Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira (09/05/2023)
Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, Terça-feira, 9 de maio de 2023.
Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 14, 19-28
Leitura dos Atos dos Apóstolos:
Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 21Depois de terem pregado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a Palavra em Perge e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 144 (145)
– Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso reino glorioso.
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
– Que a minha boca cante a glória do Senhor e que bendiga todo ser seu nome santo, desde agora, para sempre e pelos séculos.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 27-31
– Aleluia, aleluia, aleluia.
– Era preciso que Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos, para entrar em sua glória, aleluia (Lc 24,46.26);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27″Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Então, como a paz que Jesus dá a você difere da paz aparente que o mundo dá? Todos nós queremos paz na vida. O desejo de paz interior está escrito em nossa própria natureza. E embora muitas pessoas façam escolhas que levem à desordem interior e até ao caos, essas escolhas muitas vezes são feitas a partir de um senso confuso do que realmente proporciona satisfação.
Por exemplo, aqueles que optam por alimentar um vício em drogas ou álcool muitas vezes começaram esse vício por um desejo equivocado de felicidade. A correção temporária experimentada dá a sensação temporária de bem-estar. Mas falando objetivamente, é muito claro que a “paz” temporária que alguém recebe dessas ações leva, em última análise, à perda daquilo que eles desejam. E quando essas escolhas se tornam vícios, a pessoa geralmente se vê presa em uma espiral descendente.
Existem também inúmeras outras maneiras pelas quais as pessoas buscam satisfação e realização na vida. Dinheiro, promiscuidade, trapaça, egoísmo, raiva, decepção e coisas semelhantes são todas ações feitas com a intenção de alguma satisfação. Nosso objetivo diário deve ser desmascarar essas ações enganosas para que possamos vê-las pelo que são e pelos frutos que produzem. Essas são claramente algumas das muitas maneiras pelas quais o “mundo” nos oferece paz.
Quando se trata da verdadeira felicidade na vida, o dom da verdadeira paz interior é um dos sinais mais claros de que estamos no caminho certo e tomando as decisões certas. Quando escolhemos a vontade de Deus todos os dias, essas escolhas podem ser difíceis e exigir muito sacrifício inicial. O amor pode ser difícil. A fidelidade à lei moral de Deus pode ser desafiadora. E recusar-se a pecar é difícil. Mas escolher a vontade de Deus ao longo do nosso dia, todos os dias, começará a produzir em nós o dom consolador e sustentador da paz de Cristo.
A verdadeira paz produz força. Leva à integridade interior e totalidade. Produz clareza de pensamento e certeza nas convicções. A paz de Deus leva a mais paz. Leva a escolhas baseadas em ações de amor bem pensadas. A paz nos conduz à vontade de Deus, e a vontade de Deus conduz à paz. O efeito cíclico é exponencial e é um dos guias mais claros para a felicidade na vida.
Reflita, hoje, se você realmente tem paz em seu coração. Você reconhece a presença silenciosa, forte e sustentadora de Deus dentro de sua alma? Suas escolhas diárias produzem maior integridade de coração e clareza de espírito? Você acha que tem alegria e calma, mesmo em meio aos maiores desafios da vida? Busque esta paz, pois se o fizer, estará buscando o bom Deus que produz este dom glorioso em seu coração.
Oração do Dia
Meu Senhor da verdadeira paz, Tu e a Tua santa vontade são o único caminho para a realização mais profunda de todos os meus desejos na vida. Quando faço escolhas erradas que levam à desordem e confusão, ajude-me a voltar para Ti de todo o coração. Por favor, desmascare qualquer engano com o qual eu luto e me dê a força que eu preciso para buscar a Ti e a Tua paz somente. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.
E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.
Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.
Sobre o Autor
0 Comentários