Liturgia Diária – 5ª Semana do Tempo Comum, Sexta-feira (09/02/2024)

Salmo de Hoje

Liturgia Diária

Liturgia Diária de Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024.

Receba diariamente a Liturgia do Dia em nosso site. Confira as Leituras das Homilias de Hoje e Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Reis 11, 29-32; 12, 19

Leitura do primeiro livro dos Reis:

29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: “Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 80 (81)

– Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!

– Em teu meio não exista um deus estranho, nem adores a um deus desconhecido! Porque eu sou o teu Deus e teu Senhor, que da terra do Egito te arranquei.

– Mas meu povo não ouviu a minha voz, Israel não quis saber de obedecer-me. Deixei, então, que eles seguissem seus caprichos, abandonei-os ao seu duro coração.

– Quem me dera que meu povo me escutasse! Que Israel andasse sempre em meus caminhos! Seus inimigos, sem demora, humilharia e voltaria minha mão contra o opressor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sábado (04/05/2024)

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 7, 31-37

– Aleluia, Aleluia, Aleluia!

– Abri-nos, ó Senhor, o coração para ouvirmos a palavra de Jesus! (At 16,14);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Esta linha é a conclusão da história de Jesus curando um homem surdo que também tinha um problema de fala. O homem foi levado até Jesus, Jesus o tirou sozinho e gritou “Efatá!” (isto é, “Abra-se!”), e o homem foi curado. E embora este tenha sido um presente incrível para este homem e um ato de grande misericórdia para com ele, também revela que Deus quer nos usar para atrair outros para Ele.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (03/05/2024)

Num nível natural, todos nós não temos a capacidade de ouvir a voz de Deus quando Ele fala. Precisamos do dom da graça para isso. Como resultado, num nível natural, também somos incapazes de falar as muitas verdades que Deus quer que falemos. Esta história nos ensina que Deus também deseja curar nossos ouvidos para ouvirmos Sua voz suave e soltar nossa língua para que possamos nos tornar Seu porta-voz.

Mas esta história não é apenas sobre Deus falando com cada um de nós; também revela o nosso dever de trazer a Cristo outros que não O conhecem. Os amigos deste homem o levaram a Jesus. E Jesus levou o homem sozinho. Isto nos dá uma ideia de como ajudamos outros a conhecer a voz de nosso Senhor. Muitas vezes, quando queremos compartilhar o Evangelho com outras pessoas, tendemos a conversar com elas e a tentar convencê-las racionalmente a voltarem suas vidas para Cristo. E embora isso às vezes possa dar bons frutos, o verdadeiro objetivo que devemos ter é ajudá-los a ir sozinhos com nosso Senhor por um tempo, para que Jesus possa fazer a cura.

Se seus ouvidos foram verdadeiramente abertos por nosso Senhor, então sua língua também será solta. E somente se a sua língua estiver solta, Deus será capaz de atrair outros para Si através de você. Caso contrário, o seu ato de evangelizar será baseado apenas no seu esforço. Portanto, se você tem pessoas em sua vida que não parecem estar ouvindo a voz de Deus e seguindo Sua santa vontade, então, antes de mais nada, comprometa-se a ouvir nosso Senhor. Deixe seus ouvidos ouvi-Lo. E quando você O ouvir, será a Sua voz que, por sua vez, falará através de você da maneira que Ele deseja alcançar os outros.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita hoje sobre esta cena do Evangelho. Pense especialmente nos amigos desse homem, como eles são inspirados a trazê-lo a Jesus. Peça ao nosso Senhor para usá-lo de maneira semelhante. Reflita em espírito de oração sobre aqueles em sua vida que Deus deseja chamar para Si através de sua mediação e coloque-se a serviço de nosso Senhor para que Sua voz possa falar através de você da maneira que Ele escolher.

Oração do Dia

Meu bom Jesus, por favor, abra meus ouvidos para ouvir tudo o que você deseja me dizer e, por favor, solte minha língua para que eu me torne um porta-voz de sua santa palavra para os outros. Ofereço-me a Ti para Tua glória e oro para que Tu me uses de acordo com Tua santa vontade. Jesus, confio plenamente em Ti.

A Liturgia Diária para os Católicos

Utilizada nas missas, a Liturgia Diária também pode ser utilizada em outras celebrações. E também pode ser usada em outros momentos como em Grupos de Orações ou para meditar a Palavra do Dia.

E apesar da igreja celebrar o Mistério de Cristo durante todos os dias do ano, o ponto central é o domingo. É neste dia que os católicos devem ir obrigatoriamente à missa como forma de cumprir um dos Cinco Mandamentos da Igreja Católica.

Dessa forma, a Liturgia Diária é a ação do povo de Deus em uniformidade. Durante a celebração da missa, a Liturgia Diária pode ser praticada através de gestos, sinais ou palavras.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *