Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa, Quinta-feira (11/05/2023)

Homilia de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 5ª Semana da Páscoa, Quinta-feira, 11 de maio de 2023.

Leia a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho e Oração do dia. Receba a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 15, 7-21

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias, 7depois de longa discussão, Pedro levantou-se e falou aos apóstolos e anciãos: “Irmãos, vós sabeis que, desde os primeiros dias, Deus me escolheu do vosso meio para que os pagãos ouvissem de minha boca a palavra do evangelho e acreditassem. 8Ora, Deus, que conhece os corações, testemunhou a favor deles, dando-lhes o Espírito Santo como o deu a nós. 9E não fez nenhuma distinção entre nós e eles, purificando o coração deles mediante a fé. 10Então, por que vós agora colocais Deus à prova, querendo impor aos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós mesmos tivemos força para suportar? 11Ao contrário, é pela graça do Senhor Jesus que acreditamos ser salvos, exatamente como eles”. 12Houve então um grande silêncio em toda a assembleia. Depois disso, ouviram Barnabé e Paulo contar todos os sinais e prodígios que Deus havia realizado, por meio deles, entre os pagãos. 13Quando Barnabé e Paulo terminaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: “Irmãos, ouvi-me: 14Simão acaba de nos lembrar como, desde o começo, Deus se dignou tomar homens das nações pagãs para formar um povo dedicado ao seu nome. 15Isso concorda com as palavras dos profetas, pois está escrito: 16’Depois disso, eu voltarei e reconstruirei a tenda de Davi que havia caído; reconstruirei as ruínas que ficaram e a reerguerei, 17a fim de que o resto dos homens procure o Senhor com todas as nações que foram consagradas ao meu nome. É o que diz o Senhor, que fez essas coisas, 18conhecidas há muito tempo’. 19Por isso, sou do parecer que devemos parar de importunar os pagãos que se convertem a Deus. 20Vamos somente prescrever que eles evitem o que está contaminado pelos ídolos, as uniões ilegítimas, comer carne de animal sufocado e o uso do sangue. 21Com efeito, desde os tempos antigos, em cada cidade Moisés tem os seus pregadores, que o leem todos os sábados nas sinagogas”.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 95 (96)

– Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações.

– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!

– Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações e entre os povos do universo seus prodígios!

– Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” Ele firmou o universo inabalável, pois os povos ele julga com justiça.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 15, 9-11

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Minhas ovelhas escutam minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar (Jo 10,27);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9″Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Quando Jesus falou a linha acima, Ele seguiu dizendo: “Eu vos disse isso para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”. Essas duas linhas, colocadas lado a lado, fornecem uma unidade útil do ensino de Jesus a respeito da santa obediência a Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Primeiro, Jesus fala da necessidade de guardar Seus mandamentos. Para alguns, tal afirmação, quando tomada isoladamente, pode parecer pesada, ditatorial, opressiva e limitadora. Mas é? A resposta é encontrada claramente à medida que lemos.

A próxima coisa que Jesus ensina é que o efeito de guardar Seus mandamentos é que “permaneçamos em Seu amor”. Ele ainda explica que não está nos pedindo para fazer nada que Ele mesmo não esteja disposto a fazer. Ele foi obediente à vontade do Pai, guardando os mandamentos do Pai com perfeição. Portanto, devemos ouvir Seu comando como um ditado que flui de Sua própria escolha vivida livremente para ser obediente. Como o Filho de Deus encarnado, Ele obedeceu perfeitamente ao Pai em Sua natureza humana. O resultado foi que Ele permaneceu perfeitamente cheio do amor do Pai. Mas isso não é tudo. A alegria também é vivida de forma “completa” quando imitamos a perfeita obediência de Jesus.

À luz do ensinamento de nosso Senhor, como você vê a santa obediência à vontade de Deus? Tomemos, por exemplo, cada um dos Dez Mandamentos. Você luta com a obediência inabalável a eles? Você as sente como limitações opressivas e impostas, em vez do que elas realmente são? Quando entendidos corretamente, os Dez Mandamentos e todos os outros ditames da vontade de Deus são exatamente o que precisamos e, mais ainda, exatamente o que desejamos profundamente na vida. Queremos ordem interior em vez de caos. Queremos integridade em vez de fragilidade. Queremos alegria em vez de tristeza. E queremos unidade com o amor de Deus, em vez da perda de Deus. O caminho para a vida que tanto desejamos é a obediência aos mandamentos da vontade de Deus em todas as coisas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 6º Domingo da Páscoa (05/05/2024)

Reflita, hoje, sobre sua reação interior imediata à santa obediência. Se você se encontra resistente de alguma forma a este ensinamento de Jesus, então isso é um bom sinal de que você precisa deste ensinamento mais do que você pode imaginar. Tente olhar para a obediência à luz da verdade. Procure ver que, no fundo, sua alma anseia pela obediência e pela ordem interior que ela traz. Examine, especialmente, todas as áreas de obediência com as quais você luta e comprometa-se firmemente a obedecer inabalavelmente a todos os mandamentos de nosso Senhor.

Oração do Dia

Meu obediente Senhor, Tu obedecestes à vontade de Seu Pai Celestial com perfeição. Por meio dessa obediência, Tu não apenas experimentou todo o amor e alegria do Pai em sua natureza humana, mas também nos deu um exemplo perfeito e modelo de santidade. Ajude-me a ver as áreas da minha vida nas quais preciso ser mais obediente, para que eu também participe da Sua vida santa e da vida do Pai. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A Liturgia Diária é vista por muitos como sendo um rito que traz uma certa formalização da missa, mas o verdadeiro significado é exatamente o contrário. A liturgia vem para fazer com que os cristãos reflitam as palavras e busquem trazê-las para a sua vida e para os seu dia a dia como forma de viver a Palavra de Deus não apenas na missa mas também na vida cotidiana.

A liturgia vem mostrar o Mistério Pascal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A liturgia vem nos trazer orientações de como devemos pensar e agir conforme a Palavra de Deus.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *