Liturgia Diária – 2ª Semana Comum, Sábado (22/01)

Homilia Diária

Liturgia Diária de sábado, 22 de janeiro de 2022.

Confira diariamente a Liturgia do Dia dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia com Homilia Diária e Salmo. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (2Sm 1,1-4.11-12.19.23-27)

Início do Segundo Livro de Samuel.

Naqueles dias, 1Davi regressou da derrota que infligiu aos amalecitas, e esteve dois dias em Siceleg. 2No terceiro dia, apareceu um homem, que vinha do acampamento de Saul, com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de pó. Ao chegar perto de Davi, prostrou-se por terra e fez-lhe uma profunda reverência. 3Davi perguntou-lhe: “Donde vens?” Ele respondeu: “Salvei-me do acampamento de Israel”. 4“Que aconteceu?”, perguntou-lhe Davi. “Conta-me tudo!” Ele respondeu: “As tropas fugiram da batalha, e muitos do povo caíram mortos. Até Saul e o seu filho Jônatas pereceram!”

11Então Davi tomou suas próprias vestes e rasgou-as, e todos os que estavam com ele fizeram o mesmo. 12Lamentaram-se, choraram e jejuaram até a tarde, por Saul e por seu filho Jônatas, e por causa do povo do Senhor e da casa de Israel, porque haviam tombado pela espada.

19E Davi disse: “Tua glória, ó Israel, jaz ferida de morte sobre os teus montes. Como tombaram os fortes! 23Saul e Jônatas, amados e belos, nem vida nem morte os puderam separar, mais velozes que as águias, mais fortes que os leões.

24Filhas de Israel, chorai sobre Saul. Ele vos vestia de púrpura suntuosa e ornava de ouro os vossos vestidos. 25Como tombaram os fortes em plena batalha! Jônatas foi morto sobre as tuas alturas. 26Choro por ti, meu irmão Jônatas. Tu me eras tão querido; tua amizade me era mais cara que o amor das mulheres. 27Como tombaram os fortes, como pereceram as armas de guerra!”

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Sl 79)

— Resplandecei a vossa face, e nós seremos salvos!

— Ó Pastor de Israel, prestai ouvidos. Vós, que a José apascentais qual um rebanho! Vós, que sobre os querubins vos assentais, aparecei cheio de glória e esplendor ante Efraim e Benjamim e Manassés! Despertai vosso poder, ó nosso Deus, e vinde logo nos trazer a salvação!

— Até quando, ó Senhor, vos irritais, apesar da oração do vosso povo? Vós nos destes a comer o pão das lágrimas, e a beber destes um pranto copioso. Para os vizinhos somos causa de contenda, de zombaria para os nossos inimigos.

Evangelho do Dia

Evangelho (Mc 3,20-21)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Que passagem interessante é essa. Começamos com a premissa óbvia de que Jesus é perfeito em todos os sentidos. Ele é a própria Sabedoria de Deus e é Deus. Tudo o que Ele disse e fez revela o amor perfeito da Santíssima Trindade.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Terça-feira (23/04/2024)

Mas qual foi a resposta a Ele? Algumas pessoas, é claro, O ouviram atentamente com fé e gloriosa admiração por Suas palavras e ações. Eles podiam ver Sua divindade brilhar e sabiam que Ele era o Filho de Deus, o Salvador do mundo.

Mas esta passagem revela que outros, mesmo alguns que eram Seus próprios parentes, pensavam que Ele estava “fora de si!” Muito interessante e muito revelador para nossa própria jornada de fé.

Se isso foi dito de Jesus em Sua perfeição, também será dito de nós se seguirmos Seus caminhos. Seguir a Jesus e cumprir Sua vontade divina em nossas vidas nem sempre será aceito pelos outros. Sim, atos de bondade e misericórdia para com os menos afortunados, por exemplo, geralmente serão vistos por todos como uma coisa boa e virtuosa a se fazer. Mas há muitas coisas que somos chamados a dizer e fazer pelo Evangelho que convidarão à crítica de outros. Quando isso acontece, não devemos ficar surpresos, magoados ou escandalizados. Não devemos ficar zangados ou ressentidos. Em vez disso, devemos nos ver seguindo os passos de Cristo. Devemos nos lembrar de Seus próprios julgamentos falsos e não permitir que o que experimentamos dos outros nos impeça de seguir a vontade de Deus.

Reflita, hoje, sobre qualquer maneira que você possa experimentar a mesma coisa que Jesus experimentou. Reflita sobre as maneiras pelas quais sua fidelidade ao nosso Senhor e à Sua missão pode deixar os outros com uma palavra ou pensamento crítico em relação a você. Não fique chocado ou escandalizado quando isso acontecer. Em vez disso, saiba que nada mais é do que uma imitação da vida do próprio Cristo Jesus.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

Oração do Dia

Meu Senhor de toda sabedoria, eu sei que Você foi mal compreendido e até mesmo criticado por outros. Você foi deturpado e julgado até mesmo por pessoas próximas a você. Ajude-me a sempre aceitar perseguição injusta e julgamento na vida enquanto procuro seguir Sua vontade santa e divina. Ajude-me a buscar Você e Sua vontade em todas as coisas, apesar de quaisquer opiniões errôneas dos outros. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Além da Liturgia Diária, é comum que nas missas o padre faça a Homilia Diária das palavras do Evangelho depois da sua leitura. Esta homilia é feita em geral por livre interpretação do celebrante.

O ponto mais importante da liturgia é o Mistério Pascal, descrevendo a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e a sua ascensão ao céus, ao reino de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *