Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira (08/05/2023)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, Segunda-feira, 8 de maio de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leitura da Liturgia Diária de Hoje em nosso site. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 14, 5-18

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, em Icônio, 5pagãos e judeus, tendo à frente seus chefes, estavam dispostos a ultrajar e apedrejar Paulo e Barnabé. 6Ao saberem disso, Paulo e Barnabé fugiram e foram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e seus arredores. 7Aí começaram a anunciar o evangelho. 8Em Listra havia um homem paralítico das pernas, que era coxo de nascença e nunca fora capaz de andar. 9Ele escutava o discurso de Paulo. E este, fixando nele o olhar e notando que tinha fé para ser curado, 10disse em alta voz: “Levanta-te direito sobre os teus pés”. O homem deu um salto e começou a caminhar. 11Vendo o que Paulo acabara de fazer, a multidão exclamou em dialeto licaônico: “Os deuses desceram entre nós em forma de gente!” 12Chamavam a Barnabé Júpiter e a Paulo Mercúrio, porque era Paulo quem falava. 13Os sacerdotes de Júpiter, cujo templo ficava defronte à cidade, levaram à porta touros ornados de grinaldas e queriam, com a multidão, oferecer sacrifícios. 14Ao saberem disso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e foram para o meio da multidão, gritando: 15″Homens, o que estais fazendo? Nós também somos homens mortais como vós e vos estamos anunciando que precisais deixar esses ídolos inúteis para vos converterdes ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe. 16Nas gerações passadas, Deus permitiu que todas as nações seguissem o próprio caminho. 17No entanto, ele não deixou de dar testemunho de si mesmo através de seus benefícios, mandando do céu chuvas e colheitas, dando alimento e alegrando vossos corações”. 18E assim falando, com muito custo, conseguiram que a multidão desistisse de lhes oferecer um sacrifício.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 113B (115)

– Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja glória.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

– Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja a glória, porque sois todo amor e verdade! Por que hão de dizer os pagãos: “Onde está o seu Deus, onde está?”

– É nos céus que está o nosso Deus, ele faz tudo aquilo que quer. São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas.

– Abençoados sejais do Senhor, do Senhor que criou céu e terra! Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele deu para os homens.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14, 21-26

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– O Espírito Santo, o paráclito, haverá de lembrar-vos de tudo o que tenho falado, aleluia! (Jo 14,26);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21″Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Às vezes nos esquecemos de tudo o que Deus nos falou. Por exemplo, podemos ter alguma experiência clara da presença de Deus em nossas vidas, como um poderoso insight espiritual obtido por meio da oração, uma profunda convicção de Sua voz falada por meio de um sermão, a liberdade transformadora encontrada por meio do Sacramento da Reconciliação ou alguma forma de clareza inconfundível transmitida através da leitura das Sagradas Escrituras. Quando Deus fala conosco, transmitindo Sua Verdade, força, perdão e todas as outras formas de graça, somos espiritualmente consolados ao sentir Sua proximidade. Mas quando surgem problemas, esses momentos de clareza podem ser facilmente perdidos.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

Os discípulos teriam tido muitas experiências esclarecedoras durante os três anos do ministério público de Jesus. Eles se maravilharam com a autoridade espiritual que encontraram em Seus sermões, testemunharam incontáveis ​​milagres, viram pecadores serem libertados, viram Jesus transfigurado em glória e observaram nosso Senhor entrar profundamente em oração com o Pai. Cada vez que eles encontravam o poder de Deus em ação, eles cresciam em sua convicção de que Jesus era o Messias, o Filho de Deus, o Salvador do Mundo. Mas Jesus também sabia que esses discípulos logo teriam sua fé Nele abalada. Ele sabia que, ao olharem de longe com medo enquanto Jesus era preso, espancado e morto, eles começariam a esquecer tudo o que haviam experimentado anteriormente. O medo pode causar confusão, e Jesus sabia que Seus discípulos logo cairiam nessa armadilha. Por esta razão, Jesus falou as palavras acima para Seus discípulos. Ele prometeu a eles que o Espírito Santo logo viria sobre eles para ensinar-lhes tudo e para lembrá-los de tudo o que Ele lhes disse.

Como seria bom se todas as lições que aprendemos de Deus permanecessem no centro de nossas vidas. Como seria bom se nunca permitíssemos que o medo nos confundisse e nos fizesse esquecer tudo o que Deus nos falou de várias maneiras. Assim como Jesus sabia que os discípulos precisariam da ajuda do Espírito Santo para lembrar, Ele também sabe que precisamos da mesma ajuda do Espírito Santo. Portanto, as palavras ditas aos discípulos acima também são ditas a nós. “o defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

Que lições de fé você aprendeu no passado das quais precisa ser lembrado? É papel do Espírito Santo trazer essas lições à mente sempre que precisarmos delas. Portanto, à medida que nos aproximamos da gloriosa celebração da Solenidade de Pentecostes, é um bom momento para orar ao Espírito Santo e pedir o dom de lembrar as muitas maneiras pelas quais Deus se revelou a nós. O Pai, o Filho e o Espírito Santo trabalham em perfeita harmonia um com o outro, mas cada um tem um papel distinto em nossas vidas. O papel do Espírito Santo é especialmente nos conduzir dia a dia ao cumprimento da vontade do Pai de nos tornarmos perfeitamente conformes à Pessoa de Cristo Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre esta poderosa promessa que nosso Senhor deu a Seus discípulos e a nós. Ore ao Espírito Santo. Abra-se para a direção contínua do Espírito em sua vida e nunca permita que o medo leve à confusão. Em vez disso, permita que Deus dissipe toda a confusão e o lembre de tudo o que Ele tem falado com você ao longo de sua vida.

Oração do Dia

Mais glorioso Senhor Jesus, Tu prometestes aos discípulos e a todo o Seu povo que o Espírito Santo seria enviado a nós para nos lembrar de tudo o que Tu revelastes. Espírito Santo, por favor, desça continuamente sobre mim, ensine-me e guie-me. Ajude-me a nunca esquecer as muitas lições que me foram ensinadas para que nunca deixe o medo levar à confusão. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *