Liturgia Diária – 31ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (31/10/2022)

Homilia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 31ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 31 de outubro de 2022.

Confira diariamente o Evangelho de Hoje dos Católicos em nosso site. Acompanhe as Leituras do evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Filipenses 2, 1-4

Leitura da carta de São Paulo aos Filipenses:

Irmãos, 1se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 130 (131)

Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!

– Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas nem tenho pretensões ambiciosas!

– Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.

– Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 14, 12-14

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Se guardais minha palavra, diz Jesus, realmente vós sereis os meus discípulos (Jo 8,31s);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Muitas vezes na vida caímos na armadilha de trabalhar por recompensas imediatas. Se fizermos bem, queremos ser notados, agradecidos e recompensados. Mas esta exortação de Jesus revela que nossas vidas de serviço devem ser vividas de tal maneira que não esperemos nenhum pagamento aqui e agora. Em vez disso, devemos antecipar nossa recompensa no céu.

Esta missão de nosso Senhor pode ser difícil de viver. Exige grande abnegação e preocupação com o outro sem esperar nada em troca. Mas quando entendermos esse princípio espiritual, perceberemos que o “pagamento” não está apenas nos esperando no céu, mas também é recebido por meio de nosso ato de altruísmo aqui e agora.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

O “pagamento” que recebemos aqui e agora por atos de serviço altruísta aos outros é santidade de vida. Alcançamos a santidade de vida quando procuramos conceder misericórdia aos outros. A misericórdia é um ato de amor dado ao necessitado sem qualquer motivação egoísta. Não é algo feito com a condição de que você receba algo de volta. A misericórdia é oferecida como amor de outro para o bem do outro e por nenhuma outra razão. Mas a boa notícia é que a verdadeira misericórdia tem um efeito profundo sobre quem a oferece. Ao mostrar misericórdia altruísta a outro, imitamos nosso Deus misericordioso e nos tornamos mais semelhantes a Ele. Esta é uma recompensa maior do que jamais poderíamos receber de outro.

Reflita, hoje, sobre como você está disposto a ser misericordioso com os necessitados. Você está disposto a dar sem expectativa de retribuição deles? Se assim for, você encontrará bênçãos muito maiores neste ato altruísta do que em qualquer outra coisa pela qual obtenha reconhecimento mundano.

Oração do Dia

Misericordioso Senhor, dá-me um coração cheio de misericórdia e compaixão por todos os necessitados. Que eu procure diariamente servi-los sem qualquer expectativa de recompensa. Que esses atos de misericórdia sejam recompensa suficiente e se tornem fonte e fundamento da minha santidade de vida. Jesus eu confio em vós.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *