Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (23/11/2022)
Liturgia Diária da 34ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira, 23 de novembro de 2022.
Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira leitura: Apocalipse 15, 1-4
Leitura do livro do Apocalipse de São João:
Eu, João, 1vi no céu outro sinal, grande e admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. 2Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre esse mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus. 3Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó rei das nações! 4Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas”.
– Palavra do Senhor
– Graças a Deus
Salmo
Salmo 97 (98)
Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
– Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.
– Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.
Evangelho do Dia
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 21, 12-19
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei! (Ap 2,10);
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12″Antes que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”
– Palavra da Salvação
– Glória a Vós, Senhor
Reflexão da Liturgia Diária
Este é um pensamento preocupante. E à medida que essa passagem continua, ela se torna ainda mais desafiadora. Continua dizendo: “Vocês serão entregues por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles matarão alguns de vocês. Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome, mas nem um fio de cabelo da sua cabeça será destruído. Por sua perseverança, você garantirá suas vidas”.
Há dois pontos-chave que devemos extrair dessa passagem. Primeiro, como no Evangelho de ontem, Jesus está nos oferecendo uma profecia que nos prepara para a perseguição que está por vir. Ao nos contar o que está por vir, estaremos mais bem preparados quando vier. Sim, ser tratado com dureza e crueldade, principalmente pelos familiares e próximos, é uma pesada cruz. Pode nos abalar a ponto de nos desanimar, nos irritar e nos desesperar. Mas não desista! O Senhor previu isso e está nos preparando para isso.
Em segundo lugar, Jesus nos dá a resposta de como lidamos com o tratamento duro e maldoso. Ele diz: “Pela vossa perseverança, assegurareis as vossas vidas”. Permanecendo fortes nas provações da vida e mantendo a esperança, a misericórdia e a confiança em Deus, seremos vitoriosos. Esta é uma mensagem tão importante. E é uma mensagem que certamente é mais fácil dizer do que fazer.
Reflita, hoje, sobre o convite que Jesus nos faz para vivermos na perseverança. Muitas vezes, quando a perseverança é mais necessária, não sentimos vontade de perseverar. Podemos, em vez disso, sentir vontade de atacar, revidar e ficar com raiva. Mas quando oportunidades difíceis se apresentam a nós, somos capazes de viver este Evangelho de uma maneira que nunca poderíamos ter vivido se todas as coisas em nossa vida fossem fáceis e confortáveis. Às vezes, o maior presente que podemos receber é o mais difícil, porque promove essa virtude da perseverança. Se você se encontra em tal situação hoje, volte seus olhos para a esperança e encare qualquer perseguição como um chamado a uma virtude maior.
Oração do Dia
Senhor, ofereço-Te minhas cruzes, feridas e perseguições. Eu ofereço a Ti todas as maneiras pelas quais fui maltratado. Por essas pequenas injustiças, eu imploro por misericórdia. E quando o ódio dos outros me causa muita angústia, rezo para que eu seja capaz de perseverar em Tua graça. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.
A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.
Sobre o Autor
0 Comentários