Liturgia Diária – Bem-aventurado Inácio de Azevedo, presbítero, e companheiros, mártires, Memória, Quarta-feira (17/07/2024)
Liturgia Diária de Quarta-feira, 17 de julho de 2024.
Receba diariamente a Liturgia Diária Comentada dos Católicos em nosso portal. Acompanhe as Leituras de Evangelho do dia de hoje aqui no Mundo dos Católicos.
1ª Leitura
Primeira Leitura (Is 10,5-7.13-16)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Assim fala o Senhor: 5 “Ai de Assur, vara de minha cólera, bastão em minhas mãos, instrumento de minha indignação! 6 Eu o envio contra uma nação ímpia e ordeno-lhe, contra um povo que me excita à ira, que o submeta à pilhagem e ao saque, que o calque aos pés como lama nas ruas. 7 Mas ele assim não pensava, seu propósito não era esse; pelo contrário, sua intenção era esmagar e exterminar não poucas nações. 13 Pois diz o rei da Assíria: ‘Realizei isso pela força da minha mão e com minha sagacidade, pois tenho experiência; aboli as fronteiras dos povos, saqueei seus tesouros, e derrubei de golpe os ocupantes de altos postos; 14 minha mão empalmou como um ninho a riqueza dos povos; e como se apanha uma ninhada de ovos, assim ajuntei eu os povos da terra, e não houve quem batesse asa ou abrisse o bico e desse um pio’. 15 Mas acaso gloria-se o machado, em detrimento do lenhador que com ele corta? Ou se exalta a serra contra o serrador que a maneja? Como se a vara movesse quem a levanta e um bastão erguesse aquele que não é madeira. 16 Por isso, enviará o Dominador, Senhor dos exércitos, contra aqueles fortes guerreiros o raquitismo; e abalará sua glória com convulsões que queimam como fogo”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo
Salmo 93 (94)
— O Senhor não rejeita o seu povo.
— Eis que oprimem, Senhor, vosso povo e humilham a vossa herança; estrangeiro e viúva trucidam, e assassinam o pobre e o órfão!
— Eles dizem: “O Senhor não nos vê e o Deus de Jacó não percebe!” Entendei, ó estultos do povo; insensatos, quando é que vereis?
— O que fez o ouvido, não ouve? Quem os olhos formou, não verá? Quem educa as nações, não castiga? Quem os homens ensina, não sabe?
— O Senhor não rejeita o seu povo e não pode esquecer sua herança: voltarão a juízo as sentenças; quem é reto andará na justiça.
Evangelho do Dia
Evangelho (Mt 11,25-27)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois, revelaste os mistérios do teu Reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus
— Glória a vós, Senhor.
25 Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão da Liturgia Diária
Esta passagem contrasta fortemente com a passagem anterior, na qual Jesus castigou as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum por não se arrependerem e não acreditarem Nele. E assim que Jesus emitiu essas repreensões, Ele voltou Seus olhos para o Céu e ofereceu louvor ao Pai por revelar os mistérios ocultos do Reino dos Céus àqueles que eram “como crianças”.
Uma das maiores ameaças a uma fé pura e infantil é o orgulho intelectual. Aqueles que se consideram “sábios e eruditos” são muitas vezes tentados a confiar nas suas próprias capacidades de raciocínio para chegar a conclusões e crenças na vida. O problema é que, embora as questões da nossa fé sejam plenamente razoáveis, vão além das conclusões que só a razão humana pode alcançar. Não podemos descobrir Deus sozinhos. Precisamos do dom da fé para isso, e o dom da fé começa com uma comunicação espiritual de Deus através da qual Ele nos revela quem Ele é e o que é verdadeiro. Somente os infantis, ou seja, aqueles que são humildes, são capazes de ouvir esta forma de comunicação de Deus e responder.
Esta passagem revela-nos também que Jesus se alegra apaixonadamente nesta forma de fé humilde. Ele “louva” o Pai Celestial por testemunhar tal fé, porque Jesus sabe que esta forma de fé se origina do Pai.
Em sua vida, é importante que você pondere regularmente se você é mais parecido com os sábios e eruditos ou com aqueles que são infantis. Embora Deus seja um mistério infinito e incompreensível, Ele deve ser conhecido. E a única maneira de conhecermos a Deus é se Ele se revelar a nós. E a única maneira de Deus se revelar a nós é se permanecermos humildes e infantis.
À medida que chegamos à fé infantil, devemos também imitar o louvor que Jesus ofereceu ao Pai pela fé que Ele testemunhou na vida dos Seus seguidores. Também nós devemos voltar os nossos olhos para aqueles que manifestam claramente este puro conhecimento de Deus pelo dom da fé. Ao vermos esta fé vivida, devemos alegrar-nos e louvar o Pai. E este ato de louvor deve ser dado não apenas quando vemos a fé viva nos outros, mas também quando vemos o dom da fé crescer dentro da nossa própria alma. Devemos promover um temor santo pelo que Deus faz dentro de nós e devemos nos alegrar com essa experiência.
Reflita hoje sobre Jesus louvando ao Pai ao testemunhar a fé nascida nos corações de Seus seguidores. Quando Jesus olha para você, o que Ele faz? Ele emite castigos? Ou Seu Sagrado Coração se alegra e louva o que vê. Dê alegria ao Coração de Cristo, humilhando-se a ponto de você também ser contado entre as crianças que realmente conhecem e amam a Deus.
Oração do Dia
Meu regozijante Senhor, Tu estás atento às operações da graça em cada coração humano. Ao ver a Voz do Pai falando com Seus filhos, Tu se alegras com tal visão. Querido Senhor, oro para que meu próprio coração seja a causa de Sua alegria e Seu louvor ao Pai Celestial. Por favor, fale comigo e ajude-me a crer de todo o coração. Jesus eu confio em vós.
A Liturgia Diária para os Católicos
A palavra “liturgia” já era comum nos tempos antigos, mas foi apenas depois dos séculos VIII e IX que a liturgia começou a ser usada pela igreja grega e passando a fazer parte da igreja católica alguns séculos a seguir.
A Liturgia Diária é sempre usada nas missas e existe uma liturgia para cada dia do ano. A Liturgia Diária é dividida em 3 partes: a Leitura, o Salmo e o Evangelho do dia. Em alguns dias, podem haver duas ou mais Leituras também.
Sobre o Autor
0 Comentários