Liturgia Diária – 33ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (18/11/2022)

Evangelho do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 33ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira, 18 de novembro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia Diária Hoje dos Católicos em nosso site. Leia aqui a Liturgia de hoje no Mundo dos Católicos: Primeira Leitura, Evangelho e Salmo do Dia.

1ª Leitura

Primeira leitura: Apocalipse 10, 8-11

Leitura do livro do Apocalipse de São João:

8Aquela mesma voz do céu que eu, João, já tinha ouvido tornou a falar comigo: “Vai, pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca será doce como mel”. 10Peguei da mão do anjo o livrinho e o comi. Na boca era doce como mel, mas, quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 118 (119)

Como é doce ao paladar vossa Palavra, ó Senhor.

– Seguindo vossa lei, me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.

– Minha alegria é a vossa aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.

– A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sábado (18/05/2024)

– Como é doce ao paladar vossa Palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!

– Vossa Palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!

– Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 19, 45-48

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço, e elas me seguem (Jo 10,27);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Naquele tempo, 45Jesus entrou no templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta passagem revela não apenas algo que Jesus fez há muito tempo, mas também revela algo que Ele deseja fazer hoje. Além disso, Ele deseja fazer isso de duas maneiras: Ele deseja erradicar todo o mal do templo de nosso mundo e deseja erradicar todo o mal do templo de nossos corações.

Leia mais:  Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (17/05/2024)

Com relação ao primeiro ponto, fica claro que o mal e a ambição de muitos ao longo da história se infiltraram em nossa Igreja e no mundo. Isso não é novidade. Todo mundo provavelmente já encontrou algum tipo de dor dentro da própria Igreja, da sociedade e até da família. Jesus não promete a perfeição daqueles que encontramos todos os dias, mas promete ir vigorosamente atrás do mal e erradicá-lo.

Quanto ao segundo e mais importante ponto, devemos ver esta passagem como uma lição para nossa própria alma. Cada alma é um templo que deve ser reservado exclusivamente para a glória de Deus e o cumprimento de Sua santa vontade. Portanto, esta passagem é cumprida hoje se permitirmos que nosso Senhor entre e veja o mal e a sujeira dentro de nossas próprias almas. Isso pode não ser fácil de fazer e exigirá verdadeira humildade e rendição, mas o resultado final será a limpeza e purificação por nosso Senhor.

Reflita, hoje, sobre o fato de que Jesus deseja trazer purificação de muitas maneiras. Ele deseja purificar a Igreja como um todo, cada sociedade e comunidade, sua própria família e especialmente sua própria alma. Não tenha medo de deixar a santa ira de Jesus operar seu poder. Ore por purificação em todos os níveis e deixe Jesus cumprir Sua missão.

Oração do Dia

Senhor, eu oro pela purificação de nosso mundo, nossa Igreja, nossas famílias e principalmente minha própria alma. Convido-te a vir a mim neste dia para me revelar o que mais te entristece. Convido-te a extirpar do meu coração tudo o que te desagrada. Jesus eu confio em vós.

Leia mais:  Liturgia Diária – Solenidade de Pentecostes – Domingo (19/05/2024)

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária Hoje, é comum que nas missas o celebrante, faça uma reflexão do Evangelho do Dia logo após a sua leitura. Esta reflexão é feita geralmente por interpretação livre.

O principal ponto da Liturgia Diária, é o Mistério Pascal, que descreve a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *