Liturgia Diária – 5ª Semana da Quaresma, Sábado (09/04)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária de sábado, 9 de abril de 2022.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Primeira Leitura, Salmo de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira Leitura (Ez 37,21-28)

Leitura da Profecia de Ezequiel.

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda a parte e reconduzi-los para a sua terra.

22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus.

24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei a meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre.

26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Salmo

Responsório (Jr 31,10-13)

— O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!”

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (24/04/2024)

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho do Dia

Evangelho (Jo 11,45-56)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.

49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.

54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Reflexão da Liturgia Diária

Como na reflexão do dia anterior, é importante começarmos a colocar nosso foco no sofrimento e na morte de Jesus. A Semana Santa começa neste domingo, então esta é a época do ano em que Deus quer que olhemos atentamente para Sua Cruz. É importante olhar de todos os ângulos, para tentar entender o que estava acontecendo, o que Jesus estava vivenciando, o que os discípulos estavam vivenciando e até o que os fariseus e sumos sacerdotes estavam vivenciando.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (26/04/2024)

No Evangelho de hoje citado acima, vemos o pensamento de Caifás, o sumo sacerdote. Suas palavras são interessantes porque são ao mesmo tempo tristes e proféticas. Ele, junto com os outros principais sacerdotes e os fariseus, estavam começando a planejar e tramar a morte de Jesus. Mas o que é perspicaz, é a aparente motivação de Caifás e dos outros.

Jesus estava ganhando popularidade e eles temiam que essa popularidade agitasse as coisas com os romanos. Eles também estavam com inveja porque Jesus havia atraído tantos. Então Caifás oferece a lógica distorcida de que é melhor que um homem morra do que todas as pessoas. Em outras palavras, ele parecia pensar que, porque Jesus estava se tornando tão popular, e as pessoas estavam ouvindo a Jesus mais do que aos principais sacerdotes e fariseus, que era melhor eliminar o “problema” para que as coisas pudessem voltar ao normal. do jeito que eram.

Isso revela o fato de que os fariseus estavam mais preocupados consigo mesmos e com seu status do que com a Verdade. É incrível que uma de suas críticas a Jesus foi que Ele estava fazendo muitos sinais e maravilhas. Que estranho. Se os principais sacerdotes e fariseus estivessem interessados ​​na Verdade, eles também teriam visto a glória e a autoridade divina de Jesus e teriam acreditado Nele e O seguido. Mas eles não podiam engolir seu orgulho e aceitar o chamado de seguir alguém que não eles mesmos. Eles não podiam abrir mão de sua posição de autoridade.

Muitas vezes vemos essa mesma experiência em nossas vidas diárias. Queremos ser o centro das atenções. E muitas vezes, quando vemos alguém se sair bem ou receber elogios, podemos ficar com ciúmes. E nosso ciúme muitas vezes pode se transformar em uma forma de inveja. A inveja significa que estamos irritados e entristecidos pela bondade do outro. Podemos fermentar sobre isso e querer vê-los falhar.

Leia mais:  Liturgia Diária – 4ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (25/04/2024)

O ideal é ser um desses fiéis seguidores de Jesus. Isso é especialmente importante para ponderar nesta próxima semana ao testemunhar a hostilidade crescer em relação ao nosso Senhor. O que você faria se estivesse lá? Você continuaria ao lado de Jesus apesar dos ataques dos outros? À medida que a hostilidade em relação a Jesus crescia, você se afastava Dele ou se aproximava Dele em amor e compromisso?

Reflita, hoje, sobre a próxima comemoração da perseguição de nosso Senhor. Deixe sua mente começar a refletir sobre as muitas reações e experiências que as pessoas tiveram naquela primeira Semana Santa. Coloque-se no lugar deles e tente vivê-lo com Jesus. O objetivo é nos encontrarmos ao pé da Cruz com Ele na Sexta-feira Santa com amor e coragem, permanecendo ao lado Dele e amando-O a cada passo do caminho.

Oração do Dia

Meu Senhor perseguido, que eu Te siga nesta próxima Semana Santa. Que eu tenha o amor que preciso para te amar mesmo em sua rejeição e dor. Ajuda-me a me livrar de toda inveja e egoísmo e a ver-Te especialmente nos sofrimentos dos outros e em sua bondade. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *