Liturgia Diária – 31ª Semana do Tempo Comum, Quinta-feira (07/11/2024)
Liturgia Diária de Quinta-feira, 7 de novembro de 2024.
Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e oração do dia para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Fl 3,3-8a)
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses
Irmãos, 3 os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4 Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5 Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6 pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7 Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8a Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 104 (105)
— Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
Ou: – Aleluia, Aleluia, Aleluia
— Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
— Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 15,1-10)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2 Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3 Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4 “Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5 Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6 e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7 Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8 E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9 Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10 Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Alguns dos grandes santos salientam que o número cem representa a perfeição. Cem refere-se à perfeição do Reino de Deus, que representa não apenas todos os santos no Céu, mas também os anjos. A única ovelha perdida representa toda a humanidade à medida que avançamos nesta vida. Jesus, é claro, é o Pastor cuja atenção se volta para a humanidade caída em uma busca diligente por nós, a fim de nos levar para casa.
Primeiro, observe que o Pastor não procura a ovelha perdida por raiva, mas por preocupação e amor. Compreender isso é essencial se quisermos ter uma compreensão correta de como nosso Senhor nos vê quando nos desviamos. Devemos ver Sua profunda preocupação, Sua diligência na busca e Seu compromisso inabalável em nos encontrar em nossa condição de desgarrado. Este não é um Deus que fica sentado julgando e com raiva, mas um Deus que veio até nós, assumiu nossa natureza humana decaída e suportou todo o sofrimento para nos encontrar e nos trazer para casa.
Observe também que nesta parábola o Pastor coloca a ovelha perdida sobre Seus ombros e a leva para casa. Muitas vezes podemos cair na armadilha de pensar que devemos voltar a Deus pelo nosso próprio esforço. Mas a verdade é que Deus está sempre lá, esperando para nos pegar e nos levar para casa. Nosso dever é nos rendermos às Suas mãos misericordiosas e parar de correr. Isto é feito voltando-nos para Ele e permitindo que Ele venha até nós e nos ministre. O esforço principal é da parte de nosso Senhor, uma vez que nos entregamos em Suas mãos gentis.
Finalmente, observe que a alegria mencionada nesta parábola vem do Pastor. É claro que também nos regozijaremos por sermos apanhados e levados para casa, para a perfeição do Reino de Deus, mas a nossa alegria é feita em resposta à alegria do nosso Senhor. É da Sua alegria que somos convidados a compartilhar. É o Seu coração que se enche de gratidão quando permitimos que Ele nos leve ternamente para casa. “Alegrai-vos comigo porque encontrei a minha ovelha perdida”, diz Ele.
Reflita hoje sobre esta santa imagem do Bom Pastor. Ao ponderar sobre esta parábola e imagens, esteja atento aos vários pensamentos, memórias, emoções e medos que são evocados dentro de você. Cada um de nós é diferente, e nosso Senhor deseja profundamente vir até cada um de nós exatamente onde estamos, em meio aos nossos pecados. Ponderar sobre a compaixão deste Bom Pastor abrirá a porta para que nosso Senhor fale com você e o convide pessoalmente a ir até Ele, afastando-se dos caminhos pelos quais você pessoalmente se desviou. Não fuja. Permaneça confiante enquanto Ele vem até você. Ouça a Sua voz e diga “Sim” a Ele enquanto Ele o levanta para levá-lo para casa.
Oração do Dia
Meu gentil Jesus, Tu és o Bom Pastor. Você me ama e me procura com diligência e fidelidade. Que eu possa confiar em Ti o suficiente para parar de fugir de Ti e de me esconder de sua voz gentil. Por favor, venha até mim, pegue-me, coloque-me em seus ombros e leve-me para casa. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.
O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.
Sobre o Autor
0 Comentários