Evangelho do Dia – segunda-feira, 13/07/2020

Evangelho do Dia
Evangelho do Dia

Evangelho do Dia de segunda-feira, 13 de julho de 2020.

Confira aqui o Evangelho do dia dos Católicos em nosso site. Você também pode receber diariamente a Liturgia do Dia de hoje e também o Salmo do Dia através do nosso portal.

O Evangelho do Dia

Evangelho do Dia

O evangelho é a história de Jesus Cristo e todos os seus princípios. O evangelho é cada um dos quatro principais livros do Novo Testamento. São eles: João, Lucas, Marcos e Mateus.

O evangelho do dia é um trecho de cada um destes livros. O evangelho faz parte da liturgia diária que é a leitura das missas.

O Evangelho do Dia na Igreja Católica

Na liturgia diária, temos o Leitura da Palavra, o Salmo e o Evangelho. Sendo assim, o evangelho do dia é a terceira das três partes que compõe a liturgia diária nas missas.

A palavra “evangelho” é uma das mais conhecidas entre os cristãos, porém, o seu conceito ainda é pouco difundido. Evangelho vem do grego que significa “boas-novas”. Desse modo, evangelizar, é levar a palavra de Jesus Cristo ao mundo.

Reflexão do Evangelho do Dia

Em maio do ano passado, a V Conferência dos Bispos da América Latina, realizada em Aparecida, no norte do Brasil, escreveu um documento muito importante sobre o tema: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham vida” . O discurso da missão do capítulo 10 do Evangelho de Mateus oferece muita luz para ajudar a cumprir a missão como discípulos e missionários de Jesus Cristo. O Evangelho hoje nos apresenta a última parte deste discurso da missão.

Mateus 10: 34-36: Eu não vim trazer paz à terra, mas a espada. Jesus sempre fala de paz (Mt 5: 9; Mc 9:50; Lc 1:79; 10: 5; 19:38; 24:36; Jo 14:27; 16:33; 20:21, 26). Como podemos entender a afirmação no evangelho de hoje que parece dizer o contrário: “Não pense que eu vim trazer paz à terra; não, eu não vim trazer paz, mas a espada. ” Esta afirmação não significa que Jesus era a favor da divisão e da espada. Não! Jesus não quer a espada (Jo 18:11) nem a divisão. Ele quer a união de todos na verdade (cf. Jo 17, 17-23). Naquele momento, o anúncio da verdade de que Ele, Jesus de Nazaré, era o Messias, tornou-se motivo de grande divisão entre os judeus. Na mesma família ou comunidade, alguns eram a favor e outros eram radicalmente contrários. Nesse sentido, as Boas Novas de Jesus eram verdadeiramente uma fonte de divisão, um “sinal de contradição” (Lc 2:34) ou, como Jesus disse, ele estava trazendo a espada. Dessa maneira, o outro aviso é entendido: “Eu vim pôr filho contra pai, filha contra mãe, nora contra sogra; os inimigos de uma pessoa serão os membros de sua própria casa “. De fato, era isso que acontecia nas famílias e nas comunidades: muita divisão, muita discussão, a conseqüência do anúncio das Boas Novas entre os judeus da época, porque alguns aceitavam enquanto outros rejeitavam. Hoje acontece a mesma coisa. Muitas vezes, quando a Igreja se renova, o apelo às Boas Novas se torna um ‘sinal de contradição’ e de divisão. Pessoas que há anos vivem confortavelmente em sua rotina da vida cristã não querem deixar-se incomodar com as ‘inovações’ do Concílio Vaticano II. Perturbados pelas mudanças, eles usaram toda a sua inteligência para encontrar argumentos em defesa de suas opiniões e condenar as mudanças, considerando-os contrários ao que eles pensavam ser a verdadeira fé.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sábado (20/04/2024)

Mateus 10:37: Quem prefere pai ou mãe é digno de mim. Lucas dá a mesma afirmação, mas muito mais exigente. Literalmente, ele diz: “Se alguém vem a mim e não odeia pai e mãe, filhos e irmãos, irmãs e até a própria vida, ele não pode ser meu discípulo” (Lc 14:26). Como essa afirmação de Jesus pode ser combinada com a outra na qual Ele diz para observar o quarto mandamento: amar e honrar pai e mãe? (Mc 7: 10-12; Mt 19:19). (A palavra grega usada em Lucas é μισέω, que tem um significado ligeiramente diferente do que o ódio é usado em inglês. Seu uso significa “amar menos”, denunciar (comparativamente) entre os dois. Não carrega a animosidade que comumente associamos com ódio.) No entanto, duas observações: (1) O critério fundamental em que Jesus sempre insiste é esse: as Boas Novas de Deus devem ser o valor supremo de nossa vida. Em nossa vida não pode haver maior valor. (2) A situação econômica e social da época de Jesus era tal que as famílias eram obrigadas a se fechar em si mesmas. Eles não tinham mais condições de respeitar as obrigações da comunidade humana de conviver como, por exemplo, compartilhamento, hospitalidade, convite para uma refeição e aceitação dos excluídos. Esse fechamento individualista de si, causado pela situação nacional e internacional, produziu distorção: (1) impossibilitou a vida em comunidade (2) limitou o mandamento “honrar pai e mãe” exclusivamente ao pequeno núcleo familiar e não mais a família maior da comunidade (3) Impediu a plena manifestação das Boas Novas de Deus, porque se Deus é Pai / Mãe, somos irmãos e irmãs um do outro. E essa verdade deve ser expressa na vida da comunidade. Uma comunidade viva e fraterna é o espelho do rosto de Deus. Viver juntos sem comunidade é um espelho que desfigura o rosto de Deus. Nesse contexto, a solicitação de Jesus, “odiar pai e mãe” significa que os discípulos devem superar o fechamento individualista da pequena família em si mesma e estendê-la à dimensão comunitária, preferindo o amor comunitário ao limitá-lo à família. amar. O próprio Jesus colocou em prática o que ensinou aos outros. Sua família queria chamá-lo para se fechar em si mesmo. Quando lhe disseram: “Olhe, sua mãe e seus irmãos estão lá fora e estão procurando por você”, ele respondeu: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Olhando para as pessoas ao seu redor, ele disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus é meu irmão, minha irmã e minha mãe ”(Mc 3: 32-35). Ele estende a família! Essa foi e continua sendo, ainda hoje, para a família pequena, a única maneira de poder manter e transmitir os valores em que Ele acredita.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Sexta-feira (19/04/2024)

Mateus 10: 38-39: As exigências da missão dos discípulos. Nestes dois versículos, Jesus dá conselhos importantes e exigentes: (a) Pegar a cruz e seguir Jesus: Quem não toma a cruz e segue os Meus passos não é digno de Mim. Para perceber todo o significado e importância desse primeiro conselho, lembre-se do testemunho de São Paulo: “Mas, quanto a mim, não é da questão que eu deveria me vangloriar, exceto da cruz de nosso Senhor Jesus. Cristo, por quem o mundo foi crucificado para mim e eu para o mundo ”(Gl 6:14). Carregar a cruz pressupõe, mesmo agora, um afastamento radical do sistema pecaminoso que reina no mundo. (b) Ter coragem de dar a própria vida: “Quem encontrar a sua vida a perderá; quem perder a vida por Minha causa a encontrará ”. Somente aquele que na vida foi capaz de se entregar totalmente aos outros se sentirá realizado. Este segundo conselho confirma a experiência humana mais profunda; a fonte da vida está no presente da vida. Ao dar um recebe. “Se o grão de trigo não morrer …”.

Mateus 10:40: A identificação do discípulo com Jesus e com o próprio Deus. Essa experiência humana de contribuição e do presente recebido tem um esclarecimento, um aprofundamento: “Quem me recebe, recebe-me: e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” No dom total de si, o discípulo se identifica com Jesus; ali ocorre o encontro com Deus, e Deus se deixa encontrar por quem o procura.

Mateus 10: 41-42: A recompensa do profeta, dos justos e do discípulo. O discurso da Missão termina com uma frase sobre recompensa: “Quem recebe um profeta por ser profeta terá a recompensa de um profeta; e qualquer pessoa que acolha uma pessoa na posição vertical por estar na posição vertical receberá a recompensa de uma pessoa na posição vertical. Se alguém der um copo de água fria a um desses pequeninos, porque ele é discípulo, na verdade eu lhe digo, ele certamente não ficará sem recompensa ”. Nesta declaração, a sequência é muito significativa: o profeta é reconhecido por causa de sua missão como uma enviada por Deus. A pessoa correta é reconhecida por seu comportamento, por sua maneira perfeita de observar a lei de Deus. O discípulo não é reconhecido por nenhuma qualidade ou missão, mas simplesmente por sua condição social de ser o menor entre as pessoas. O Reino não é feito de grandes coisas. É como uma casa muito grande, construída com tijolos pequenos. Quem despreza o tijolo terá grande dificuldade em construir a casa. Até um copo de água serve como tijolo para a construção do Reino.

Leia mais:  Liturgia Diária – 3ª Semana da Páscoa – Quinta-feira (18/04/2024)

Mateus 11: 1: O fim do discurso da missão. Quando Jesus terminou de instruir Seus doze discípulos, mudou-se dali para ensinar e pregar em suas cidades. Agora Jesus sai para colocar em prática o que Ele ensinou. Veremos isso nos capítulos 11 e 12 do Evangelho de Mateus.

Evangelho Narrado

Nas missas, é comum que após a leitura o do evangelho, o celebrante faça um comentário ou reflexão relacionada ao evangelho do dia para os fiéis presentes. Esta reflexão não segue um roteiro ou texto e é feita de forma pessoal pelo celebrante como forma de explicar o evangelho, mas também trazê-lo para os dias atuais do nosso dia a dia.

A História do Evangelho do Dia

A Bíblia Sagrada é composta por quatro evangelhos. Cada um escrito por seus evangelistas São Mateus, São Marcos, São João e São Lucas.

Cada um dos evangelistas tinha um modo particular de escrever e tinham uma narrativa própria, mas apesar disso, os quatro evangelhos se cruzam e se completam numa perfeita simetria.

Os evangelhos narram a história da vida e morte de Jesus Cristo descrevendo todos os fatos pertinentes à sua vida, bem como seus ensinamentos, formando assim a doutrina cristã.

Estes quatro evangelhos foram reconhecidos e legitimados pelo Cristianismo sendo acolhidos como os primeiros livros do Novo Testamento da Bíblia e nomeados de “Evangelhos Canônicos”.

O Evangelho do Dia na Missa

O evangelho é parte integrante da liturgia do dia em todas as missas. O evangelho é único para cada dia do ano, sendo assim, em um determinado dia, o evangelho é o mesmo em qualquer igreja católica no mundo.

Após a leitura do evangelho do dia, o padre ou celebrante presente faz uma reflexão sobre o que foi lido para que se tenha um melhor entendimento dos acontecimentos narrados e nos trazer os ensinamentos de Deus.

O Dever de Evangelizar

Cada cristão na terra tem a missão de evangelizar ou seja, de levar a boa-nova, a palavra de Deus aos quatro cantos da terra. Jesus Cristo é o caminho para a salvação, portanto, evangelizar é salvar.

Como católicos, temos a obrigação não só de ler o evangelho do dia, mas também de levar a palavra para outras pessoas. O objetivo é que o evangelho nos traga ensinamentos mas também que possamos levar estes ensinamentos adiante.

Sobre o Autor

Mundo dos Católicos
Mundo dos Católicos

Somos um portal Católico que traz diariamente a Liturgia com a reflexão do evangelho para toda a comunidade Cristã.

    0 Comentários

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *