Liturgia Diária – 32ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (07/11/2022)

Homilia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 32ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 7 de novembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária para refletir. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: São Paulo a Tito 1,1-9

Início da Carta de São Paulo a Tito:

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apóia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei: 6todo candidato deve ser irrepreensível, marido de uma só mulher, com filhos crentes, e não acusados de levianos ou insubordinados. 7Porque é preciso que o epíscopo seja irrepreensível, como administrador posto por Deus. Não seja arrogante nem irascível nem dado ao vinho nem turbulento nem cobiçoso de lucros desonestos 8mas hospi1taleiro, amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, continente, 9firmemente empenhado no ensino fiel da doutrina, de sorte que seja capaz de exortar com só doutrina e refutar os contraditores.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 23 (24)

É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

– Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

– ‘Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?’ ‘Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.

– Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador’. ‘É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face’.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17, 1-6

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Como astros no mundo brilheis, pregando a palavra da vida! (FI 2,15s)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo: 1Jesus disse a seus discípulos: ‘É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo.’ 5Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa fé!’ 6O Senhor respondeu: ‘Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

O perdão completo às vezes pode ser muito difícil. Este é especialmente o caso quando a mesma pessoa peca contra você “sete vezes em um dia”, como Jesus diz.

Mas as palavras de Jesus devem ser levadas a sério. Ele não estava sendo idealista; em vez disso, Ele estava sendo muito realista. O perdão deve ser dado, uma e outra e outra vez. Não podemos hesitar em oferecê-lo, especialmente àqueles que se arrependem sinceramente.

Uma das primeiras coisas que devemos notar nesta passagem é que quando alguém peca contra nós, devemos repreendê-lo. A repreensão não deve ser um ato de vingança; antes, deve ser feito de modo a convidar ao arrependimento. Esta é a única razão para a repreensão de outro. Se tivermos a sensação de que alguém que peca contra nós pode estar aberto a mudanças, devemos oferecer-lhe uma repreensão de amor. E quando eles o aceitam e buscam nosso perdão, devemos oferecê-lo.

Mas, como mencionado, isso pode ser especialmente difícil quando o pecado é cometido repetidamente. Pode tornar-se cansativo e desanimador. E quando um pecado é cometido repetidas vezes, é fácil ficar cético sobre a tristeza autêntica de quem busca o perdão.

Mas nada disso deve ser nossa preocupação. Nossa única preocupação deve ser ouvir essas palavras: “Sinto muito”. Este é o mandamento de Jesus. Quando alguém diz essas palavras, devemos perdoar e fazê-lo imediatamente.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Esta Escritura também nos revela a importância de expressar nossa tristeza àqueles a quem magoamos. É perigoso simplesmente presumir que o outro perdoará. Há um grande poder em realmente dizer a outra pessoa: “Por favor, me perdoe, sinto muito pelo meu pecado”. Embora essas palavras possam ser difíceis de dizer, são palavras de grande cura.

Reflita, hoje, sobre o ato de pedir perdão e oferecê-lo a outro. Todos nós recebemos inúmeras oportunidades todos os dias para perdoar e buscar o perdão. Não hesite em fazê-lo e você será grato que você fez.

Oração do Dia

Senhor, eu realmente sinto muito pelos muitos pecados que cometi contra Ti. Por favor me perdoe. Quando eu for obstinado, por favor, ofereça-me uma repreensão de amor. Quando eu precisar pedir perdão a outra pessoa, por favor, me dê coragem para fazê-lo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *