Liturgia Diária – 33ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira (14/11/2022)

Reflexão do Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 33ª Semana do Tempo Comum, Segunda-feira, 14 de novembro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Reflexão do Evangelho do Dia com Homilia Diária e Salmo. Leia agora a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: São João 1,1-4; 2,1-5

Início do Livro do Apocalipse de São João:

Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus; 2,1Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: ‘Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2- Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Colocaste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Segunda-feira (06/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 1

Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

– Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18,35-43

– Aleluia, Aleluia, Aleluia

– Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: ‘Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!’ 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: ‘Filho de Davi, tem piedade de mim!’ 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41’O que queres que eu faça por ti?’ O cego respondeu: ‘Senhor, eu quero enxergar de novo.’ 42Jesus disse: ‘Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.’ 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Terça-feira (07/05/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Bom para ele! Ali estava um mendigo cego que foi maltratado por muitos. Ele foi tratado como se não fosse bom e um pecador. Quando ele começou a clamar por misericórdia de Jesus, ele foi instruído a ficar em silêncio por aqueles ao seu redor. Mas o que o cego fez? Ele cedeu à opressão e ao ridículo deles? Certamente não. Em vez disso, “Ele continuou chamando ainda mais!” E Jesus tomou conhecimento de sua fé e o curou.

Há uma grande lição da vida deste homem para todos nós. Há muitas coisas que encontraremos na vida que nos derrubam, nos desencorajam e nos tentam ao desespero. Há muitas coisas que são opressivas para nós e difíceis de lidar. Então o que deveríamos fazer? Devemos ceder à luta e depois recuar para um buraco de autopiedade?

Este cego nos dá o testemunho perfeito do que devemos fazer. Quando nos sentimos oprimidos, desencorajados, frustrados, incompreendidos ou algo parecido, precisamos usar isso como uma oportunidade para nos voltarmos para Jesus com ainda mais paixão e coragem, clamando por Sua misericórdia.

As dificuldades na vida podem ter um de dois efeitos sobre nós. Ou eles nos derrotam ou nos tornam mais fortes. A maneira como eles nos tornam mais fortes é fomentando em nossas almas uma confiança ainda maior e dependência da misericórdia de Deus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (08/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o que mais o tenta ao desânimo. O que é opressivo para você e difícil de lidar? Use essa luta como uma oportunidade para clamar com ainda mais paixão e zelo pela misericórdia e graça de Deus.

Oração do Dia

Senhor, na minha fraqueza e luta, ajuda-me a voltar-me para Ti com ainda mais paixão. Ajuda-me a confiar em Ti ainda mais em tempos de angústia e frustração na vida. Que a maldade e a dureza deste mundo apenas fortaleçam minha determinação de me voltar para Ti em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *