Liturgia Diária – 30ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (27/10/2022)

Homilia do Evangelho de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 30ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira, 27 de outubro de 2022.

Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.

1ª Leitura

Primeira leitura: Efésios 6, 10-20

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios:

Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.

– Palavra do Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 143 (144)

Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

– Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!

– Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.

– Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 13, 31-35

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Bendito é rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens! (Lc 19,38;2,14)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: ‘Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar.’ 32Jesus disse: ‘Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.’

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Que troca interessante foi essa entre Jesus e alguns dos fariseus. É interessante observar tanto a ação dos fariseus quanto a de Jesus.

Pode-se perguntar por que os fariseus falaram com Jesus dessa maneira, alertando-o sobre a intenção de Herodes. Eles estavam preocupados com Jesus e, portanto, estavam tentando ajudá-lo? Provavelmente não. Em vez disso, sabemos que a maioria dos fariseus tinha ciúmes e inveja de Jesus. Nesse caso, parece que eles estavam alertando Jesus sobre a ira de Herodes como forma de tentar intimidá-lo a deixar seu distrito. É claro que Jesus não se intimidou.

Às vezes experimentamos a mesma coisa. Às vezes, podemos ter alguém que nos conta algumas fofocas sobre nós sob o pretexto de tentar nos ajudar, quando na verdade é uma maneira sutil de nos intimidar para nos encher de medo ou ansiedade.

A chave é reagir apenas da maneira que Jesus fez quando confrontado com tolice e malícia. Jesus não cedeu à intimidação. Ele não estava nem um pouco preocupado com a malícia de Herodes. Em vez disso, Ele respondeu de uma maneira que disse aos fariseus, em certo sentido: “Não perca seu tempo tentando me encher de medo ou ansiedade. Estou fazendo as obras de meu Pai e é só com isso que devo me preocupar.”

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

O que te incomoda na vida? Com o que você se sente intimidado? Você permite que as opiniões, malícia ou fofoca dos outros o derrube? A única coisa com que devemos nos preocupar é fazer a vontade do Pai Celestial. Quando estamos fazendo a Sua vontade com confiança, também teremos a sabedoria e a coragem de que precisamos para repreender todos os enganos e intimidações tolas em nossas vidas.

Reflita, hoje, sobre seu próprio compromisso com a vontade do Pai em sua vida. Você está cumprindo a vontade Dele? Se sim, você acha que algumas pessoas vêm e tentam dissuadi-lo? Esforce-se para ter a mesma confiança de Jesus e mantenha o foco na missão que Deus lhe deu.

Oração do Dia

Senhor, eu confio em Tua vontade divina. Confio no plano que Você traçou para mim e me recuso a ser influenciado ou intimidado pela tolice e malícia dos outros. Dá-me coragem e sabedoria para manter meus olhos em Ti em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *