Liturgia Diária – 5ª Semana da Quaresma, Sábado (01/04/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 5ª Semana da Quaresma, Sábado, 1 de abril de 2023.

Confira diariamente a Liturgia Diária dos Católicos em nosso site. Primeira Leitura, Evangelho do dia. Acompanhe a Liturgia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Ezequiel 37, 21-28

Leitura da profecia de Ezequiel:

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda parte e reconduzi-los para a sua terra. 22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo pecado que cometeram em sua infidelidade e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei ao meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre. 26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo (Jr 31)

– O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

– Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel vai congregá-lo e o guardará qual pastor a seu rebanho!”

– Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quarta-feira (01/05/2024)

– Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 11, 45-56

– Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!

– Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criei em vós um novo espírito e um novo coração! (Ez 18,31);

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o conselho e disseram: “O que faremos? Esse homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso lugar santo e a nossa nação”. 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Terça-feira (30/04/2024)

Reflexão da Liturgia Diária

O ministério público de Jesus teve dois efeitos primários sobre o povo. Para muitos, eles estavam começando a acreditar Nele e estavam se apegando a cada uma de Suas palavras. Eles O procuraram e começaram a entender que Ele era o Messias prometido. Esta foi a resposta da fé. Mas a reação dos principais sacerdotes e fariseus foi muito mais mundana. Na passagem acima, vemos um grupo de líderes religiosos completamente consumidos por preocupações mundanas a ponto de essas preocupações abafar todas as questões de fé.

Enquanto o Sinédrio se reunia e discutia o que deveriam fazer, Caifás, o sumo sacerdote naquele ano, falou e deu conselhos que retratam perfeitamente essa visão mundana. Ele disse: “Você não sabe nada, nem considera que é melhor para você que um homem morra em vez do povo, para que toda a nação não pereça”. Caifás e muitos outros líderes religiosos da época pareciam estar muito mais preocupados com seu status e poder mundanos do que com questões de fé verdadeira e salvação eterna. Se eles fossem homens que amassem profundamente a Deus e buscassem apenas a Sua santa vontade, então eles teriam se regozijado porque o ministério de Jesus foi tão frutífero na vida das pessoas. Eles teriam dado graças a Deus, dia e noite, pelo privilégio de ver as antigas profecias sobre o Messias se concretizarem diante de seus próprios olhos. Eles deveriam ter sentido alegria e gratidão, e deveriam ter permitido que essas bênçãos espirituais crescessem dentro deles e lhes dado a coragem de que precisavam para morrer com nosso Senhor, se necessário. Mas, em vez disso, eles escolheram suas vidas confortáveis ​​e status mundano acima da verdade e decidiram que Jesus precisava morrer.

Uma bela verdade para refletir neste contexto é que Deus usa todas as coisas para Sua glória e para a salvação daqueles que crêem. Com esta reunião do Sinédrio, estes homens começaram a tramar a morte de Jesus. Eventualmente, eles usaram engano, manipulação, intimidação e medo para atingir seu objetivo. Mas, embora de uma perspectiva mundana esses líderes religiosos equivocados “ganhassem”, de uma perspectiva divina, Deus usou o mal deles para trazer o maior bem que o mundo já conheceu. Pela malícia deles, a paixão e a morte de Jesus deram lugar à vida nova da Ressurreição.

Leia mais:  Liturgia Diária – 5ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (02/05/2024)

Reflita, hoje, sobre o fato de que Deus pode usar todas as coisas para o nosso bem. Seja em meio à corrupção, perseguição, discórdia, pecado, doença ou qualquer outro mal da vida, quando nos voltamos para Deus com fé e entrega, Ele é capaz de transformar todas as coisas e produzir frutos bons em abundância por meio delas se nós apenas O deixamos e confiamos na fé. Entregue a Deus em oração, hoje, qualquer uma das preocupações acima que o afetaram e permita-se acreditar na simples verdade de que nada pode impedi-lo do glorioso cumprimento da vontade de Deus. Todas as coisas podem ajudar na salvação de sua alma e terminar na glória eterna de Deus.

Oração do Dia

Meu glorioso Senhor, Você foi amado por muitos, mas também odiado por alguns. Aqueles com poder e autoridade não podiam ver além de suas ambições mundanas, então começaram a conspirar contra Ti. Dá-me a graça, querido Senhor, de ver cada ato de mal infligido a mim como uma oportunidade para que Tu produzas o bem. Tu és glorioso, querido Senhor. Que Tu sejas glorificado em todas as coisas. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Para os católicos, a liturgia é uma forma de renovação do sacrifício de Jesus Cristo para a salvação da humanidade. A Liturgia Diária são as lembranças de Jesus e da salvação trazendo para os cristãos uma reflexão que pode ser inserida em suas vidas.

A Liturgia Diária vem do grego derivado de duas palavras. A primeira “Leito” que significa: público. E a segunda palavra “Ergos” que significa: aquele que faz um trabalho público para o povo. A Liturgia é entendida como uma cerimônia estabelecida previamente segundo a tradição da igreja católica.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *