Liturgia Diária – 34ª Semana do Tempo Comum, Quarta-feira (27/11/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 27 de novembro de 2024.
Acompanhe diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Leia e acompanhe aqui as Leituras e a Liturgia Comentada do dia de hoje.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Ap 15,1-4)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Eu, João, 1 vi no céu outro sinal, grande e admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. 2 Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre este mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus. 3 Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: “Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4 Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 97 (98)
— Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel
— Aplauda o mar com todo ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria.
— Na presença do Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.
Evangelho do Dia
Evangelho (Lc 21,12-19)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Permanece fiel até a morte, e a coroa da vida eu te darei!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12 “Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13 Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14 Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15 porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16 Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17 Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18 Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19 É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta linha está inserida no Evangelho de hoje, no qual Jesus deixa claro que os Seus seguidores serão perseguidos. Muitos deles serão capturados, enviados para a prisão, odiados e até condenados à morte. Para alguns, isso acontecerá até pelas mãos da própria família. Mas Jesus diz-lhes isto para os preparar e para que saibam que estas perseguições lhes permitirão dar testemunho de Jesus. A passagem do Evangelho acima explica como eles devem fazer isso.
Em primeiro lugar, dar “testemunho” significa especialmente que devem ser testemunhas de Cristo. E uma das melhores formas de concretizar esse testemunho é através das diversas formas de martírio. Ser mártir é ser testemunha. E aqueles que sofrem perseguição por causa de Cristo, e depois respondem a essa perseguição de acordo com a sabedoria e inspiração de Jesus, são verdadeiros mártires. É útil notar que se alguém é perseguido e responde com raiva ou devolve a violência de acordo com a sua própria vontade irracional, então não é um mártir. Eles simplesmente se tornam o que receberam. Eles se tornam pessoas raivosas e amargas. Ser um mártir requer tanto um tratamento injusto como uma resposta a esses maus tratos de acordo com a vontade de Deus. Por essa razão, embora a perseguição nunca seja iniciada por Deus, ela oferece ao cristão uma oportunidade de se conformar profundamente com Cristo, respondendo como Ele dita.
Jesus diz que responder à perseguição exige que não preparemos uma defesa de antemão. Em parte, isso ocorre porque há uma grande tentação que alguém experimenta quando é perseguido por outro. É muito compreensível que quando uma pessoa sofre perseguição de qualquer forma, ela encontre raiva e seja tentada a revidar de uma forma que não é caridosa e apenas promove a desordem. Responder à perseguição de acordo com a vontade de Deus requer grande atenção aos sussurros do Espírito Santo, grande humildade e caridade inabalável dirigida a quem pratica a perseguição. Portanto, Jesus faz a promessa de que estará com você em tais situações e lhe dará “uma sabedoria no falar que todos os seus adversários serão impotentes para resistir ou refutar”. Que graça! Mas esta graça só está disponível para aqueles que confiam completamente em Cristo, e não nas suas próprias paixões e emoções desordenadas.
Reflita hoje sobre esta promessa de Jesus. Alguns enfrentarão pouca perseguição em suas vidas em vários momentos. Mas outros enfrentarão perseguição severa de várias maneiras, até mesmo por parte da família. Reflita sobre todas as maneiras pelas quais você sofreu o tratamento injusto de outra pessoa e depois reflita sobre sua resposta. Você foi capaz de perdoar imediatamente? Você conseguiu deixar de lado a raiva, o orgulho ferido e o desejo de vingança? Você conseguiu manter os olhos em Cristo e se alegrar por ter sido considerado digno de participar do ridículo, das perseguições e dos sofrimentos que Jesus suportou? Ore para que você esteja sempre aberto à graça desta promessa de Jesus, para que sempre responda a todos de acordo com a sabedoria de Deus.
Oração do Dia
Meu Senhor perseguido, embora fosse perfeito em todos os sentidos, Tu suportastes muita crueldade em Sua vida terrena. A injustiça que você suportou está além da nossa compreensão. Mas a Tua resposta a tal perseguição foi perfeita. Tu foste capaz de transformar todos os maus-tratos em graça e misericórdia, oferecidas especialmente para aqueles que Te maltrataram. Dê-me a graça que preciso para imitar Sua resposta perfeita e sempre confiar somente em Sua sabedoria e orientação. Jesus, eu confio em Ti.
A Liturgia Diária para os Católicos
A Liturgia teve a sua atualização mais recente, através do Concílio Vaticano II, que trouxe mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.
A Liturgia do Dia é única para cada dia do ano, desse modo, naquele determinado dia, todas as igrejas católicas do mundo fazem a mesma leitura. A liturgia diária é dividida pela primeira leitura (segunda leitura em algumas ocasiões), além do evangelho do dia e salmo.
Sobre o Autor
0 Comentários