Liturgia Diária – 3ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (15/03/2023)

Salmo do Dia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Quarta-feira, 15 de março de 2023.

Leia diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Receba a reflexão do Evangelho do Dia em nosso site e acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Deuteronômio 4, 1.5-9

Leitura do Livro do Deuteronômio:

Moisés falou ao povo, dizendo: 1’Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da terra prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação! 7Pois, qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos, e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 147 (147B)

– Glorifica o Senhor, Jerusalém!

– Glorifica o Senhor, Jerusalém! Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! Pois reforçou com segurança as tuas portas, e os teus filhos em teu seio abençoou.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sábado (13/04/2024)

– Ele envia suas ordens para a terra, e a palavra que ele diz corre veloz. Ele faz cair a neve como a lã e espalha a geada como cinza.

– Anuncia a Jacó sua palavra, seus preceitos suas leis a Israel. Nenhum povo recebeu tanto carinho, a nenhum outro revelou os seus preceitos.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5, 17-19

– Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai, que é amor!

– Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna! (Jo 6,63.68);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. l9Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

A Antiga Lei, a lei do Antigo Testamento, prescrevia vários preceitos morais, bem como preceitos cerimoniais para o culto. Jesus deixa claro que Ele não está abolindo tudo o que Deus ensinou por meio de Moisés e dos Profetas. Isso ocorre porque o Novo Testamento é a culminação e conclusão do Antigo Testamento. Assim, nada do antigo foi abolido; foi cumprido e levado à conclusão.

Leia mais:  Liturgia Diária – 2ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (12/04/2024)

Os preceitos morais do Antigo Testamento eram leis que fluíam principalmente da razão humana. Fazia sentido que não se devesse matar, roubar, cometer adultério, mentir, etc. Também fazia sentido que Deus fosse honrado e respeitado. Os Dez Mandamentos e as outras leis morais ainda valem hoje. Mas Jesus nos leva muito mais longe. Ele não apenas nos chamou para irmos mais fundo na guarda desses mandamentos, mas também prometeu o dom da graça para que eles pudessem ser cumpridos. Assim, o “Não matarás” é aprofundado na exigência do perdão completo e total daqueles que nos perseguem.

É interessante notar que a nova profundidade da lei moral que Jesus dá realmente vai além da razão humana. “Não matarás” faz sentido para quase todo mundo, mas “amem seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” é uma nova lei moral que só faz sentido com a ajuda da graça. Mas sem graça, a mente humana natural sozinha não pode chegar a este novo mandamento.

Isso é extremamente útil para entender, porque muitas vezes passamos a vida confiando apenas em nossa razão humana quando se trata de tomar decisões morais. E embora nossa razão humana sempre nos direcione para longe das falhas morais mais óbvias, será insuficiente por si só para nos guiar às alturas da perfeição moral. A graça é necessária para que esse alto chamado faça sentido. Somente pela graça podemos entender e cumprir o chamado para tomar nossas cruzes e seguir a Cristo.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santo Estanislau, bispo e mártir - Memória – Quinta-feira (11/04/2024)

Reflita, hoje, sobre seu próprio chamado à perfeição. Se não faz sentido para você como Deus pode esperar perfeição de você, então pare e reflita sobre o fato de que você está certo – não faz sentido apenas para a razão humana! Ore para que sua razão humana seja inundada com a luz da graça, para que você seja capaz não apenas de entender seu alto chamado para a perfeição, mas também para que você receba a graça de que precisa para alcançá-la.

Oração do Dia

Meu Altíssimo Jesus, Tu nos chamaste a um novo patamar de santidade. Tu nos chamaste à perfeição. Ilumine minha mente, querido Senhor, para que eu possa entender este alto chamado e derramar Sua graça, para que eu possa abraçar meu dever moral ao máximo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *