Liturgia Diária – 7ª Semana da Páscoa, Terça-feira (23/05/2023)

Liturgia Diária

Liturgia Diária da 7ª Semana da Páscoa, Terça-feira, 23 de maio de 2023.

Receba diariamente a Liturgia Diária de Hoje dos Católicos em nosso portal. Saiba aqui qual o Evangelho de Hoje e leia a reflexão da Liturgia aqui no Mundo dos Católicos.

1ª Leitura

Primeira leitura: Atos dos Apóstolos 20, 17-27

Leitura dos Atos dos Apóstolos:

Naqueles dias: 17De Mileto, Paulo mandou um recado a Éfeso, convocando os anciãos da Igreja. 18Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: ‘Vós bem sabeis de que modo me comportei em relação a vós, durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia. 19Servi ao Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus. 20Nunca deixei de anunciar aquilo que pudesse ser de proveito para vós, nem de vos ensinar publicamente e também de casa em casa. 21Insisti, com judeus e gregos, para que se convertessem a Deus e acreditassem em Jesus nosso Senhor. 22E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém sem saber o que aí me acontecerá. 23Sei apenas que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações. 24Mas, de modo nenhum, considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que eu leve a bom termo a minha carreira e realize o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus. 25Agora, porém, tenho a certeza que vós não vereis mais o meu rosto, todos vós entre os quais passei anunciando o Reino. 26Portanto, hoje dou testemunho diante de todos vós: eu não sou responsável se algum de vós se perder, 27pois não deixei de vos anunciar todo o projeto de Deus a vosso respeito.

– Palavra do Senhor

– Graças a Deus

Salmo

Salmo 67 (68)

– Reinos da terra, cantai ao Senhor.

– Derramastes lá do alto uma chuva generosa, e vossa terra, vossa herança, já cansada, renovastes; e ali vosso rebanho encontrou sua morada; com carinho preparastes essa terra para o pobre.

Leia mais:  Liturgia Diária – Cátedra de São Pedro, Apóstolo - Festa, Quinta-feira (22/02/2024)

– Bendito seja Deus, bendito seja cada dia, o Deus da nossa salvação, que carrega os nossos fardos! Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador; o Senhor, só o Senhor, nos poderá livrar da morte!

Evangelho do Dia

Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 17, 1-11a

– Aleluia, aleluia, aleluia.

– Rogarei ao meu Pai e ele há de enviar-vos outro paráclito, que há de permanecer eternamente convosco (Jo 14,16)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João:

Naquele tempo: 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: ‘Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste. 3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse. 6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste. 9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti’.

– Palavra da Salvação

– Glória a Vós, Senhor

Reflexão da Liturgia Diária

Santo Inácio de Loyola baseia sua obra-prima espiritual, Os Exercícios Espirituais, em uma premissa básica: o homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor, e assim salvar sua alma. Esta é a essência do que Inácio chama de “Princípio e Fundação” de nossas vidas. Em outras palavras, nosso objetivo na vida é duplo: Primeiro, devemos buscar dar a Deus a maior glória possível com nossas vidas. E segundo, o efeito desse foco singular é a salvação de nossas almas.

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Quarta-feira (21/02/2024)

Na passagem do Evangelho citada acima, Jesus fala do fato de que Ele cumpriu perfeitamente Sua vida humana na terra, glorificando o Pai Celestial. Ele fez isso realizando a obra que o Pai lhe deu para cumprir.

Se você está procurando um propósito em sua vida ou se está tentando descobrir o significado de sua vida, não procure mais. As palavras de Jesus acima oferecem o “princípio e fundamento” ideal para sua vida. Esta mensagem de nosso Senhor pode ser dividida em três lições.

Primeiro, o Pai realmente tem um plano para sua vida. Você está procurando descobrir esse plano? Saber que existe um plano divino para sua vida é o primeiro passo para cumpri-lo. Se você não conhece o plano de Deus, será difícil cumpri-lo. Então você procura discernir esse plano todos os dias?

Em segundo lugar, quando você discernir o que Deus quer de você em sua vida diária, você deve cumprir a vontade Dele. Às vezes caímos na armadilha de tentar cumprir apenas uma parte do que Deus quer de nós. O problema com essa abordagem é que podemos realmente realizar “uma porção” da vontade de Deus. Mas isso não é suficiente. Devemos almejar a perfeição. Devemos nos esforçar para o cumprimento completo da vontade de Deus em nossas vidas.

Em terceiro lugar, se pudermos realmente cumprir a vontade diária de Deus para nossas vidas, então nossas vidas não apenas glorificarão a Deus de todas as maneiras possíveis, mas também seremos abençoados para compartilhar a glória de Deus. Compartilhar da glória de Deus é compartilhar da própria vida de Deus. Significa que Deus estará vivo em nós e nos tornaremos participantes das alegrias do Céu. E vai começar aqui na terra. Por que nos contentaríamos com “alegrias” terrenas e prazeres terrenos quando somos chamados a compartilhar deleites que estão além do que poderíamos imaginar neste mundo?

Leia mais:  Liturgia Diária – 1ª Semana da Quaresma, Terça-feira (20/02/2024)

Reflita, hoje, sobre o ato de Jesus de cumprir perfeitamente a vontade do Pai em Sua natureza humana. Embora nosso Senhor fosse divino, Ele também era totalmente humano. Ele, portanto, compreende perfeitamente suas lutas e fraquezas humanas. Ele sabe o que você passa e Sua humanidade é o modelo para você seguir na vida. Reflita sobre Sua vida humana e a maneira como Ele viveu em união com a vontade de Seu Pai dia após dia. Comprometa-se com esta missão inabalável de cumprir plenamente a vontade do Pai em sua vida e você também participará da glória de nosso Senhor.

Oração do Dia

Meu glorificado Senhor, Tu agora compartilhas da plena alegria e glória de Teu Pai Celestial com Tua natureza humana. Ao fazer isso, Tu me convida não apenas a imitar sua vida na terra, mas também a compartilhar dessa mesma glória no céu. Dá-me a graça de que preciso, querido Senhor, para realizar tudo o que o Pai me chama a fazer. Que minha vida te imite plenamente em todos os sentidos para que eu também possa um dia participar da tua glória. Jesus eu confio em vós.

A Liturgia Diária para os Católicos

Por volta do século XVI, a liturgia diária não tinha uma padronização ou norma, mas, foram Pio V e Clemente III que a implementaram. E posteriormente, através do Concílio Vaticano II onde a Liturgia teve a sua mais recente atualização, trazendo toda a sua importância à Sagrada Escritura.

A liturgia é definida pela primeira leitura, segunda leitura, além do evangelho e salmo do dia. A Liturgia do Dia faz parte de toda missa celebrada pela Igreja Católica e é única para cada dia do ano. Sendo assim, todas as igrejas católicas realizam a mesma leitura naquele dia determinado.

Foto de Mundo dos Católicos

Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não encontrou o que busca?

Faça uma busca abaixo.