Liturgia Diária – 3º Domingo do Tempo Comum (23/01)

Evangelho do Dia de Hoje

Liturgia Diária de domingo, 23 de janeiro de 2022.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Salmo e o Evangelho do Dia de Hoje com reflexão. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ne 8,2-4a.5-6.8-10)

Leitura do Livro de Neemias:

Naqueles dias, 2o sacerdote Esdras apresentou a Lei diante da assembleia de homens, de mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. Era o primeiro dia do sétimo mês.

3Assim, na praça que fica defronte da porta das Águas, Esdras fez a leitura do livro, desde o amanhecer até ao meio-dia, na presença dos homens, das mulheres e de todos os que eram capazes de compreender. E todo o povo escutava com atenção a leitura do livro da Lei.

4aEsdras, o escriba, estava de pé sobre um estrado de madeira, erguido para esse fim.

5Estando num lugar mais alto, ele abriu o livro à vista de todo o povo. E, quando o abriu, todo o povo ficou de pé.

6Esdras bendisse o Senhor, o grande Deus, e todo o povo respondeu, levantando as mãos: “Amém! Amém!”

Depois inclinaram-se e prostraram-se diante do Senhor, com o rosto em terra. 8E leram clara e distintamente o livro da Lei de Deus e explicaram seu sentido, de maneira que se pudesse compreender a leitura.

9O governador Neemias e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas, que instruíam o povo, disseram a todos: “Este é um dia consagrado ao Senhor, vosso Deus! Não fiqueis tristes nem choreis”, pois todo o povo chorava ao ouvir as palavras da Lei. 10E Neemias disse-lhes: “Ide para vossas casas e comei carnes gordas, tomai bebidas doces e reparti com aqueles que nada prepararam, pois este dia é santo para o nosso Senhor. Não fiqueis tristes, porque a alegria do Senhor será a vossa força”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 18B)

— Vossas palavras, Senhor, são espírito e vida!

— A lei do Senhor Deus é perfeita,/ conforto para a alma!/ O testemunho do Senhor é fiel,/ sabedoria dos humildes.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Os preceitos do Senhor são precisos,/ alegria ao coração./ O mandamento do Senhor é brilhante,/ para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor,/ imutável para sempre./ Os julgamentos do Senhor são corretos/ e justos igualmente.

— Que vos agrade o cantar dos meus lábios/ e a voz da minha alma;/ que ela chegue até vós, ó Senhor,/ meu Rochedo e Redentor!

2ª Leitura

Segunda Leitura (1Cor 12,12-14.27)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.

13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito.

14Com efeito, o corpo não é feito de um membro apenas, mas de muitos membros. 27Vós, todos juntos, sois o corpo de Cristo e, individualmente, sois membros desse corpo.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho do Dia

Anúncio do Evangelho (Lc 1,1-4;4,14-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.

3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.

Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.

15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.

16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.

20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.

21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

São Lucas começa seu Evangelho com esta breve explicação. Esta introdução ao seu Evangelho nos dá a oportunidade de olhar mais profundamente para a Bíblia Sagrada.

Qual é a sua abordagem da Bíblia? Com que frequência você a lê? Quão completamente você entende isso? A Bíblia é o fundamento de sua vida de fé e conhecimento de Deus?

A Sagrada Escritura é um dom além da nossa imaginação. É um presente de Deus através do qual Ele revela Seu amor perfeito e Seu plano perfeito para nós. Devemos conhecer bem as Escrituras, lê-las com frequência, orar sobre os versículos e permitir que tudo o que é revelado nessas páginas se torne o fundamento de nossas vidas. Vamos refletir sobre um aspecto particular da Sagrada Escritura.

A Bíblia é 100% obra de Deus e 100% obra do autor humano. É 100/100, por assim dizer. Isso significa que o autor humano cooperou completamente com a inspiração do Espírito Santo ao escrever cada livro e carta. E Deus, por Sua parte, garantiu que tudo o que foi escrito veio de Seu coração e inspiração. Portanto, esse esforço conjunto revela que Deus usou o autor humano para um propósito divino.

Isso é de grande importância para entender por duas razões. Primeiro, revela que devemos amar as Escrituras porque elas revelam o coração e a verdade de Deus, bem como a personalidade única e a humanidade do autor humano. Portanto, estamos nos beneficiando da plena revelação de Deus, bem como do dom único do autor humano.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Segundo, deve revelar-nos que, embora Deus não nos use da mesma maneira (ou seja, para acrescentar à Bíblia), Ele deseja nos usar para propósitos divinos. Ele deseja consumir nossa personalidade humana única e nos usar para brilhar a beleza e o esplendor de Sua divindade. Ele quer uma cooperação 100/100 conosco, também, para brilhar através de nós de maneira radiante.

Reflita, hoje, sobre duas coisas. Primeiro, reflita sobre o dom da Bíblia e a maneira que Deus usou o autor humano para lhe dar esse dom. Segundo, reflita sobre o fato de que Deus quer usar você, em todas as suas fraquezas e pecados, para trazer Sua presença divina ao nosso mundo. Esteja aberto a esse dom para que você possa se tornar um dom vivo da Palavra de Deus para o mundo.

Oração do Dia

Gloriosa Palavra Eterna, eu te agradeço pelo maravilhoso dom da Sagrada Escritura. Obrigado por tudo o que Você revelou através deste presente e pela maneira que Você usou o autor humano para a transmissão de Sua vida. Ajude-me a estar sempre aberto à Sua Palavra divina e a estar sempre aberto a me tornar uma presença viva dessa Palavra em nosso mundo. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Até meados do século XVI não havia para a liturgia diária uma padronização ou norma que caracterizava a sua obrigatoriedade, no entanto, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo mais relevância à Sagrada Escritura na liturgia da palavra.

A liturgia é composta pela primeira leitura, segunda leitura, além do salmo do dia e o evangelho, e faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica. A Liturgia Diária é única para cada dia do ano, portanto, naquele dia determinado, todas as igrejas católicas se fazem da mesma leitura.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *