Liturgia Diária – 7ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira (21/02/2023)

Liturgia do Dia

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 7ª Semana do Tempo Comum, Terça-feira, 21 de fevereiro de 2023.

Confira diariamente a Homilia do Evangelho do Dia dos Católicos em nosso site. Acompanhe a Primeira Leitura, Evangelho do dia, Salmo e Homilia do Evangelho de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Eclesiástico 2,1-13

Leitura do livro do Eclesiástico:

1Filho, se decidires servir o Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus. 6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados. 11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 36 (37)

– Entrega teu caminho ao Senhor, e o mais ele fará.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santa Teresa do Menino Jesus, virgem e doutora da Igreja – Memória, Terça-feira (01/10/2024)

– Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

– O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. Não serão envergonhados nos maus dias, mas, nos tempos de penúria, saciados.

– Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça e jamais ele abandona os seus amigos. Os malfeitores hão de ser exterminados, e a descendência dos malvados destruída.

– A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9, 30-37

– Aleluia, Aleluia, Aleluia.

– Minhas glória é a cruz do Senhor Cristo Jesus, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para este mundo (Gl 6,14);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos:

Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”. 32Os discípulos, porém, não compreendiam essas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “O que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles e, abraçando-a, disse: 37″Quem acolher em meu nome uma destas crianças é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher está acolhendo não a mim, mas àquele que me enviou”.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santos André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros, Mateus Moreira e companheiros, mártires – Memória, Quinta-feira (03/10/2024)

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Por que Jesus desejaria que ninguém soubesse que Ele e Seus discípulos estavam viajando pela Galiléia naquela época? Parece que a razão era que Jesus estava intensamente focado em ensinar Seus discípulos sobre Sua próxima paixão, morte e ressurreição.

O Evangelho de hoje apresenta-nos três momentos em que Jesus ensinou os seus discípulos de forma privada, direta e clara: primeiro, enquanto viajavam; segundo, quando chegaram a Cafarnaum e entraram em uma casa; e terceiro, quando Jesus chamou uma criança. Embora o conteúdo do que Jesus ensinou a Seus discípulos seja significativo, também é útil refletir primeiro sobre o simples fato de que Jesus passou um tempo sozinho com os discípulos ensinando-os.

De muitas maneiras, nosso Senhor faz o mesmo conosco. Jesus está constantemente nos chamando para várias formas de solidão com Ele para que possamos ouvir tudo o que Ele quer nos ensinar. Isso é difícil para muitos hoje. Tantas pessoas são constantemente bombardeadas com os vários ruídos do mundo, são constantemente distraídas por experiências momentâneas e passageiras e acham difícil sair com nosso Senhor a sós para que Ele possa lhes ensinar as lições mais importantes da vida.

Ao considerar suas atividades semanais, quanto tempo você dedica a ficar a sós com nosso Senhor? Quanto tempo você gasta em oração, na leitura das Escrituras e em meditação silenciosa longe de outras distrações? Para muitos, isso é um desafio.

Também é útil considerar o conteúdo do que Jesus ensinou a Seus discípulos em particular. Ele falou com eles sobre Sua próxima paixão, morte e ressurreição. Este era o propósito central de Sua vida e era claramente algo que Jesus queria comunicar aos Seus discípulos. Observe também que Jesus falou muito diretamente e sem nenhuma figura de linguagem ao explicar isso. Compare isso com as muitas parábolas que Ele contou às multidões. Parece que quando Jesus pôde ficar a sós com aqueles que dedicaram suas vidas a segui-lo com fé, Jesus pôde falar Sua mensagem salvadora de forma mais clara e direta.

Leia mais:  Liturgia Diária – Santos Anjos da Guarda – Memória, Quarta-feira (02/10/2024)

Reflita, hoje, sobre o fato de que nosso Senhor quer levá-lo ao silêncio e à solidão de tempos em tempos. Ele quer passar um tempo sozinho com você. Este é especialmente o caso daqueles que escolheram dedicar totalmente suas vidas a Ele e à Sua missão. Se é você, então procure esses momentos de solidão em que nosso Senhor pode falar mais clara e diretamente com você, para que sua fé se aprofunde e sua compreensão e conhecimento cresçam aos trancos e barrancos.

Oração do Dia

Senhor, Tu tens tanto a dizer, tanto a ensinar e tanto a revelar. Ao escolher segui-lo e devotar toda a minha vida a Ti, oro para que Tu me leves continuamente a um maior silêncio e solidão para que eu possa receber de Ti as mensagens profundas, claras e diretas que preciso ouvir, entender e acreditar. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

A palavra “liturgia” já era comum na antiguidade, mas depois dos séculos VIII e IX é que a liturgia passou a ser usada pela igreja grega e fazendo parte da igreja católica também.

A Liturgia Diária é utilizada nas missas e existe uma liturgia diferente para cada dia do ano. A Liturgia Diária é composta por 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Mas em alguns dias, também podem ter duas ou mais Leituras também.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.