demais. Lembre-se de quão profundamente nosso Senhor o ama e deixe que esse amor o ajude a enfrentar sua vida com honestidade e integridade.

Oração do Dia

Meu amoroso Senhor, eu Te amo profundamente e oro para que meu amor seja sempre honesto, genuíno e completo. Ajude-me a ver, em minha vida, todas as maneiras pelas quais eu deixo de amá-lo com todo o meu coração. Entrego minha vida a Ti, querido Senhor, sem reservas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como o momento formal da missa católica. Mas seu verdadeiro significado é fazer com que os cristãos reflitam as palavras e praticar seus ensinamentos no dia a dia.

A liturgia nos mostra o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, trazendo orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *